10 Frutas Deliciosas do Outono no Brasil e as suas Vitaminas

Embora encontremos algumas frutas durante o ano todo, o preço varia bastante dependendo da época. Isso acontece porque alguns alimentos têm seu próprio tempo de safra durante as estações do ano. No outono brasileiro, por exemplo, há várias opções deliciosas para quem quer aproveitar as vitaminas das frutas e economizar nas compras. Pensando nisso, pesquisamos algumas frutas do outono no Brasil para você aproveitar todos os benefícios delas. Confira:

1. Kiwi: para ficar longe de resfriados e estresse

muito bom
KIWI

Rico em antioxidantes, o consumo de kiwi ajuda a manter a pele bonita e saudável, combatendo rugas e flacidez decorrentes do envelhecimento cutâneo. Além disso, esta fruta fortalece os músculos e ossos, atua contra a obesidade, o câncer e o colesterol, bem como melhora o humor, evita doenças oculares e ameniza problemas respiratórios como asma e bronquite, por ser fonte de vitamina C, magnésio, proteínas, potássio, fibras e serotonina, uma substância que age diretamente no sistema nervoso central, aliviando condições de estresse.

2. Tangerina: para combater infecções e aumentar a resistência do organismo

fruta laranja
Tangerina

Nativa da Ásia, a tangerina é uma fruta cítrica de sabor adocicado rica em sais minerais como cálcio, potássio, fósforo, sódio e ferro, bem como vitaminas A, B e C. Por causa dos inúmeros nutrientes, esta fruta ajuda na formação e fortalecimento de dentes e ossos, combate infecções, aumenta a resistência do corpo contra doenças e melhora a vitalidade dos vasos sanguíneos. Além disso, a tangerina previne AVC, controla diabetes e hipertensão, assim como melhora a digestão e o funcionamento do intestino, devido as fibras presentes em suas propriedades.

3. Jaca: para combater problemas digestivos e manter a pele firme e saudável

Também nativa da Ásia, a Jaca é cheia de vitaminas K, E, C, B e A, além de sais minerais como ferro, fósforo, cálcio e potássio. Rica em antioxidantes, a fruta-pão, como também é conhecida, combate o envelhecimento precoce, fortalece o sistema imunológico e previne doenças crônicas. Devido as suas propriedades, a jaca ainda combate a pressão alta, mantém os ossos saudáveis, previne anemia, aumenta a disposição para a prática de exercícios, protege o estômago de úlceras e outros problemas digestivos por ser fonte de fibras.

4. Abacate: para reduzir o colesterol e manter os cabelos hidratados

verde
ABACATE

Rico em antioxidantes e fibras, o abacate ajuda a fortalecer o sistema imunológico, além de melhorar a digestão e promover a perca de peso, oferecendo maior tempo de saciedade. Esta fruta rica em cálcio, potássio, fósforo, manganês, magnésio, cobre, ferro, zinco e vitaminas C, E e A combate doenças cardíacas, previne o câncer, reduz os níveis de colesterol e triglicerídeos, assim como atua como anti-inflamatório, promove a hidratação da pele e cabelos e controla os níveis de estresse no organismo.

5. Figo: para ajudar no tratamento de acnes e melhorar a digestão

para dog
FIGO

Conhecido como a fruta mais antiga cultivada pelo homem, o figo é fonte de cálcio, magnésio, fósforo, potássio, cobre e vitamina B1, nutrientes que ajudam a aumentar o metabolismo do corpo, mantêm os ossos e dentes fortes e controlam a pressão arterial. Por causa da grande quantidade de antioxidantes presentes nesta fruta, o figo ainda ajuda a prevenir o câncer, evita úlceras e outras dermatites, bem como auxilia no tratamento da acne e de outros problemas de pele. Além disso, o figo é rico em fibras que ajudam a regular o intestino e promovem uma melhor digestão.

6. Carambola: evite diarreias e febres, consumindo esta fruta após o almoço

na árvore
Carambola

Originária da Índia, a carambola é rica em minerais como cálcio, fósforo e ferro, assim como vitaminas A, C e do complexo B que combatem resfriados, fortalecem o sistema imunológico, regulam a pressão sanguínea e previnem o colesterol alto. Por causa do seu efeito diurético, esta fruta é recomendada contra retenção de líquidos e para o emagrecimento, pois tem poucas calorias. Mas atenção, a carambola deve ser consumida com moderação por aqueles que apresentam doenças renais, uma vez que esta fruta contém uma toxina que pode agravar o quadro de pessoas nestas condições.

7. Uva: aproveite todos os benefícios dos antioxidantes presentes nesta fruta

para fundue

Benéfica para o coração, a uva ajuda a regular a pressão arterial, melhora a vitalidade dos vasos sanguíneos, reduz os níveis de colesterol ruim no organismo e previne quadros de hipertensão e infartos. O resveratrol contido nesta fruta ainda combate doenças neurodegenerativas como o Alzheimer e o Parkinson, bem como aumenta o foco e o desenvolvimento cognitivo. Além disso, devido à grande quantidade de antioxidantes que possui, a uva age contra o envelhecimento precoce, previne o câncer e auxilia no emagrecimento, acelerando metabolismo e a queima de gordura.

8. Pera: previna-se de doenças no intestino e proteja o sistema nervoso

frutas
PERA

A pera é rica em vitaminas do complexo B que protegem o sistema nervoso, evitam a queda de cabelo, fortalecem o coração e regulam o aparelho digestivo. Além desses nutrientes, esta fruta adocicada é fonte de vitaminas A e C, bem como sódio, ferro, potássio, cálcio, fósforo, enxofre, magnésio e silício que ajudam a evitar AVC, previnem a hipertensão, controlam os níveis de colesterol e glicose no sangue, auxiliam na redução de peso e combatem doenças como câncer de cólon e inflamações ou infecções no intestino como a diverticulite.

9. Caqui: para combater doenças oculares e diminuir constipações

fruta laranja
Caqui

Outra fruta deliciosa do outono é o caqui que, além de favorecer o emagrecimento, melhora a digestão, diminuindo constipações, e aumenta a imunidade do organismo contra doenças, devido à alta concentração de antioxidantes e fibras alimentares. Nesta fruta ainda existem boas proporções de sais minerais como fósforo, ferro, magnésio, cálcio, manganês e zinco, assim como vitaminas A, E, C, K e do complexo B, por isso o caqui fortalece o sistema nervoso, retarda o envelhecimento cutâneo e melhora a saúde dos olhos, combatendo doenças como a catarata e o glaucoma.

10. Maçã: proteja o sistema nervosos e tenha ossos fortes e saudáveis

verde e vermelha
MAÇÃ

Fonte de ácido fosfórico, além de vitaminas C e do complexo B, a maçã protege o sistema nervoso de doenças neurodegenerativas como Alzheimer e o Parkinson, assim como melhora o raciocínio e a concentração. Suas fibras solúveis diminuem os níveis de colesterol no sangue, a pressão arterial e o risco de doenças cardíacas. Os benefícios desta fruta são tantos que a maçã ainda diminui o risco de diabetes, melhora o trânsito intestinal, previne diversos tipos de câncer, evita cáries, aumenta a imunidade do organismo, bem como combate asmas, previne doenças oculares e fortalece os ossos. Incrível, não é mesmo?

Gostou das nossas dicas de frutas de outono? Conhece outras que entram nesta lista? Compartilha aqui com a gente!

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *