4 MELHORES Óleos Essenciais para Acne (Espinhas Nunca Mais!)

O número de brasileiros que sofrem com acne é imenso. Eis um problema que oferece pouquíssimo risco para a saúde, porém que gera um grande incômodo estético, suscitando até depressão em muitos casos. Tanto homens quanto mulheres estão suscetíveis a desenvolverem acne; não só na adolescência, como em todas as idades. Ainda que existam muitos tratamentos eficiente para curar a acne, boa parte deles contém químicos que acabam por danificar a epiderme ou até mesmo não funcionar para a maioria dos casos. O que trazemos aqui são medicamentos naturais que podem ser utilizados para um tratamento livre de produtos tóxicos e com uma taxa de sucesso bem alta.

Este guia foi escrito com base em estudos científicos. Isso significa que o achismo, aqui, passou longe. Não se trata de receitas da vovó, mas de receitas da vovó com aval da ciência. Ou seja: tudo o que esta aqui foi experimentado e trouxe resultados.

Óleo Essencial de Lavanda

o que utilizar para acne

O óleo de lavanda é rico em substâncias que exterminam bactérias e agem como um poderoso detox natural. Além disso, ele acalma a pele e enriquece a epiderme com diversos nutrientes, neutralizando as manchas ocasionadas pelas acnes e atenuando as cicatrizes. Outro fato interessante que faz o óleo de lavanda excelente no tratamento da acne é que ele pode diminuir os níveis de estresse e acalmar a ansiedade, tornando o seu sono mais profundo e fazendo com que a sua pele fique ainda mais bonita.

O seu efeito relaxante funciona porque, quando inalado, ele causa uma resposta no sistema nervoso central liberando serotonina, o neuro-transmissor do bem estar. Estudos têm mostrado que inalar o óleo de lavanda como terapia aromática pode diminuir a pressão, acalmar as frequências cardíacas e até diminuir a temperatura da pele.

Por seu efeito positivo no humor e no bem estar, ele acaba por auxiliar no combate da acne, dado que há pesquisas mostrando uma forte correlação entre o estresse e as espinhas – os surtos de acne costumam aparecer em períodos em que o indivíduo está submetido a maior estresse. Isso provavelmente se dá porque o estresse libera mais sebo na pele, o que obstrui os poros e a torna suscetível para o surgimento das odiosas espinhas.

Segue as duas formas de aproveitar o óleo de lavanda no seu tratamento para acne:

  • Aplique o óleo de lavanda diretamente na pele afetada pela acne, aproveitando os seus efeitos anti-bacterianos;
  • Inale o óleo de lavanda para aproveitar os seus efeitos calmantes e relaxantes.

Óleo Essencial de Sálvia

uma maravilha botânica

A sálvia contém um ingrediente nomeado cientificamente por acetato de linalina. Tal ingrediente tem o potencial medicina de reduzir inflamações da epiderme. Assim sendo, o óleo de sálvia é excelente para o tratamento natural de espinhas e irritações da pele. Outra função interessante é que este produto pode regular a produção de sebo dada pelo o corpo humano. Ele também é um anti-bacteriano natural e, assim como o óleo de lavanda, é um poderoso relaxante quando utilizado na aromaterapia.

O estresse é um grande causador da acne, principalmente nas mulheres, por aumentar um hormônio nomeado cortisol. O cortisol pode ser reduzido de diversas formas, como por exemplo com sessões de yoga, meditação, relaxamento, massagens, etc. O óleo essencial de sálvia já se provou, experimentalmente, como uma ótima opção para se reduzir o cortisol e, por consequência, o aparecimento de acne.

Você pode se valer deste produto de duas formas diferentes para o seu tratamento caseiro:

  • Espalhe 5 gotinhas do óleo pela a sua casa para combater a ansiedade, reduzir o cortisol e acentuar o estresse;
  • Aplique 3 gotinhas do óleo nas regiões afetadas para se valer do seu efeito anti-bacteriano.

Óleo Essencial de Zimbro

opções diversas para espinhas

Eis outra opção rica em propriedades que exterminam bactérias e micróbios naturalmente se utilizado topicamente. Eis um remédio que, embora pouco conhecido em algumas regiões brasileiras, é muito utilizado em outras como uma solução natural para tratar infecções e irritações da pele. Ele também funciona como um poderoso detox, combatendo radicais livres que danificam a pele e que envelhecem-a. O seu uso tópico é eficiente por conter componentes que eliminam bactérias, como o alfa-pineno, p-cimeno e beta-pineno.

Pra utilizá-lo, basta aplicar topicamente algumas gotinhas de óleo de zimbro. Caso a sua pele seja sensível, misture-o com óleo de coco em uma proporção de um para um.

Outros Óleos para Espinhas

propriedades de rícino

Ainda que citamos três dos melhores, há outros óleos naturais que podem ser utilizados em um tratamento caseiro para a acne. O óleo de coco, por exemplo, é uma opção que hidrata a pele e a limpa de impurezas. O óleo de jojoba é outros poderoso limpador que pode dar uma cara nova a sua pele e eliminar bactérias e fungos, além de estimular a cicatrização de marcas de acne.

Montamos uma receita poderosa com ingredientes naturais que pode resolver o seu problema de vez. Confira:

Ingredientes

  • 1 colher de óleo de coco
  • 3 colheres de mel
  • 1 colher de vinagre de maçã
  • 20 gotinhas de óleo de sálvia
  • 2 cápsulas de probióticos vivos (vendidas em farmácias)

Passo a Passo

Misture todos os ingredientes, guarde em um recipiente limpo e utilize diariamente na sua pele.

Lembramos que, para casos mais severos de acne, você deve obviamente procurar a ajuda de um dermatologista para avaliar qual é o tratamento mais adequado para o grau da sua acne. Saiba mais sobre graus de acne no vídeo abaixo:

Você tem dúvidas sobre o uso de algum dos óleos ou sobre a nossa receita especial? Compartilhe a sua dúvida abaixo e responderemos! Você conhece alguém que tem problemas com espinhas e quer ajudar esta pessoa? Envie este artigo para ela!

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘mais saudáveis do mundo

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest