Cardamomo Combate o Mau Hálito, Cáries e Câncer (CIÊNCIA)

Você já consumiu cardamomo? Você conhece os benefícios desta especiaria? Você sabia que o cardamomo é chamado, diversas vezes, como a “rainha das especiarias“? Praticamente todas as casas da índia tem um pote de cardamomo e tal presença vem se fazendo em todo o mundo. O cardamomo nada mais é do que sementes saborosas e cheirosas que pode ser utilizadas para o tempero de pratos ou o preparo de bebidas.

O cardamomo é uma semente muito nutritiva, rica principalmente em manganês, um dos minerais fundamentais para que o organismo sintetize tecidos, ossos e hormônios. Além disso, o manganês tem participação no metabolismo de carboidratos, no metabolismo da gordura, na absorção do cálcio e na regulação do açúcar no sangue. Uma só colher de cardamomo pode oferecer até 80% das suas necessidades diárias deste mineral essencial.

Confira abaixo os maiores benefícios do cardamomo para a sua saúde.

tudo sobre o cardamomo

Mau Halito

A halitose é um problema que atinge muitos brasileiros e pode ter diversas causas. O grande problema é que o atingido por esta condição quase nunca sabe que a tem, dado que existe uma fadiga olfativa, onde não sentimos que o nosso hálito esta desagradável – apenas as outras pessoas. O cardamomo é um excelente remédio natural para combater a halitose – e eis um de seus usos mais comuns na índia. Para utilizá-lo para este fim, basta mastigar as sementes. Todavia, há chicletes cuja sua composição leva cardamomo justamente para combater a halitose.

Ele é eficiente por agir como um bactericida das bactérias que causam odores desagradáveis na boca. Dado isso, o óleo de cardamomo é um dos mais poderosos anti-bacterianos, por conter o cineol, que age exterminando bactérias das mais diversas.

Cáries

Ele não só extermina as bactérias causadoras de odores desagradáveis como age de forma preventiva contra cáries. Isso se dá por ele incentivar um fluxo de saliva, que acaba por limpando toda a boca. Além disso, sua textura fibrosa entra em atrito com os dentes realizando uma limpeza parecida com a feita pela a escova.

Câncer

combate

Como dito no título deste artigo, o cardamomo pode ser utilizado até mesmo para o tratamento do câncer. Em estudos efetuados com animais, ele se mostrou eficiente em inibir, retardar e até mesmo reverter a formação de células cancerígenas. Um estudo publicado na Jornal of Medicinal Food, em 2012, mostrou que ele é eficiente na redução de tumores de câncer de pele em animais. Isso se da, muito provavelmente, por conta do cineol e o limoneno, fitoquímicos presentes na semente.

Redução da Pressão Arterial

O coração e os rins são órgãos que dependem da pressão regulada para funcionarem saudavelmente. O cardamomo auxilia na redução da pressão alta (a chamada hipertensão). Um estudo feito na Índia demonstrou a eficiência do consumo de cardamomo em pó para o combate da hipertensão. Todavia, novos estudos com amostragens maiores são necessários para conclusões mais definitivas.

Diabetes

nutrição preventiva

Estudos têm mostrado que diabéticos costumam ter níveis de manganês abaixo do normal no sangue. Não se sabe, ainda, se são os baixos níveis que colaboram para o surgimento da diabetes ou esta doença ocasiona a queda nos níveis. Todavia, suplementar manganês ou consumir alimentos ricos neste nutriente pode ser uma boa pedida para diabéticos. Como o cardamomo é riquíssimo nesse mineral, você deve incluí-lo como tempero dos seus pratos para o seu tratamento da diabetes.

Sistema Digestivo

Na medicina chinesa, o cardamomo é considerado um remédio tradicional, utilizado a milênios para o tratamento de problemas no trato gastro-intestinal. Ele pode ser uma excelente pedida para o alívio de dores no estômago. Além disso, ele é rico em metanólico, que pode neutralizar a acidez estomacal, diminuir flatulências e agir como um analgésico natural para cólicas. Ele também é eficiente no tratamento de úlceras do estômago.

Confira algumas receitas utilizando o cardamomo para desfrutar dos benefícios supracitados aqui.

Filé de Frango ao Molho Cardamomo

Cookie de Laranja e Cardamomo

Brigadeiro de Café com Cardamomo (para a turma dos doces)

 

 

sistema digestivo

Tabela Nutricional

Eis o que você encontra em uma colher de cardamomo em termos de nutrientes:

Calorias18 gramas
Carboidratos4 gramas
Gordura0,4 gramas
Fibras1,6 gramas
Manganês1,6 miligramas (80% das necessidades diárias)
Ferro0,8 miligramas (4% das necessidades diárias)
Magnésio13 miligramas (3% das necessidades diárias)
Cálcio22 miligramas (2,2% das necessidades diárias)
Potássio65 miligramas (65% das necessidades diárias)
Fósforo10 miligramas (10% das necessidades diárias)

Contraindicações

contraindicações

Embora seja seguro consumir o cardamomo, dado que ele é natural, ele não é recomendado para portadores de cálculos biliares – pelo menos não em excesso, dado que as sementes podem desencadear dores. Caso você seja uma gestante ou lactante, consulte o seu médico para se informar sobre o consumo seguro de tais sementes.

O que você achou dos benefícios? Comente abaixo!

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘mais saudáveis do mundo

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest