Casca de Buriti: Benefícios, Propriedades e Receitas para Saúde!

O que a casca de Buriti pode proporcionar para sua saúde? Ainda não conhece este fruto? Confira tudo sobre ele, a seguir!

A casca de Buriti é um tipo de palmeira brasileira, em que há a referência de planta e fruto. É possível tirar proveito do fruto inteiro. Veja todas as informações sobre este alimento incrível e com diversas funcionalidades.

o que é

O que é a Casca de Buriti?

O buriti é considerado como a árvore da vida para os caboclos, os índios e os sertanejos. Contudo, a palmeira tendo sido dizimada em razão de exploração de regiões em que a planta é nativa.

Este alimento também está crescendo como uma alimentação funcional, bem como:

  • nanotecnologia;
  • cosméticos;
  • biocombustíveis;
  • farmacêuticos;
  • artesanato.

A palmeira tem origem na região da América do Sul, no Brasil, Venezuela, Trinidad, Peru, Colômbia, Guianas, Equador, Bolívia e Tobago.

O fruto apresenta polpa em tom avermelhado, com gosto aprimorado. Pelos índios, é chamado de aguaje. A região do epicarpo deste fruto, que é a casca, tem formação por escamados típicos, sobrepostos. Veja, a seguir, todos os benefícios desta casca e suas funcionalidades.

benefícios para saúde

Benefícios para Saúde

A casca de Buriti é usada para uma diversidade de funções. Confira todos os seus benefícios e de que forma usar a casca de buriti para a saúde.

Ação Antioxidante

A ação é importantíssima para realizar a prevenção de patologias e o envelhecimento precoce. Isto porque é capaz de revitalizar e proteger todos os elementos celulares do organismo. Ao passo que elas oxidem, iniciam a ficar doentes e realizar a abertura por um caminho que desequilibra o organismo.

Auxílio para manter a saúde da pele

Dentre os ativos da casca da planta, ao passo que tenham a transformação em diversos produtos, há as seguintes ações:

  • bactericida;
  • hidratante;
  • suavizante.

Ambas as ações são capazes de embelezar a pele, com maciez e ainda reduzindo cravos e espinhas.

Ação Energética

Como diversas plantas amazônicas, incluindo o guaraná, o fruto tem ação estimulante, que auxilia a se sentir com maior disposição durante o dia.

Estímulo de um sistema gastrointestinal bom

Ao passo que haja a ingestão das cascas de buriti em bons quantitativos de fibras, além de elementos vitamínicos diferentes e minerais que auxiliam no consumo da alimentação, há a distribuição da nutrição e prevenção de patologias do estômago e do intestino.

Casca de Buriti rica em nutrientes

Rica em Nutrientes

Neste fruto, o buriti apresenta elemento vitamínico A, B e C, bem como demais elementos como fibras e proteínas que o organismo necessita para permanecer saudável, todos os dias.

Outros Benefícios

Este óleo tem utilização medicinal consagrada pela sociedade como os demais efeitos:

  • ação vermífuga;
  • ação cicatrizante;
  • energético;
  • ação em combate a queimaduras;
  • pele seca e com rachaduras;
  • feridas da pele;
  • redução de irritações da cútis;
  • pele vermelha;
  • alimentação rica em sais minerais;
  • vitaminas A, B1, B2, B3 e C;
  • composto por substâncias carotenoides;
  • hidratação e firmeza da pele;
  • protege contra rugas;
  • protege contra patologias do coração;
  • atua combatendo radicais livres;
  • capaz da atuar na prevenção de patologias degenerativas;
  • atua no fortalecimento da imunidade;
  • atua na prevenção de patologias degenerativas dos olhos;
  • composto por ferro que auxilia na prevenção de anemias.

Receitas com Casca de Buriti

Dentre as possibilidades com a casca do Buriti, é possível mencionar algumas receitas incríveis. Confira:

Chá da Casca de Buriti

Para esta receita, você precisará de:

  1. duas colheres com cascas secas dos frutos do buriti;
  2. uma xícara com água;
  3. açúcar a preferência.

Modo de Preparo

Num recipiente, coloque a água até atingir fervura. Dessa maneira, ao passo que ferva, coloque as cascas, desligue o fogo e tampe o recipiente por algum tempo. Adoce conforme a preferência.

Uso do Buriti

O buriti é capaz de fornecer alimentação, bem como adubo, rações para animais, enfeites, material de construção, móveis, utensílios domésticos, medicamentos, brinquedos, cosméticos e, ainda, instrumento musical. Isto porque cada fragmento da palmeira, em questão, apresenta, no mínimo, uma funcionalidade.

Casca do Buriti

As cascas deste alimento podem ser aproveitadas para produzir óleo ou para servir como alimento de galinhas e porcos.

Tabela Nutricional

tabela nutricional

Valores respectivos a 100 gramas de cascas frescas:

592Kcal energética
6,7gramas de proteínas
21,6gramas de fibras
2,7%de umidade
26,7gramas de gorduras totais
2,5gramas de cinzas

Óleo do Buriti para Ração

A primeira fase para produzir o óleo é fazer a adição de 1l de água limpa para respectivo kg de cascas ou polpa. O composto deve ser posto num recipiente grande ou tacho.

A panela deve ser posta em fogo de temperatura branda, sempre mexendo de forma suave com colher, de modo que a mistura não grude na panela. Posteriormente a algum tempo fervendo, o óleo inicia a boiar na região superior da panela, em formato de bolhas, espumas ou nata. Adicione mais água, se houver necessidade, em período de fervura.

Este óleo apresenta alto teor de água e deve ter sua retirada de forma cautelosa, na região superficial do recipiente com colheres largas ou conchas rasas e posto em um recipiente de tamanho pequeno.

Após uma média de 4h fervendo, o quantitativo do óleo acaba se desprendendo e diminui muito. O que resta é somente a torta da panela, que logo que esfria pode ter uso como ração para porcos, galinhas.

Óleo Impuro para Adubo

Esta categoria do óleo das cascas do buriti pode ter aquecimento antes de que ocorra o filtro para se caracterizar com menor viscosidade, de modo a garantir eficácia maior, bem como a celeridade do procedimento. Estes resíduos do filtro podem ter uso como adubo.

Óleo Filtrado

Este óleo com a filtragem adequada, deve ter envase de forma preferencial em uma embalagem nova com tampa de plástico ou vidro.

Caso o óleo tiver armazenamento em embalagem de vidro, é preciso fazer a lavagem e esterilização dos objetos em água que atingir fervura por 15min. Este óleo é capaz de influenciar na hidratação da pele e do organismo, em sua totalidade.

Não deixe de aproveitar as dicas e receitas com as cascas deste fruto, bem como todos os benefícios dispostos por elas! Tem alguma dúvida? Deixe um comentário abaixo! Lemos, agradecemos e respondemos a todas elas!

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *