6 Motivos para Você Comer Mamão Todos os Dias! (Benefícios/Propriedades)

Apelidado como “fruto dos anjos” por Cristóvão Colombo durante a era do Brasil Colônia, o mamão tornou-se uma fruta comum na dieta dos brasileiros. Isso se deve ao seu delicioso sabor doce e refrescante, sem contar todos os benefícios que essa iguaria traz ao nosso corpo.

O mamão, por ser uma fruta de clima tropical, é produzido e consumido no continente o ano inteiro. Não apenas a fruta, mas suas sementes e folhas são ricas fontes naturais de nutrientes e vitaminas, servindo tanto como alimento, mas também como planta medicinal.

para comer todos os dias

Através da papaína, nutriente presente no mamão, a fruta tem grande capacidade de suporte na digestão de alimentos. Além disso, a fruta também é usada para fabricar suplementos digestivos e ingrediente para gosmas de mascar.

Essa grande utilidade do mamão tornou-o um dos alimentos mais populares do mundo, principalmente quando falamos do mamão papaia e mamão formosa, que contém grandes quantidades de vitamina C e outros nutrientes. Ficou curioso sobre o poder dessa fruta? Veja a seguir como um simples hábito alimentar pode mudar sua vida!

Quais são as propriedades do mamão?

Contendo 10 vezes mais vitamina C que a laranja, o mamão é uma fruta riquíssima em nutrientes, sendo considerada uma fruta medicinal, além de um ótimo calmante natural. Além da vitamina C, responsável pela cicatrização e conservação do tecido epitelial, a fruta possui vitamina A, vitaminas do complexo B, flavonoides, ácido fólico e ácido pantotênico, minerais como o potássio, o cobre e o magnésio, além de fibras, que dão saciedade para quem consome o alimento.

propriedades

Composto por mais de 80% de água, os nutrientes desse alimento são capazes de promover a saúde do sistema cardiovascular e prevenir certas doenças, como o câncer. Além disso, o mamão possui uma enzima digestiva chamada papaína, muito eficaz para o tratamento de lesões e alergias.

As sementes e as folhas do mamão também são importantes?

O mamão é sempre apreciado em diversas culinárias, principalmente na América Latina. Porém, o que muitas pessoas não sabem, é que as folhas e sementes do fruto também têm alto teor nutritivo. A semente, com um gosto um pouco apimentado, pode ser consumida ao natural ou secas e moídas em molhos, misturadas com mel ou batidas em um suco de frutas.

Segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, as sementes do mamão são ricas em gordura e proteína e podem ser uma boa fonte de cálcio, magnésio e fósforo. As sementes ainda são indicadas também para o controle de parasitas no intestino.

mamão

Entretanto, as sementes de mamão têm alto teor calórico, e devem ser consumidas com moderação. Segundo pesquisadores, duas colheres de sementes de mamão é o equivalente a uma porção de proteína.

Falando da folha do mamão propriamente, ainda não foram realizados muitos estudos. Porém, acredita-se que as folhas tenham nutrientes capazes de aumentar a sua contagem de plaquetas no sangue, fortalecendo o seu sistema imunológico. Alguns médicos acreditam que o suco de folha de mamão pode ser o suficiente para evitar transfusão de plaquetas em alguns casos de doenças, como a dengue.

Quais são os benefícios do Mamão e como ele pode me ajudar?

Já sabemos que o mamão é muito nutritivo e pode te ajudar a ter uma vida mais saudável. Mas como exatamente ele pode fazer isso? Veja a seguir os benefícios que o mamão pode trazer à sua vida.

O consumo de mamão protege contra doenças cardíacas

Como o mamão é uma rica fonte de fibras, o seu consumo diário pode provocar ótimos resultados, como reduzir as taxas de colesterol no organismo. Além disso, o mamão é uma excelente fonte de antioxidantes, vitamina C e vitamina A, que também ajudam no controle de colesterol.

O ácido fólico e as vitaminas A e C, encontrado na fruta, contribuem para a redução das chances de um acidente vascular cerebral (AVC), derrames e ataques cardíacos, pois evitam a oxidação do colesterol, não deixando que ele se acumule nas paredes dos vasos sanguíneos.

O mamão ajuda a emagrecer e aumenta a resistência dos ossos

O mamão é um daqueles alimentos que não pode faltar na dieta de quem procura emagrecer. Além de possuir poucas calorias, a fruta tem uma grande quantidade de fibras, dando saciedade e ajudando a controlar a fome. Também tem propriedades que ajudam a controlar o intestino, agindo como laxante ou protegendo-o contra parasitas.

O cálcio presente no mamão dá um importante papel para a fruta na fortificação dos seus ossos, combatendo a osteoporose e outros problemas do esqueleto.

O mamão diminui o estresse e age como um “calmante natural”

Em uma de suas mais importantes propriedades, o mamão contém altos índices de vitamina B2. Também chama de riboflavina, essa vitamina pode auxiliar na diminuição dos danos causado pelo estresse excessivo, preservando o nosso sistema nervoso.

O mamão retarda o processo do envelhecimento e promove o crescimento capilar

Os antioxidantes presentes no mamão são ótimos aliados quando tratamos de envelhecimento. Diversos estudos mostram que hábitos saudáveis, como comer um mamão diariamente, podem retardar o processo de envelhecimento, já que a fruta é uma rica fonte de vitamina C, vitamina E e antioxidantes, como por exemplo, o betacaroteno. Essa substância protege a pele de radicais livres, retirando o tecido morto e prevenindo o ressecamento da pele.

Além de manter a pele saudável, a vitamina A presente no mamão é responsável pela produção de sebo, composto crucial para manter os cabelos lisos e hidratados. A aplicação da pasta de mamão direta no couro cabeludo pode ajudar no combate à caspa.

benefícios para o corpo e a saúde

O consumo de mamão pode prevenir o câncer

Rico em antioxidantes e fitonutrientes, as propriedades do mamão ajudam na prevenção de danos nas células, causadas principalmente pelos radicais livres, que podem originar tumores. Além dessas substâncias, um estudo realizado pelo Departamento de Saúde da Harvard School revelou que o betacaroteno, também encontrado em grandes quantidades no mamão, protege contra a incidência de câncer de próstata e de cólon.

Aumentar o consumo desses nutrientes através do mamão é uma ótima atitude, principalmente para aquelas pessoas que têm grande recorrência de casos na família. Não só o mamão, mas alimentos ricos em licopeno podem gerar efeitos positivos contra o câncer, mais forte nos homens.

O mamão atua como anti-inflamatório

O mamão tem grandes propriedades anti-inflamatórias presentes em seus nutrientes. As enzimas dessa fruta, dentre elas a papaína e quimopapaína, digerem proteínas específicas para reduzir a inflamação do tecido e melhorar a cicatrização de queimaduras.

Por esse motivo, o mamão é recomendado na dieta de pessoas que possuem doenças que são agravadas por inflamações, como asma e artrite reumatoide. O mamão também é uma excelente fonte de vitamina A, vitaminas do complexo B e vitaminas C, possuindo grande capacidade antioxidante e atuando no fortalecimento da nossa imunidade.

Possíveis reações alérgicas e malefícios que o mamão pode causar

Como todo alimento, não deve ser consumido em excesso. Os benefícios do mamão são incontáveis, mas a ingestão excessiva do “fruto dos anjos” pode causar uma série de consequências negativas para o seu corpo, como cálculos renais, distúrbios gastrointestinais, alterações no fluxo menstrual e outros problemas digestivos.

Quando o mamão está em fase de amadurecimento, a produção de látex pelo fruto ocorre em excesso. Exatamente por esse motivo que o mamão é tão utilizado como amaciante de carnes e na fabricação de cosméticos, além de gomas de mascar. Portanto, se você for alérgico ao látex, tenha muito cuidado na hora de ingerir o alimento.

Aprenda a fazer doce de mamão:

Veja como fazer passo a passo uma sobremesa rápida e deliciosa:

Aprenda a fazer um delicioso pudim de mamão:

O que achou dos benefícios da mamão? Você esperava que uma fruta tão comum fosse tão importante assim? Comente abaixo sobre o que você descobriu e tire suas dúvidas com a gente!

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *