INCRÍVEL! 9 Benefícios da Coenzima Q10 (CoQ10) para a Saúde

A coenzima Q10 (também chamada pela sigla CoQ10) é um composto responsável pelo auxilio na geração de energia celular. Ela é produzida naturalmente pelo organismo, porém sua síntese tende a cair com a idade. A notícia boa é que é possível suplementá-la ou ingeri-la através da alimentação. Algumas doenças, como doenças cardíacas, demências, diabetes e alguns tipos de câncer costumam retardar a síntese desta enzima. Não se sabe exatamente se estas doenças que reduzem a CoQ10 ou se a deficiência de CoQ10 é um dos fatores responsáveis pelo surgimento de tais patologias. O que é certo é que esta enzima é rica em benefícios para a sua saúde.

O que é? Definição!

A CoQ10 é um composto que fica nas mitocôndrias celulares. Tais mitocôndrias produzem energia para o bom funcionamento do organismo e protegem as células da ação maligna de diversas bactérias e vírus. Idosos, como dito acima, costumam apresentar uma maior deficiência desta enzima. Porém, há diversas outras causas da queda da síntese da CoQ10. Confira algumas delas:

  • Alimentação pobre, principalmente deficiente em vitamina B6;
  • Problemas congênitos de natureza genética;
  • Doenças que atingem as mitocôndrias;
  • Tratamentos que utilizam estatinas.

As funções desta enzima no organismo são diversas. Entre elas:

  • Auxilia no processo de geração de energia celular;
  • Auxilia na transferência de energia entre as células;
  • Protege as células de vírus, bactérias e ação oxidativa.

Embora esta enzima esteja presente em todas as células do seu organismo, ela é presente em maiores quantidade em órgãos que exigem maiores energias para o seu funcionamento, como o coração e o fígado. Confira abaixo uma lista dos nove principais benefícios desta enzima para o seu organismo.

Auxilia no Tratamento de Insuficiência Cardíaca

combate as doenças cardíacas

São diversas as doenças que ocasionam a insuficiência cardíaca. Tal condição pode ocasionar danos oxidativos e inflamações nas veias e artérias, tendo por consequência a incapacidade do coração contrair, relaxar e bombear sangue funcionalmente. Diversos estudos mostram que o tratamento de insuficiência cardíaca com CoQ10 se mostrou eficaz. Isso se dá porque esta enzima resulta os níveis de produção de energia celular, diminuindo os danos oxidativos e melhorando todas as funções cardíacas.

Pode Ajudar na Fertilidade

É fato que a fertilidade da mulher decaí com a idade. A CoQ10 está relacionada a este processo. Isso se dá porque, com a idade, a produção desta enzima diminui, fazendo com que os óvulos se tornem mais propensos a danos oxidativos. A suplementação desta enzima esta relacionada a reversão desta queda que se dá com a idade. Isso também ocorre com homens, pois o esperma é propenso a sofrer danos oxidativos, reduzindo sua quantidade e qualidade, comprometendo a fertilidade masculina. Assim sendo, a suplementação desta enzima pode ajudar na fertilidade, seja protegendo contra o dano oxidativo quanto aumentando a atividade espermática.

Mantém a Pele Jovem

A pele é considerada um órgão. E o maior do seu corpo! Os radicais livres presentes na pele são os responsáveis pelo efeito oxidativo que causa o envelhecimento da pele, dando uma aparência mais madura. Isso se dá também por hormônios desregulados. O uso tópico desta coenzima pode não só prevenir estes danos internos, como proteger a pele de danos externos (como raios ultravioletas e poluição urbana). Estudos mostraram, curiosamente, que o seu uso tópico pode até mesmo reduzir a intensidade de rugas. Por fim, pesquisas indicam que pessoas com baixos níveis desta enzima tem maior probabilidade de desenvolver um câncer de pele.

É um Analgésico para Dores de Cabeça

Uma das causas para as incômodas dores de cabeça é a falta de energia em células do cérebro. Por melhorar a função mitocondrial, esta enzima pode reduzir inflamações suscitadas por enxaquecas, reduzindo as dores de cabeça. Estudos também relacionam a presença da enxaqueca em pessoas com baixos níveis desta enzima. Ela não só é um excelente tratamento, como a sua suplementação age de maneira preventiva.

Ajuda no Desempenho Físico

pratique esportes
EXERCÍCIOS

Se você se sente cansado em iniciar uma caminhada, corrida ou academia, saiba que a suplementação desta coenzima pode te ajudar. O estresse oxidativo – que ela combate – é uma das causas de desfunção muscular, o que compromete o desempenho físico na prática de exercícios. Ela também auxilia na redução da fadiga.

Ajuda no Tratamento contra a Diabetes

Uma das causas da diabetes é o estresse oxidativo. Outra das causas é uma disfunção mitocondrial da celular. Esta enzima é capaz de neutralizar a sensibilidade à insulina e normalizar os níveis de glicose no sangue. Por fim, ela também potencializa a quebra de gordura, o que previne a diabetes e a obesidade – uma das maiores causas de morte do mundo. Dado isso, a suplementação de CoQ10 pode não só prevenir a diabetes como auxiliar no tratamento.

Previne o Câncer

combate

Um dos principais causadores do câncer é o estresse oxidativo, o mesmo que causa a diabetes. Assim sendo, quando o organismo se protege contra a oxidação das células, ele se torna mais resistente ao aparecimento de diversos tipos de câncer. Um estudo mostrou, por exemplo, que pacientes com câncer tinham níveis menores da enzima CoQ10, o que nos mostra o quão importante ela é para prevenir este tipo de doença. Outro estudo mostrou que indivíduos que suplementavam esta enzima tinham uma menor chance de reincidência da doença.

Faz bem para a Mente

quadro famoso

O nosso cérebro é um órgão importantíssimo que governa diversos outros órgãos do corpo humano. E a fonte de energia que ele utiliza são as mitocôndrias. Dado que as mitocôndrias perdem parte de sua função quando nós envelhecemos, surge a possibilidade de doenças como o mal de Azlheimer e o mal de Parkinson. Pela enzima CoQ10 reduzir os danos oxidativos, ela é uma excelente protetora da sua mente, dado que protege as células dos danos oxidativos e preserva a função da mitocôndria.

Fontes de CoQ10

Você pode suplementar esta enzima, porém ela pode ser encontrada em diversos alimentos. A saber:

CarnesCoração, fígado e rim
Peixes gordosTruta, Arenque, Cavala e Sardinha
LegumesEspinafre, Couve-flor e Brócolis
FrutaLaranja e Morango
NozesSementes de gergelim e pistache
ÓleosÓleo de Soja e Óleo de Canola

Para concluir o nosso artigo, ressaltamos que esta enzima é importantíssima para diversos processos que ocorrem a nível do organismo, como a síntese de energia nas células e o processo de combate aos radicais livres. Assim sendo, suas propriedades agem combatendo diversas doenças e prevenindo diversos males de saúde.

Você tem dúvidas? Deixe um comentário abaixo!

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘mais saudáveis do mundo

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest