5 Benefícios Incríveis de Comer Graviola para seu Corpo e sua Saúde!

A graviola é uma fruta típica do Norte e Nordeste do país, marcada pela sua casca cheia de “espinhos” e seu delicioso sabor agridoce. Também conhecida como Fruta-do-Conde, a graviola vem se tornando cada vez mais presente na mesa dos brasileiros, não só pelo seu delicioso gosto, mas também por causa de seus inúmeros benefícios à saúde.

Há muito tempo a graviola já não é mais tratada como uma “simples” fruta. Cada vez mais pesquisas são realizadas sobre esse alimento, cada uma mais curiosa que a outra. Muito se fala sobre os benefícios da graviola para a saúde, principalmente quando se trata da prevenção do câncer.

porque comer todos os dias

Também é recorrente o seu poder sobre doenças digestivas, como prisão de ventre e obesidade. Além disso, também pode ser utilizada para tratamento de doenças no fígado e gripes, além de ser um ótimo modulador do humor. Mas, como uma fruta é capaz de ter tantos papéis importantes no nosso organismo? Veja a seguir todas as propriedades e benefícios que ela pode nos trazer e aprenda como prepará-la para maior absorção desses nutrientes.

Quais são as propriedades?

Ao contrário de algumas frutas, é justamente na polpa que estão concentrados os principais nutrientes da graviola. A partir dela, podemos preparar sucos e batidas, sorvetes e outras sobremesas deliciosas, amplamente exploradas pela culinária brasileira.

Podemos encontrar na graviola vitaminas do complexo B, muito importantes na manutenção do nosso metabolismo e do nosso sistema nervoso, além de saponinas, agentes que controlam as taxas de colesterol e aumentam o ganho de massa muscular. Além disso, estão presentes alguns sais minerais como o cálcio, magnésio e potássio, responsáveis pelo reparo dos tecidos do nosso corpo.

É uma fruta de baixa caloria, e uma importante fonte de carboidratos. Destaca-se principalmente pela presença de compostos antioxidantes, como os flavonoides, que possuem efeito conservativo e auxiliam contra o envelhecimento precoce.

Quais são os benefícios?

para que ela serve

É recomendado para a maioria dos consumidores de frutas, que aproveitem ao máximo a polpa do alimento, pois eles contêm diversos nutrientes que são desperdiçados na hora de fazer o suco. A graviola não foge a esse padrão. Entretanto, podemos aproveitar dessa iguaria de diversas formas, seja por chá, suco ou a fruta in natura.

Veja a seguir os principais benefícios que a graviola pode lhe proporcionar, e que com certeza irão mudar a sua vida!

A graviola previne o câncer?

Recentemente, estudos realizados sobre a graviola têm revelado grandes propriedades medicinais sobre o alimento, entre eles uma possível cura contra o câncer. Os estudos realizados até agora indicam um grande potencial anticancerígeno, pois as substâncias da fruta são capazes de reduzir a produção de energia das células cancerosas e até mata-las, através do bloqueio de ATP (energia das células).

No entanto, ainda não existem conclusões concretas sobre o uso da graviola na cura do câncer. A organização Câncer Research UK admite que a graviola pode sim ser um passo à frente para a procura da cura para essa doença, mas ainda são necessárias mais pesquisas e testes para comprovar a efetividade da fruta no tratamento de câncer.

Portando, o tratamento padrão ainda é o melhor caminho para a cura da doença.

mais saudáveis do mundo

O potencial anti-inflamatório da Graviola

A propriedade anti-inflamatória do extrato da fruta é estimulado pela vitamina C, capaz de aumentar a produção de glóbulos brancos no sangue, que atuam como antioxidantes e combatem radicais livres, além de atuar na diminuição de processos de estresse oxidativo nos tecidos e órgãos.

Além disso, a graviola possui propriedades que podem ajudar no alívio de dores, até mesmo as mais severas. Muitos estudos clínicos mostram que o chá de graviola pode ser usado no tratamento de gota, reduzindo o ácido úrico no organismo. O chá de graviola também possui efeito antimicrobiano, efetivo contra muitos tipos de bactérias.

no que ela te ajuda

A Graviola pode auxiliar você com a digestão

Para quem tem problemas gastrointestinais, o suco de graviola é muito recomendado, pois a fruta é uma grande fonte de fibras e minerais, que atuam na limpeza do intestino. O cálcio presente na graviola também ajuda na absorção do ferro e de outros minerais.

Entretanto, o excesso de consumo da fruta pode ser bastante prejudicial. Quando ingerida em grandes quantidades, podem ocorrer problemas digestivos e transtornos estomacais, principalmente voltados à flora intestinal.

A Graviola ajuda a emagrecer

Composta por fibras e vitaminas do complexo B, a graviola muitas vezes está envolvida na otimização de processos metabólicos. Os nutrientes presentes na fruta auxiliam na queima de gordura do corpo de modo passivo, ou seja, sem ter a necessidade de exercícios físicos intensos, além de fornecer mais energia ao sistema.

Além disso, a graviola possui baixo teor calórico. Junto a isso, a polpa da graviola tem grande quantidade de fibras, que limpam o intestino aceleram o processo digestivo, além de dar a sensação de saciedade.

A Graviola previne o envelhecimento e auxilia o crescimento capilar

A graviola tem uma série de propriedades que podem fortalecer a pele e diminuir o tamanho dos poros. Sua grande quantidade de vitamina C torna a graviola um excelente antioxidante, sendo responsável por aumentar a resistência dos tecidos e atrasar o processo do envelhecimento. Além disso, combatem radicais livres, prejudiciais à saúde epitelial.

Aprenda a fazer um delicioso suco de graviola:

Confira os poderes do chá de folha de graviola:

Quais são as contraindicações e advertências sobre a Graviola?

Se você tem caxumba, ferimentos na boca ou aftas, evite o alimento. A acidez da graviola pode piorar a situação do seu estado de saúde. Além disso, hipotensos devem ter cuidado ao consumir o alimento, pois ele possui grandes propriedades sedativas e calmantes, podendo causar quedas da pressão sanguínea.

O consumo de graviola não é indicado também para gestantes, pois há o risco de aborto devido ao seu efeito de diminuição da pressão arterial. É muito importante a consulta de um profissional da saúde em caso de dúvidas sobre o consumo da fruta, pois as propriedades da graviola podem interagir com certos medicamentos.

O que achou dos benefícios da graviola? Você esperava que essa fruta fosse tão importante assim? Comente abaixo sobre o que você descobriu e tire suas dúvidas conosco!

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *