O número de brasileiros que sofrem com acne é imenso. Eis um problema que oferece pouquíssimo risco para a saúde, porém que gera um grande incômodo estético, suscitando até depressão em muitos casos. Tanto homens quanto mulheres estão suscetíveis a desenvolverem acne; não só na adolescência, como em todas as idades. Ainda que existam muitos tratamentos eficiente para curar a acne, boa parte deles contém químicos que acabam por danificar a epiderme ou até mesmo não funcionar para a maioria dos casos. O que trazemos aqui são medicamentos naturais que podem ser utilizados para um tratamento livre de produtos tóxicos e com uma taxa de sucesso bem alta.

Este guia foi escrito com base em estudos científicos. Isso significa que o achismo, aqui, passou longe. Não se trata de receitas da vovó, mas de receitas da vovó com aval da ciência. Ou seja: tudo o que esta aqui foi experimentado e trouxe resultados.

Óleo Essencial de Lavanda

o que utilizar para acne

O óleo de lavanda é rico em substâncias que exterminam bactérias e agem como um poderoso detox natural. Além disso, ele acalma a pele e enriquece a epiderme com diversos nutrientes, neutralizando as manchas ocasionadas pelas acnes e atenuando as cicatrizes. Outro fato interessante que faz o óleo de lavanda excelente no tratamento da acne é que ele pode diminuir os níveis de estresse e acalmar a ansiedade, tornando o seu sono mais profundo e fazendo com que a sua pele fique ainda mais bonita.

O seu efeito relaxante funciona porque, quando inalado, ele causa uma resposta no sistema nervoso central liberando serotonina, o neuro-transmissor do bem estar. Estudos têm mostrado que inalar o óleo de lavanda como terapia aromática pode diminuir a pressão, acalmar as frequências cardíacas e até diminuir a temperatura da pele.

Por seu efeito positivo no humor e no bem estar, ele acaba por auxiliar no combate da acne, dado que há pesquisas mostrando uma forte correlação entre o estresse e as espinhas – os surtos de acne costumam aparecer em períodos em que o indivíduo está submetido a maior estresse. Isso provavelmente se dá porque o estresse libera mais sebo na pele, o que obstrui os poros e a torna suscetível para o surgimento das odiosas espinhas.

Segue as duas formas de aproveitar o óleo de lavanda no seu tratamento para acne:

  • Aplique o óleo de lavanda diretamente na pele afetada pela acne, aproveitando os seus efeitos anti-bacterianos;
  • Inale o óleo de lavanda para aproveitar os seus efeitos calmantes e relaxantes.

Óleo Essencial de Sálvia

uma maravilha botânica

A sálvia contém um ingrediente nomeado cientificamente por acetato de linalina. Tal ingrediente tem o potencial medicina de reduzir inflamações da epiderme. Assim sendo, o óleo de sálvia é excelente para o tratamento natural de espinhas e irritações da pele. Outra função interessante é que este produto pode regular a produção de sebo dada pelo o corpo humano. Ele também é um anti-bacteriano natural e, assim como o óleo de lavanda, é um poderoso relaxante quando utilizado na aromaterapia.

O estresse é um grande causador da acne, principalmente nas mulheres, por aumentar um hormônio nomeado cortisol. O cortisol pode ser reduzido de diversas formas, como por exemplo com sessões de yoga, meditação, relaxamento, massagens, etc. O óleo essencial de sálvia já se provou, experimentalmente, como uma ótima opção para se reduzir o cortisol e, por consequência, o aparecimento de acne.

Você pode se valer deste produto de duas formas diferentes para o seu tratamento caseiro:

  • Espalhe 5 gotinhas do óleo pela a sua casa para combater a ansiedade, reduzir o cortisol e acentuar o estresse;
  • Aplique 3 gotinhas do óleo nas regiões afetadas para se valer do seu efeito anti-bacteriano.

Óleo Essencial de Zimbro

opções diversas para espinhas

Eis outra opção rica em propriedades que exterminam bactérias e micróbios naturalmente se utilizado topicamente. Eis um remédio que, embora pouco conhecido em algumas regiões brasileiras, é muito utilizado em outras como uma solução natural para tratar infecções e irritações da pele. Ele também funciona como um poderoso detox, combatendo radicais livres que danificam a pele e que envelhecem-a. O seu uso tópico é eficiente por conter componentes que eliminam bactérias, como o alfa-pineno, p-cimeno e beta-pineno.

Pra utilizá-lo, basta aplicar topicamente algumas gotinhas de óleo de zimbro. Caso a sua pele seja sensível, misture-o com óleo de coco em uma proporção de um para um.

Leia também: Óleo de Rícino

Outros Óleos para Espinhas

Ainda que citamos três dos melhores, há outros óleos naturais que podem ser utilizados em um tratamento caseiro para a acne. O óleo de coco, por exemplo, é uma opção que hidrata a pele e a limpa de impurezas. O óleo de jojoba é outros poderoso limpador que pode dar uma cara nova a sua pele e eliminar bactérias e fungos, além de estimular a cicatrização de marcas de acne.

Montamos uma receita poderosa com ingredientes naturais que pode resolver o seu problema de vez. Confira:

Ingredientes

  • 1 colher de óleo de coco
  • 3 colheres de mel
  • 1 colher de vinagre de maçã
  • 20 gotinhas de óleo de sálvia
  • 2 cápsulas de probióticos vivos (vendidas em farmácias)

Passo a Passo

Misture todos os ingredientes, guarde em um recipiente limpo e utilize diariamente na sua pele.

Lembramos que, para casos mais severos de acne, você deve obviamente procurar a ajuda de um dermatologista para avaliar qual é o tratamento mais adequado para o grau da sua acne. Saiba mais sobre graus de acne no vídeo abaixo:

Você tem dúvidas sobre o uso de algum dos óleos ou sobre a nossa receita especial? Compartilhe a sua dúvida abaixo e responderemos! Você conhece alguém que tem problemas com espinhas e quer ajudar esta pessoa? Envie este artigo para ela!

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Linkedn

Você leu 4 MELHORES Óleos Essenciais para Acne (Espinhas Nunca Mais!). O Homem Verde estará aqui para te ajudar sempre que precisar. Veja mais ideias:

Categorized in:

Tagged in:

, ,