10 Benefícios e Propriedades da Folha de Louro para Saúde

Sabe aquelas folhas de louro que você tem em casa e usa para temperar a comida?

Elas são mais importantes para a saúde do que você imagina e podem auxiliar no combate e prevenção de diversas doenças.

Esta folha aromática conhecida pelo nome científico de laurus nobilis, que em português significa “laurel nobre”, formava as coroas concedidas aos vencedores de competições esportivas e heróis das batalhas na Grécia e em Roma antigas.

Mas além disso, é utilizada desde a antiguidade na culinária, em perfumes e na medicina na forma natural, seca, como chá ou óleo essencial.

benefícios e propriedades

– PROPRIEDADES

O louro possui diversos nutrientes, os principais são potássio, cálcio, hidratos de carbono, fibra, fósforo, magnésio, ácido fólico, vitamina C e B6.

O óleo essencial das folhas de louro têm em sua composição cineol, tanino e um composto amargo.

Essa combinação riquíssima auxilia o tratamento de diversas enfermidades, confira a seguir.

– DIGESTÃO

As folhas de louro estimulam a produção de saliva e outras enzimas digestivas, o resultado é que a comida leva menos tempo para ser digerida, auxiliando na absorção dos nutrientes. O chá das folhas combate azia, inchaço e até enjoos, além de aliviar sintomas de gastrite, úlceras e síndrome do intestino irritável.

Nos casos de ingestão de substâncias tóxicas, podem diminuir a toxicidade do corpo estimulando a micção ou vômitos.

– RESPIRAÇÃO

O louro possui propriedades antibacterianas, por isso a aplicação de pomadas confeccionadas com o óleo essencial, ou um cataplasma feito com as folhas podem soltar a fleuma e aliviar infecções causadas por bactérias nos tratos respiratórios.

Inalar o vapor a partir do óleo das folhas de louro também ajuda a abrir as vias aéreas, melhorando a respiração.

– INFLAMAÇÕES

pulmão de ex fumante

Folhas de louro contêm parthenolide, um fitonutriente que reduz a irritação e a inflamação. Para articulações doloridas ou áreas afetadas por artrite o óleo essencial pode ser aplicado diretamente no local . Porém, o consumo do chá pode reduzir a processos inflamatórios não somente nestas áreas, mas no corpo todo.

– CORAÇÃO

As folhas de louro impulsionam a saúde do coração e melhoram a função cardíaca.. Contém dois compostos orgânicos, a rutina que fortalece as paredes capilares e o ácido cafeico, capaz de remover o colesterol “ruim” do sistema cardiovascular.

– PREVENÇÃO DO CÂNCER

A composição de antioxidantes associados ao parthenolide, linalol, catequinas e fitonutrientes presentes no louro previne os radicais livres que podem tornar células saudáveis em cancerosas. Por isso é tido como um grande aliado na prevenção de todos os tipos de câncer.

– ANSIEDADE E STRESS

aplicações medicinais

O chá da folha de louro reduz consideravelmente o nível de stress e ansiedade. Por conter linalol, o chá desta folha tem propriedades relaxantes e que combatem o hormônio do stress. Uma xícara de chá na hora de dormir ajuda a induzir um sono adequado e de mais qualidade.

– DIABETES

nutrição preventiva

Uma pesquisa feita nos Estados Unidos comprovou que o consumo de 3 a 4 folhas de louro diariamente ajudam a controlar os sintomas da diabete tipo 2. No entanto acredita-se que ela pode diminuir a chance de contração da doença em grupos de risco. Suas propriedades têm sido associadas com o controle do nível de açúcar no sangue e a maior funcionalidade do receptor de insulina.

– CABELO

de cair os cabelos

A folha de louro atua como um tônico para o cabelo e ajuda no tratamento da caspa. Como possui propriedades adstringentes, combate a oleosidade. Já o chá aplicado no cabelo é muito eficiente no combate de piolhos.

– PARA EMAGRECER

benefícios do pistache
Emagreça!

Além de seus benefícios para digestão, estimula os rins ajudando a eliminar os líquidos e estimula o metabolismo. Com o organismo trabalhando melhor e mais rápido, o consumo de calorias é maior promovendo a queima de gorduras e a perda de peso.

– MENSTRUAÇÃO

O chá de louro tomado regularmente auxilia na regulação da menstruação, pode agir também nos casos de corrimento vaginal.

– GENGIVAS

O efeito adstringente do louro pode ser usado para diminuir a sensibilidade da gengiva, já que ele fortalece a ligação delas com os dentes.

– REPELENTE

Como possuem ácido láurico, um prato de folhas de louro pode repelir mosquitos e outros insetos. Além disso, suas propriedades antifúngicas e antibacterianas são eficientes contra picadas de insetos.

A natureza é mais rica do pensamos. Usar a medicina das plantas como auxílio natural para prevenir e tratar doenças, deixar nosso organismo funcionando e cuidar do bem-estar pode trazer muitos benefícios. Então por que não experimentar?

mais saudáveis do mundo

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest