Originária do Sudeste da Ásia e cultivada em quase todas as áreas tropicais do mundo, a banana é um pseudofruto, assim como o caju, rico em vitamina A, vitamina C, potássio e fibras. Frequentemente utilizada para fazer bolos, tortas e vitaminas, a banana pode ser prata, maçã, ouro, da terra ou nanica, a diferença varia na quantidade de calorias e potássio presentes em cada uma. A banana nanica, por exemplo, tem aproximadamente 98kcal e 373mg de potássio por porção. Pensando nas diferenças entre os tipos de banana e sobre como a banana nanica pode ser benéfica para a nossa saúde, resolvemos compartilhar estas dicas com você. Olha só:

1. Banana nanica engorda?

verdade ou mentira

Se você está querendo perder uns quilinhos, a primeira pergunta que deve estar se perguntando é se a banana nanica engorda, não é mesmo?

Bem, a verdade é que bananas, sejam elas de qualquer tipo, não te fazem ganhar peso, uma vez que são ricas em nutrientes essenciais para o nosso corpo. Mesmo o açúcar que a fruta contém, é necessário para que você se movimente todos os dias, uma vez que é transformado em glicose e convertido em energia pelo organismo.

A diferença para quem quer emagrecer, é comer uma quantidade exagerada de bananas e não praticar nenhum tipo de atividade física, pois esse acúmulo de energia se transforma em gordura e você consequentemente ganha peso com isso. Então, coma bananas de forma moderada e pratique exercícios se quer emagrecer, ok?

2. Banana nanica prende o intestino?

Outra dúvida bastante comum de quem gosta desta fruta é pensar que a banana prende o intestino, mas isso depende do tipo que você consome. A banana nanica, por exemplo, age como laxante no nosso organismo, enquanto as bananas do tipo prata e maçã fazem o efeito contrário por ter pouca fibra solúvel, responsável pela formação do bolo fecal no intestino.

Portanto, se você sofre de prisão de ventre, opte por comer sempre a banana nanica, pois ela te ajudará a ter um trânsito intestinal regular.

3. Faz mal?

óleo de banana

Para quem gosta de banana nanica, fique tranquilo, porque a fruta faz mais bem para a saúde do que mal. Rica em cálcio, ferro, potássio, vitaminas A, B e C, a banana nanica é bastante recomendada para quem sofre de depressão por melhorar o humor da pessoa e por prevenir doenças neurodegenerativas como o Mal de Parkinson e o Alzheimer, uma vez que age diretamente no sistema nervoso.

Além disso, os nutrientes da banana ainda combatem anemias, pressão alta e diabetes, pois, embora seja mais rica em açúcar do que as demais, o índice glicêmico da banana é muito baixo. Incrível, não é mesmo?

4. Banana nanica para bebês

Quer introduzir alimentos sólidos na nutrição do seu bebê? A banana é uma ótima opção para começar este tipo de alimentação, no entanto, é preciso observar a idade da criança, pois o recomendado é que isso aconteça após os seis meses de idade. Nesse caso, amassar a fruta com um garfo até que se torne uma papinha é o mais correto, visto que todos os nutrientes poderão ser aproveitados e será mais fácil do bebê engolir.

Tanto a banana nanica quanto a prata e maçã são recomendadas para dar aos bebês. Porém, não dê banana verde para crianças muito pequenas, pois elas são muito difíceis de digerir e podem fazer mal ao estômago dos pequenos. De qualquer maneira, sempre consulte um

pediatra para saber qual o melhor momento de introduzir alimentos sólidos e se o seu filho pode comer qualquer tipo de banana, tá certo?

5. Banana nanica verde dá gases?

dicas de alimentos
BANANAS

Falando em banana verde, você sabia que o consumo desta variedade da banana nanica dá gases? Pois é, isso acontece por causa da formação de ácidos graxos no intestino, no entanto, esta situação se normaliza com uma alimentação saudável. Cozida ou crua, a banana verde oferece muitos benefícios a saúde como a melhora no funcionamento do intestino, o combate a diabetes, a diminuição do colesterol e a prevenção de doenças cardiovasculares.

Além disso, a banana verde combate a depressão e auxilia no processo de emagrecimento, pois aumenta o tempo de saciedade e estimula a queima de gordura que favorece a perca de peso.

6. Receitas Passo a Passo

para tomar no café da manhã

Gostou dos benefícios que a banana nanica pode oferecer ao seu organismo? Confere estas receitas maravilhosas então:

BOLO FIT DE BANANA

  • 03 Ovos
  • 03 Bananas nanicas bem maduras (são elas que adoçarão o bolo)
  • 04 Colheres de sopa de óleo de coco
  • 01 Xícara de chá de aveia em flocos sem glúten
  • 02 Colheres de chá de canela em pó
  • 01 Colher de sopa de fermento em pó
  • Açúcar orgânico para polvilhar

Como fazer:

No liquidificador, bata os ovos, as bananas e o óleo até obter uma massa homogênea. Misture a canela, o fermento e a aveia e acrescente a mistura do liquidificador. Mexa até incorporar os ingredientes e coloque em uma forma untada com óleo de coco e polvilhada com açúcar orgânico e canela. Leve ao forno médio preaquecido a 180°C por cerca de 40 minutos ou até dourar. Deixe esfriar e sirva-se. Rende 10 porções.

DOCE DE BANANA VERDE

  • 01 Dúzia de banana nanica verde sem casca
  • Cravo e canela em pau a gosto
  • 250g de açúcar
  • 02 Litros de água

Como fazer:

Coloque as bananas em uma panela com água, cravo e canela. Tampe a panela e cozinhe por cerca de 20 minutos. Deixe esfriar e, após isso, amasse as bananas cozidas. Leve ao fogo em uma panela de pressão as bananas amassadas e o açúcar. Cozinhe o doce até soltar da panela de pressão (o ponto de desligar é parecido com o da polenta). Para servir, você pode colocar em um refratário, servindo as porções com queijo.

BRIGADEIRO FIT DE BANANA

  • 01 Banana nanica bem madura amassada
  • Meia colher de sopa de cacau em pó (75% ou mais)

Como fazer:

Misture a banana amassada com o cacau e leve ao fogo médio em uma panela antiaderente. Vá mexendo até entrar em ponto de fervura. Após isso, mexa por mais quatro minutos para não queimar e o doce cozinhar. Deixe esfriar, enrole e sirva. Se quiser, você pode polvilhar o doce com canela e açúcar orgânico ou com o próprio cacau em pó. O que acha?

Gostou dos benefícios da banana nanica? Conhece alguma outra receita para compartilhar com a gente? Deixa o seu comentário aqui!

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Linkedn

Você leu Banana Nanica: Benefícios, Propriedades Medicinais e Receitas!. O Homem Verde estará aqui para te ajudar sempre que precisar. Veja mais ideias:

Categorized in:

Tagged in:

, ,