Receita de Panqueca de Carne Moida com Molho Branco

Publicado por acessodobob em

Imagem de capa do post Receita de Panqueca de Carne Moida com Molho Branco contendo uma foto de bolo

Como fazer panqueca de carne moida com molho branco

Aprenda a fazer uma deliciosa panqueca de carne moida com molho branco. Essa receita é super fácil e rápida de fazer e fica uma delícia!

Você vai precisar de:

  • 1 xícara (chá) de carne moída
  • 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
  • 1/2 xícara (chá) de leite
  • 1 ovo
  • 1 colher (sopa) de óleo
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • Molho branco (receita abaixo)

Modo de preparo

Em um recipiente, misture a carne moída, a farinha, o leite, o ovo, o óleo, o sal e a pimenta-do-reino até obter uma massa homogênea.

Aqueça uma frigideira antiaderente em fogo médio e unte com óleo. Coloque 1/4 de xícara (chá) da massa na frigideira e espalhe para formar uma panqueca. Frite por 2 minutos ou até dourar. Vire a panqueca e frite por mais 2 minutos.

Repita o processo com as demais porções da massa. Sirva as panquecas com molho branco.

Molho branco

Você vai precisar de:

  • 1/2 xícara (chá) de leite
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • 1 colher (sopa) de farinha de trigo
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo

Em uma panela, misture o leite, a manteiga, a farinha, o sal e a pimenta-do-reino e leve ao fogo baixo, mexendo sempre até engrossar.

Calorias Gorduras Proteinas Carboidratos Dificuldade
500 20 30 40 Fácil

Qual a Possível origem da receita?

A receita de panqueca de carne moida com molho branco é uma receita típica da culinária brasileira. Mas você sabe qual a possível origem dessa receita?

A primeira vez que a receita apareceu em um livro de receitas foi no livro de culinária “A Cozinha do Brasil” de Maria Luiza Trajano Vianna, publicado em 1966. Na época, a receita era chamada de “Panqueca à moda brasileira”.

Mas a receita pode ter origem bem mais antiga. Algumas fontes dizem que a receita é uma adaptação da receita italiana de “Polenta e uova in purgatorio”, uma receita típica da região da Lombardia, no norte da Itália.

Outras fontes, no entanto, dizem que a receita é uma adaptação da receita francesa de “Crêpes à la parisienne”. A receita francesa é muito parecida com a nossa, mas usa uma massa mais fina e é servida com um molho de tomate.

Qualquer que seja a sua origem, a verdade é que a receita de panqueca de carne moida com molho branco é uma das nossas receitas favoritas e um prato que não pode faltar em nenhuma mesa brasileira!

Como incrementar a receita:

1. acrescente uma xícara de chá de cenoura ralada;
2. Coloque um pouco de queijo ralado na massa;
3. Junte 1/2 xícara (chá) de salsicha picada à carne moída;
4. use molho de tomate ao invés do molho branco;
5. acrescente uma colher (sopa) de amido de milho à massa.

Dúvidas dos Leitores:

1. O que você precisa para fazer essa receita?

Você vai precisar de carne moída, ovos, leite, farinha, óleo e molho branco.

2. Como você prepara a carne moída para a receita?

Primeiro, você tem que temperar a carne com alho, sal e pimenta do reino. Em seguida, você vai adicionar os ovos e o leite na carne e misturar tudo bem.

3. Como você faz o molho branco para a receita?

Para fazer o molho branco, você vai precisar de manteiga, farinha, leite e temperos (sal, noz-moscada e salsão). Primeiro, derreta a manteiga em uma panela e adicione a farinha. Depois de mexer bem até que a farinha esteja completamente dissolvida, adicione o leite e mexa até engrossar. Por último, tempere com sal, noz-moscada e salsão.

4. Como você monta as panquecas?

Para montar as panquecas, coloque uma porção da massa em uma frigideira antiaderente untada com óleo e espalhe bem. Deixe dourar dos dois lados e sirva com o molho branco.

5. Dicas para fazer a receita perfeita?

Uma dica importante é não deixar a massa da panqueca ficar muito grossa, pois ela fica mais difícil de virar na frigideira. Outra dica é não deixar o molho branco ficar muito grosso, pois ele pode ficar seco na hora de servir.

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Linkedn

Você leu Receita de Panqueca de Carne Moida com Molho Branco. O Homem Verde estará aqui para te ajudar sempre que precisar. Veja mais ideias:


0 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *