20 Benefícios e Propriedades do Broto de Feijão para a Saúde

Não é novidade que a culinária oriental vem ganhando adeptos e fãs no mundo todo. Mas além dos sabores, outro motivo do seu sucesso é utilizar ingredientes saudáveis tendo como base peixes, arroz, algas e legumes que valorizam os princípios da medicina natural. Ou seja, todos fazem bem para o bom funcionamento do organismo e a prevenção de doenças.

Não é a toa que os japoneses são o povo mais longevo do mundo com uma expectativa de vida de 81,1 anos. Sua cultura valoriza tanto as pessoas mais velhas, quanto a sabedoria que elas passam de geração em geração.

É de lá que vem o Moyash, ou Broto de Feijão, como é conhecido no Brasil. Evidências indicam que ele surgiu na região da Indonésia e da China e foi introduzido no Japão por monges budistas. Ganhou destaque na alimentação japonesa na segunda Guerra Mundial quando era plantado em navios por seu cultivo ser fácil, rápido e não precisar de luz.

o que é

O QUE É?

O Moyash é o broto do feijão mungo, que tem uma longa história de uso medicinal e culinário em países da Ásia.

É um ingrediente barato, encontrado em mercados e grandes supermercados, que pode ser consumido cru ou cozido em vários tipos de pratos.

Também é possível cultivá-lo em casa, de um modo fácil e rápido.

A germinação é simples, usando a técnica de umidificar as sementes e deixá-las em temperatura ambiente dentro de um recipiente transparente. Bastam alguns cuidados como enxaguá-los algumas vezes ao dia e não deixá-los completamente submersos, em torno de 3 a 10 dias já estão prontos para o consumo. Para os brotos feitos em casa é importante cozinhá-los por 15 minutos para matar os germes e consumi-los em até dois dias.

broto de feijão

POR QUE É BOM?

Rico em vitaminas, minerais, proteínas e fitoquímicos naturais, que são substâncias antioxidantes que dão cor aos alimentos e protegem contra os radicais livres.

A vantagem de consumir o broto ao invés do grão do feijão é que ao ficar de molho na água e brotar, os inibidores enzimáticos são neutralizados, facilitando a digestão e a absorção de nutrientes pelo organismo.

benefícios

POR QUE CONSUMIR?

Em primeiro lugar, porque é um ingrediente delicioso para pratos quentes e saladas, não bastasse isso, o moyash vai contribuir muito com sua saúde. Confira como:

– AUMENTAR SUA IMUNIDADE

O sistema imunológico é o grande defensor do seu organismo contra as doenças. A vitamina C é muito importante para a imunidade, porque estimula a produção de glóbulos brancos que combatem a presença de toxinas. Uma porção de broto de feijão contém 23% da quantidade diária necessária dessa vitamina.

Além disso, contém saponinas que aumentam as defesas do corpo, uma vez que estimulam a proteína interferon e os linfócitos.

– PREVENIR-SE DA OSTEOPOROSE

contra doenças

Como fonte de estrogênio natural, hormônio que funciona como o principal carregador de cálcio para dentro dos ossos das mulheres. Sendo assim, é recomendado, principalmente no período da menopausa, quando o nível deste hormônio cai drasticamente causando a osteopenia e a osteoporose.

– FACILITAR SUA DIGESTÃO

Além de rico em fibras, ideal para problemas de constipação, brotos de feijão são alcalinos contribuindo para aumentar o nível de acidez do estômago e auxiliar na digestão.

Cada 100 gramas de moyash contém 02 gramas de fibra.

– DEIXAR SUA PELE LINDA

prevenção de envelhecimento

Consumir broto de feijão ajuda a manter a juventude da pele. Como possui quantidades elevadas de Vitamina E, é um poderoso antioxidante que protege as células epiteliais contra o ataque dos radicais livres.

– NA PREVENÇÃO DE DISTÚRBIOS CEREBRAIS

Estudos apontam que a deficiência de ácido fólico na dieta pode aumentar os níveis do aminoácido homocisteína, o que pode facilitar doenças neurodegenerativas como o Mal de Alzheimer e o Mal de Parkinson. Consumindo 100 gramas de broto de feijão você supre 16% da necessidade diária recomendada de ácido fólico.

– PARA CONTROLAR O PESO

benefícios do pistache
Emagreça!

Além de rico em fibras, colaborando para o metabolismo e a digestão, como possuem baixas calorias e uma quantidade mínima de gordura, cumprem a função de suprir seu organismo de nutrientes sem aumentar seu peso.

– PROTEGÊ-LO CONTRA LESÕES

Em caso de lesões, a vitamina K presente nos brotos de feijão colabora para melhorar a coagulação do sangue, evitando o sangramento excessivo.

– PREVENIR-SE CONTRA O CÂNCER

Os elementos fitoquímicos benéficos presentes no moyash podem impedir e incapacitar a proliferação de células cancerígenas da leucemia, no pâncreas e no cólon.

– CONTROLAR SEU COLESTEROL

Por conterem altos níveis de saponina, são excelentes combatentes do colesterol “ruim”, o LDL, sem afetar o colesterol “bom”.

– COMBATER A ANEMIA

Como são ricos em ferro, são excelentes auxiliares na prevenção e tratamento da anemia, enfermidade causada pela insuficiência dessa substância no sangue.

– PARA AS MULHERES

Consumir brotos de feijão no período anterior à menstruação previne desconfortos neste período. No consumo regular, suas propriedades aumentam o fluxo de sangue, levando ao retardamento da menopausa.

– PARA OS HOMENS

Ingeridos regularmente, têm a capacidade de aumentar a fertilidade masculina, devido ao alto teor de Vitamina E, incluindo a vitamina E alfa que melhora a qualidade do esperma.

– PARA AS GESTANTES

Ajuda na formação de tubos neurais e glóbulos vermelhos no feto, já que é fonte de vitaminas do Complexo B, como o ácido fólico. A deficiência desse ácido na gestante pode gerar bebês desnutridos, além de facilitar distúrbios neurais.

Agora bote os seus dotes culinários para funcionar, se não tiver nenhum, incremente suas saladas e aproveite a sabedoria milenar dos orientais para deixar sua vida mais saudável.

mais saudáveis do mundo

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest