Você esta decepcionado, brigando com a balança, que parece se recusar a te indicar que você perdeu peso? Esse parece ser o caso da maioria das pessoas que iniciam uma dieta. Ainda que você siga a dieta com rigor, você precisa de formas para aumentar o metabolismo e estimular a eliminação de gorduras. Uma dessas formas é a utilização de algumas ervas e especiarias que podem fazer um efeito incrível no seu corpo. Vamos conhecê-las? Fizemos uma seleção das melhores ervas para quem procura o emagrecimento.
Ginseng
Eis uma erva que costuma ser mais frutífera em regiões geladas, como a América do Norte, a China e a Coréia. Ela é utilizada na medicina chinesa para os mais diversos fins milenarmente. Suas aplicações medicinais são das mais variadas, sendo utilizada para o tratamento do estresse, o controle da diabetes, a redução do colesterol e a regulação dos níveis de açúcar do sangue. Todos esses benefícios contribuem para um controle do ganho de peso. Além disso, esta erva pode estimular o seu metabolismo, acelerando-o.
Você costuma encontrar estar erva em lojas de produtos naturais, em diversos formatos (ervas secas, extrato, óleo essencial, etc.). Confira como consumi-lo para perder peso:
- Beber 5mg de extrato d ginseng duas vezes por dia – reduzir para 2mg após 2 semanas de uso;
- Colocar 20 gotas de extrato de ginseng na sua xícara de chá preferido duas vezes ao dia.
Precaução: não exagere e busque por ajuda médica assim que perceber qualquer reação alérgica ao consumir ginseng.
Hibisco
O hibisco vermelho é outra erva excelente para quem busca se manter em forma. Ele atua como diurético, eliminando excesso de água do corpo (o famoso inchaço). Além disso, ele é rico em enzimas que auxiliam na quebra da carboidratos. Por fim, ele promove a saciedade, fazendo com que você reduza o tamanho das refeições. Você encontra folhas de hibisco para a produção de chá em lojas de produtos naturais, mercados e algumas farmácias.
Como utilizá-lo em sua dieta:
- Tome duas xícaras de chá de hibisco por dia.
Confira a receita do chá de hibisco no vídeo abaixo:
Erva Mate
A erva mate é uma das ervas mais consumidas em terras tupiniquins. Principalmente em forma de chá. No geral, ela é envelhecida e secada, antes de ser comercializada em grandes mercados empacotada. Além de ser rica em antioxidantes naturais, ela contém uma quantidade considerável de cafeína, o que a faz uma bebida energética. Um dos benefícios do consumo do chá de erva mate para os que buscam perder peso é que ela proporciona a sensação de saciedade, reduzindo as refeições.
Chá Verde
Eis um dos chás mais populares entre as pessoas que estão de dieta para perda de peso. Ele é rico em um grupo de antioxidantes específicos nomeados catequinas que impulsionam o metabolismo. Assim como a erva mate, o chá verde contém cafeína, o que o faz um excelente termogênico, estimulando a queima de gordura. Outra semelhança com a erva mate é que o chá verde age suprimindo o apetite (desde que consumido meia hora antes das refeições).
Cuidado: o consumo excessivo desta bebida pode ocasionar perda do sono, diarreia, azia e tontura.
Aloé Vera
Eis uma planta cujo seu gel é utilizado em diversas receitas caseiras para problemas de pele, cabelo e problemas gastro-intestinais. Além dos benefícios medicinais, a aloe vera também tem o potencial de auxiliar na queima de gordura, dado que acelera o metabolismo, livra o organismo de toxinas e é rico em diversas vitaminas.
Há duas formas de consumir o Aloé Vera para o emagrecimento:
- Consumindo-a em formato de chá todos os dias;
- Consumindo o gel de Aloé Vera com iogurte pela a manhã.
Canela
Eis um tempero originário da Índia que é utilizado no preparo de diversos pratos doces e salgados. Com um gosto expressivo, a canela tem o potencial de acelerar o metabolismo, potencializando a queima de gordura. Além disso, a canela auxilia na manutenção dos níveis saudáveis de açúcar no sangue. Por fim, ela reduz o colesterol ruim (LDL). Há duas formas de consumir a canela como forma de estimular o emagrecimento:
- Tomar um copo de água com uma colher de canela;
- Ingerir o chá de canela pela a manhã.
Cardamomo
Eis outra maravilha da natureza originária da Índia que pode ser utilizado em regimes de perda de peso. Ele funciona como um poderoso termogênico natural, acelerando a queima de gordura por acelerar o metabolismo. Eis uma erva muito utilizada na Ayurveda, a medicina tradicional indiana. Para utilizá-lo, basta consumi-lo em formato de chá. Confira um vídeo abaixo com a receita do chá de cardamomo para quem busca emagrecer:
Cuidado: o consumo exagerado de cardamomo pode ocasionar diarreia e vômitos.
Alho
Este tempero tão popular na mesa do brasileiro é rico em propriedades medicinais e pode até mesmo te emagrecer. O seu uso medicinal costuma ser para tratar doenças do coração, fortalecer o sistema imunológico e até mesmo combater o câncer. O componente presente neste ingrediente que é responsável por auxiliar no emagrecimento é a alicina, que promove a saciedade e acelera o metabolismo, potencializando a queima de gordura. Para utilizar o alho com a finalidade de emagrecer, basta você acrescentar alho no tempero dos seus pratos, mas você também pode consumir suplementos de extrato de alho – comercializados em lojas de produtos naturais.
Pimenta Caiena
Praticamente todas as pimentas agem como termogênicos, sendo potenciais alimentos para a queima de gordura. A pimenta caiena é rica em um termogênico muito estudado, nomeado cientificamente por capsaicina. Além de auxiliar no emagrecimento, ela também auxilia na normalização dos níveis de gordura no sangue, tornando o seu organismo mais saudável e fortalecendo o seu sistema imunológico.
Pimenta Preta
Na esteira das pimentas, não poderíamos deixar de incluir a pimenta preta. Ela é rica em piperina, o que dá o sabor peculiar a este alimento. A piperina age inibindo a produção de células gordurosas, auxiliando no emagrecimento. Você pode fazer um mix de pimentas, combinando a pimenta preta com a pimenta caiena para melhores resultados.
Gengibre
Esta outra especiaria famosa pode acelerar o seu metabolismo em até 20% segundo estudos. Ele pode ser consumido adicionado ao famoso suco verde matinal, adicionando saúde e sabor para a sua primeira refeição do dia. Além de acelerar o metabolismo, ele é um potencial remédio natural para os mais diversos males, como dores de garganta e inflamações gerais. Ele também age como antioxidante, eliminando os radicais livres e promovendo o efeito detox. Por fim, ele reduz o apetite, fazendo você ingerir menos calorias.
Cuidado: o consumo excessivo de gengibre pode levar a náuseas, gases e dores de estômago.
O que você achou das nossas dicas de ervas para emagrecer? Qual você gostou mais? Comente abaixo!
Olá, prazer conhecê-lo! Eu sou a Lory Aguiar. Empreendedora natural de Pernambuco, graduanda em biologia e blogueira do Homem Verde.