7 Benefícios das Frutas Cítricas para a Saúde: Por que Comer?

Frutas cítricas são deliciosas para refrescar o verão. Além de saborosas e bonitas, oferecem inúmeros benefícios para a saúde. Entre elas, se encontram os limões, as laranjas, as tangerinas, entre diversas outras. Os benefícios vão desde fortalecer a imunidade do organismo até a prevenção do câncer. Tá curioso? Confira este guia dos sete maiores benefícios das frutas cítricas para a sua saúde.

O que são frutas cítricas?

uma delícia

Estas frutas geralmente crescem em árvores e arbustos. Sua origem provavelmente é da Austrália, Nova Guiné, Nova Caledônia e Sudeste Asiático. Porém, se espalharam para o mundo todo, geralmente sendo cultivadas em países tropicais de clima quente, como a Espanha, o Brasil e o México.

Curiosidade: 30% das frutas cítricas são utilizadas na produção de sucos.

Conheça algumas variedades de frutas cítricas:

LaranjasValência, Lima, Rubi, etc.
TangerinasMexerica, Poncã, Citrus Nobilis
LimõesPersa, Tahiti, Galego, Siciliano
ToranjasBranca, Vermelha, oroblanco

Agora, confira sete benefícios das frutas cítricas para entender o porque elas não podem faltar na sua dieta.

São Ricas em Vitaminas

Todas as frutas cítricas são riquíssimas em Vitamina C, um nutriente essencial que torna o sistema imunológico mais resistente, além de de manter a pele mais jovem, elástica e macia. Uma única laranja contém toda a vitamina C que uma pessoa adulta precisa por dia.

alimentos para o fígado

Outros nutrientes que você encontra entre as frutas cítricas é a vitamina B, o potássio, o fósforo, o magnésio e o ferro. Além desses nutrientes, elas são ricas em compostos antioxidantes e anti-inflamatórios, como flavonoides, carotenoides e óleos essenciais. Boa parte de seus benefícios para a saúde vem desses compostos.

São Fontes de Fibras

Você já deve ter notado que boa parte da laranja é o chamado bagaço. Aquilo é fibra pura. Todas as frutas cítricas são ricas em fibras. Há pesquisas mostrando que o consumo de fibras do brasileiro é deficitário. Sendo assim, as frutas cítricas são excelentes complementos para uma dieta equilibrada.

E para que servem as fibras? Ela tem diversas funções, entre elas regular o intestino, potencializar o sistema digestivo e auxiliar no emagrecimento. As fibra solúveis, presentes nas laranjas, também contribuem em manter os níveis de colesterol nas medidas saudáveis. As frutas cítricas contém uma proporção maior de fibra solúveis do que insolúveis, o que não ocorre com outras frutas e verduras.

São Pobres em Calorias

benefícios do pistache
Emagreça!

Se você esta buscando se manter no peso, vai precisar de uma dieta de baixas caloria. As frutas cítrica entram como uma luva, pois são pouco calóricas e ricas em água e fibras, que aumentam a sensação de saciedade, fazendo você comer menos. Uma laranja tem, em média, 60 calorias. Um limão tem, em média, 10 calorias. Vários estudos já correlacionam o consumo de frutas cítricas com a perda de peso.

Reduzem o Risco de Pedras nos Rins

Pedras nos rins nada mais são do que minerais cristalizados que causam uma dor intensa. Eles se formam quando a urina esta muito concentrada ou quando há muitos minerais formando cristais nos seus rins. No geral, este tipo de patologia é ocasionada por pouco citrato na urina. Há diversos alimentos que podem aumentar os índices de citrato na urina, reduzindo a chance de se desenvolver uma pedra nos rins. Entre estes alimentos, estão as frutas cítricas. Assim sendo, comer estas frutas ou tomar sucos cítricos podem ser uma forma de naturalmente prevenir este problema. Outra opção seria suplementar citrato de potássio.

Previnem o Câncer

combate

Algumas pesquisas científicas correlacionam o consumo de frutas cítricas com o menor risco de se desenvolver diversos tipos de câncer, como o câncer de esôfago, o câncer de mama e o câncer de pâncreas. Isso se dá por elas serem ricas em flavonoides, compostos naturais que auxiliam na prevenção do câncer. Estes flavonoides também tem como função o combate de radicais livres, que são as causas de algumas das doenças degenerativas.

Promovem a Saúde Cardíaca

sistema cardíaco

O seu coração pode ser beneficiado pelo consumo de frutas cítricas. Um estudo do Japão mostrou uma forte correlação entre o consumo de frutas cítricas e menores chances de doenças cardíacas e o derrame. Isso se dá por vários dos compostos saudáveis presentes nessas frutas, como as fibras solúveis (que como vimos são mais presentes nessas frutas do que em outras, proporcionalmente com as fibras insolúveis) e os flavonoides (que melhoram os níveis de colesterol).

Protegem a Mente

poderoso para se concentrar

Além de proteger o corpo, as frutas cítricas protegem a sua mente. Isso porque os flavonoides contidos nelas auxiliam na prevenção de patologias neurodegenerativas, como o mal de Alzheimer e o mal de Parkinson. Tais doenças são ocasionadas por inflamações e os flavonoides são poderosos anti-inflamatórios naturais que proteger o sistema nervoso de danos. Dois dos flavonoides contidos nessas frutas, a hesperidina e a apigenina, são apontados pela ciência como protetores de células do cérebro.

Frutas Cítricas Fazem mal? Quais os Malefícios?

Ainda que há muitos benefícios em consumir estas frutas, como visto acima, há alguns malefícios, afinal nem tudo são flores na vida, não é mesmo? Confira quais são:

  • Causam cáries: se consumidas em excesso, você aumenta o risco do aparecimento de cáries nos seus dentes. Isso porque elas contém ácidos que corroem os esmaltes dos dentes. Não é recomendável, por exemplo, ingerir suco de limão todos os dias;
  • Sucos costumam ser poucos saudáveis: em relação as frutas, tomar sucos prontos, principalmente os industrializados, pode não ser muito saudável. Isso se dá pela adição de açúcares e conservantes, além da versão em suco conter menos fibras.

Fora estes detalhes, as frutas cítricas são alimentos muito saudáveis que devem ser incluídos na sua dieta. Eles contém diversos nutrientes essenciais, além de compostos vegetais que auxiliam na prevenção de várias patologias, como câncer, doenças do coração, doenças da mente e pedras nos rins.

O melhor é consumir a fruta ao invés do suco. Se optar pelo suco, não adicione açúcar e opte pelas versões de suco em polpa, que são mais fibrosos. No geral, estas frutas são muito saudáveis por ter baixo teor calórico e diversos benefícios para o organismo.

Qual fruta cítrica você gosta mais? Comente abaixo!

mais saudáveis do mundo

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest