7 Benefícios/Propriedades do Pistache que Você não Conhecia!

Ao organizar um encontro com minhas amigas de adolescência, Olívia, Diana, Gabriela e Lúcia, combinamos que cada uma ia levar algo para beliscar. A ideia era trocarmos um papo sobre como estão as nossas vidas, e relembrar boas memórias do passado que tivemos juntas. Para essa reunião levei um pacote de pistaches naturais, entre outras comidinhas saudáveis. Elas também levaram umas coisinhas saudáveis, como sanduíches de pão sem glúten, recheado com ricota e endívia, ou guacamole.

Entretanto, duas levaram sanduíches recheados com gorduras, sal e açúcar. Claro que isso não foi motivo para arruinar o encontro, muito pelo contrário, foi maravilhoso e pude aproveitar ótima companhia.

Compartilhamos acontecimentos sobre nossas vidas, ficamos felizes pelas conquistas de cada, e triste por problemas enfrentados ao longo dos anos.

Quando peguei o pistache ao decorrer da reunião, todas ficaram surpresas e curiosas pois os pistaches não estavam sequer fora de suas cascas. Por consequente, inúmeras perguntas surgiram.

Já esperava por esse momento, e sabia pelas conversas que algumas tinham dificuldade de manter seu peso ideal e de cuidar dos pequenos problemas de saúde que aparecem ao longo do tempo. O papo sobre esses assuntos criou um gancho para que eu pudesse explicar para elas de forma animada os benefícios de comer pistache.

para que serve

Uma antiga semente e fruto seco

O pistache é uma semente comestível, e sua origem é de uma árvore com o mesmo nome. Vinda do Irã, a árvore é cultivada em zonas tropicais e temperadas. Grandes árvores podem ser vistas no Afeganistão, Mediterrâneo e EUA, mais especificamente no estado da Califórnia.

Algumas versões da bíblia inclusive a mencionam, no versículo do Gênesis, o que demonstra a antiguidade do pistache. As sementes do mesmo podem ser comidas frescas ou torradas, podendo acompanhar diversas sobremesas. Pela sua linda coloração verde clara, pode inclusive servir para embelezar alguns pratos doces.

Propriedades Nutricionais

O pistache é um ótimo alimento nutritivo. 100 gramas de pistache contém cerca de 20,9 gramas de proteína, 9,9 gramas de fibra, 4 gramas de ferro, 0,5 grama de fósforo e 2,4 gramas de vitamina E. Contém também gorduras. 100 gramas de pistache torrado contém cerca de 44 gramas de gorduras, das quais apenas 5,3 são saturadas. O restante das gorduras se distribui entre monoinsaturadas e poli insaturadas, que são formas de gorduras benéficas para a saúde.

Sobre as vitaminas, as sementes contém um alto nível de vitamina A. Têm também vitaminas B1, B9 e C. Não só isso, mas é rico em minerais também, como potássio, cálcio, magnésio, fósforo, e outros micronutrientes.

São dotadas de um alto nível de carboidratos e fibra. É preferível que se consumam sem a adição de sal, pois o pistache é rico em sódio, são 0,42 grama de sódio a cada 100 gramas de pistache.

7 benefícios do pistache para a saúde

O pistache é um grande aliado da saúde, isso devido a seus incríveis valores nutricionais que já observamos. Dos mais variados benefícios do pistache, irei listar sete a seguir:

Emagrecimentodado a quantidade de fibras e proteínas
Colesterolreduz o colesterol ruim e protege seu sistema cardíaco
Intestinoriquíssimo em fibras que facilitam a digestão
Açúcar no Sangueatua abaixando os níveis
Olhosrico em carotenoides
Antioxidantesrico em luteína e zeaxantina
Função Sexualcombate a disfunção erétil segundo estudos recentes

1. Contribui para a perda de peso

benefícios do pistache
Emagreça!

Graças às proteínas e fibras contidas nele, o pistache é ótimo para remover o apetite, ajudando a manter-se satisfeito por bastante tempo, fazendo você consequentemente comer menos. Um estudo feito em 2010 comprovou que os pistaches podem ser consumidos como aperitivos rápidos para as pessoas que seguem uma dieta calórica restritiva.

Os pistaches podem ser consumidos normalmente sem preocupação com o aumento de peso, em comparação a outros alimentos ricos em carboidratos.

A semente também tem um efeito muito positivo no nível dos triglicerídios.

Um outro detalhe interessante de ser mencionado, é que parte das gorduras das nozes, e isso inclui o pistache, estão presas dentro de sua própria parede celular, tornando-as assim não digeríveis no intestino. O resultado é que apesar do alto teor de gordura, elas não têm um efeito significativo no aumento de peso.

A forma de consumo mais recomendada do pistache, é com casca, já que o processo de abrir cada uma das sementes é lento, o que atrapalha na hora de comer. Há estudos que compararam o consumo de pistache com e sem casca, e aqueles que consumiram com casca ingeriram 41% menos calorias.

2. Reduz o colesterol e protege o coração

reduz o ruim
Protege o coração

O pistache quando consumido diariamente, mesmo que uma pequena porção, já é suficiente para reduzir até 9% do colesterol ruim. Esse resultado foi obtido graças a um estudo onde 28 pessoas com alto nível de colesterol participaram.

Foram utilizados grupos de controle, um com menos gorduras e sem pistache, outro com dieta saudável e uma porção de pistache por dia, e um terceiro também com uma dieta saudável, mas com duas porções de pistaches por dia.

Todos os que consumiram pistache tiveram seus níveis de colesterol abaixados. Isso provavelmente está ligado ao alto nível de gorduras boas, poli insaturadas e monoinsaturadas. A redução do consumo destas gorduras pode acarretar em problemas cardiovasculares. Por também possuir antioxidantes, é ótimo para a saúde do músculo cardíaco.

3. Ajuda na saúde intestinal

melhora a digestão
Intestino saudável!

Graças aos níveis de fibra do pistache, 123 gramas do mesmo já contém 51% do consumo diário indicado. Mas como essa fibra pode beneficiar o corpo?

As fibras inicialmente não são digeridas no seu estômago, mas sim no intestino, onde estão localizadas bactérias que a absorvem (não se preocupe, todos nós as temos). Elas fermentam a fibra e a transformam em ácidos graxos de cadeia curta, passando assim a ser um alimento muito benéfico para a saúde, que protege o estômago e o coração.

Ácidos graxos são moléculas produzidas pelas bactérias intestinais, e contribuem como fonte de energia a células do cólon. Ajudam na formação de uma mucosa intestinal protetora, e afetam positivamente o metabolismo energético do nosso corpo, nos protegendo da obesidade e outros aspectos que um metabolismo ruim pode oferecer.

Um dos ácidos graxos é o butirato que contém efeitos anti inflamatórios, e aparentemente, ajuda na produção de células imunológicas. Dentre os frutos secos, o pistache é o que mais aumenta o número de bactérias produtoras de butirato.

4. Ajuda a baixar o nível de açúcar no sangue

sua saúde em primeiro lugar
Ajuda a baixar o nível de açúcar no sangue

O baixo índice glicêmico dos pistaches faz com que mesmo contendo um alto nível de carboidratos, mantenha o nível de açúcar regulado na corrente sanguínea. De fato, dois estudos científicos, um de 2011 e outro de 2015 confirmaram esta ideia.

No estudo de 2011 10 voluntários participaram, eles tinham em volta de 40 anos de idade. Foram medidas as reações após o consumo, e observaram que houve um efeito ínfimo no nível de glicose no sangue. É possível assim, afirmar que são aliados na prevenção de diabetes e doenças coronarianas.

O estudo de 2015 também apontou que o consumo de pistache tem um efeito benéfico para a saúde no geral.

Não só isso, mas de todos os frutos secos, o pistacho é um dos que menos têm gorduras, mas que mais contém vitaminas, minerais e outros nutrientes.Para estudiosos, este fruto seco é um grande antioxidante e anti inflamatório.

5. Cuida dos nossos olhos

saúde dos olhos
Saúde dos olhos

Existem substâncias chamadas carotenoides, que ajudam a combater radicais livres. Dentre esses carotenoides, encontram-se dois, chamados de luteína e zeaxantina.

Ambas substâncias são os únicos carotenóides que se encontram na retina do olho. Um estudo aponta que uma dieta rica nesses compostos nos protege, retardando o desenvolvimento de degenerações maculares ligadas à idade.

Outro detalhe é que os antioxidantes (luteína e zeaxantina) são melhor absorvidos com a gordura, e por uma coincidência feliz, o pistache contém tanto os carotenoides como gorduras boas.

6. Rico em antioxidantes

Rico em antioxidantes
Rico em antioxidantes

O pistache possui a luteína e zeaxantina, mas há mais antioxidantes além desses dois. É possível encontrar polifenóides e tocoferóis nas sementes.

Em 2010 foi publicado um estudo demonstrando os múltiplos benefícios relacionados à proteção do estado oxidativo, promovidos pelo pistache. Ou seja, ele é capaz de defender o corpo contra estresse, enfermidades inflamatórias e câncer.

Também foi concluído que incluir o pistache em uma dieta saudável afeta beneficamente os lipídios e as gorduras, independentemente da dose consumida. Outros antioxidantes dentro do pistache são o seleno e flavonóides.

7. Melhora a função sexual

aumenta a libido e combate a disfunção sexual
Melhora a função sexual

Um outro estudo também de 2011, feito na Turquia, mostrou que homens com disfunção erétil se beneficiaram do pistache. O resultado positivo foi atribuído à arginina, que muitos desses frutos secos contém.

Isso explica o uso do pistache como remédio natural contra a impotência durante muitos anos em diversas culturas da região.

Após conhecer todos esses benefícios, minhas quatro amigas ficaram pasmadas com tantos pontos positivos, e estão motivadas a adicionar o pistache em suas dietas diárias.

Olívia sofre de vários problemas de saúde que o pistache ajuda a equilibrar, principalmente no colesterol e glicose. Depois de ter ouvido tudo o que falei sobre o pistache, me fez ainda mais perguntas e se comprometeu a se dedicar a aprender mais sobre esse método.

Veja uma excelente receita com pistache:

O mais legal foi ver que consegui animar minhas amigas a seguir um estilo de vida mais saudável, e uma dieta mais equilibrada. Inclusive, no final do encontro nós combinamos mais uma ver de nos revermos, porém desta vez, sem as comidinhas pouco saudáveis.

Incríveis, não? Qual benefício te surpreendeu mais? Comente abaixo!

mais saudáveis do mundo

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest