15 Benefícios Maravilhosos da Cebolinha para sua Saúde [Ciência]

Natural da China e das Terras Altas da Sibéria, a cebolinha é uma erva muito apreciada em nosso país, usada principalmente como tempero. Atualmente, essa planta está presente em quase todas as culinárias, devido ao seu perfume e gosto marcante.

Porém, o que muitas pessoas não sabem é que, além de dar aquele saborzinho especial nas comidas, a cebolinha é uma planta rica em nutrientes e pode trazer uma série de benefícios para a nossa saúde.

Propriedades Medicinais

Propriedades Medicinais

A cebolinha é uma erva com baixíssimo índice calórico, chegando a ser quase zero. Porém, enquanto possui baixas calorias, também é uma erva rica em nutrientes benéficos à nossa saúde, como vitaminas, minerais e antioxidantes.

As vitaminas A e C são encontradas em abundância na planta, assim como também são encontradas fibras alimentares e minerais, como o cálcio, magnésio, fósforo e potássio. Além disso, a cebolinha é rica em vitamina K e vitaminas do complexo B.

Porém, você sabe quais são os benefícios que essas propriedades podem trazer à nossa saúde? Portanto, hoje irei te apresentar os principais benefícios que a cebolinha pode trazer à nossa saúde!

Quais são os principais benefícios da Cebolinha?

Prevenção do câncer

Atualmente, uma série de estudos estão sendo realizados em busca de uma cura definitiva para o câncer, ou pelo menos uma forma de prevenção. A cebolinha é uma de muitas ervas com potenciais claros para atingir esse objetivo, devido ao seu grande número de nutrientes.

Uma dessas propriedades são os antioxidantes. Esses compostos são capazes de inibir o crescimento de tumores e a mutagênese, atuando na eliminação de radicais livres do organismo, principais causadores do crescimento de células cancerígenas.

Além disso, a cebolinha possui propriedades que auxiliam o corpo na produção de glutationa, um composto especializado na identificação de toxinas que podem causar o câncer e na eliminação desses males.

Em estudos realizados pelo Jornal do Instituto Nacional do Câncer, foi revelado que a cebolinha contém propriedades capazes de prevenir o câncer de próstata nos homens. Em relação aos outros tipos dessa doença, no entanto, ainda não foram realizados testes em seres humanos.

Porém, os resultados em testes realizados com animais também proporcionaram resultados animadores, onde a cebolinha se mostrou eficaz na inibição de tumores no esôfago e estômago.

Quais são os principais benefícios da Cebolinha?

Regula o sistema digestivo

Na maioria das vezes, problemas no trato digestivo podem ser superados apenas com pequenas alterações na alimentação diária. Nesse caso, a adição de cebolinha na sua dieta pode ser bastante benéfica para quem tem problemas regulares com o funcionamento do intestino.

A cebolinha é uma rica fonte de fibras, que atuam principalmente melhorando o trânsito intestinal. Além disso, a erva possui propriedades antibacterianas, capazes de eliminar as bactérias que atrapalham no bom funcionamento do sistema digestório, como por exemplo, a salmonela.

A presença de sais minerais, como o zinco, o cobre e o manganês, também é capaz de trazer bons resultados no tratamento de problemas digestivos e na regulação do intestino.

Melhora a imunidade do organismo

Com grande quantidade de vitamina C presente em suas folhas, a cebolinha é uma planta muito indicada quando tratamos de aumentar a defesa do nosso organismo. Além de ajudar na produção de colágeno, a vitamina C é um componente indispensável para a criação de vasos sanguíneos, células, tecidos e até mesmo músculos.

O enxofre, mineral presente na erva, auxilia na inibição do crescimento de fungos no organismo, atuando como um antifúngico natural. A vitamina K, outra vitamina muito importante da cebolinha, ajuda nos processos de coagulação e transporte de vitaminas no organismo.

Além disso, a vitamina C possui uma série de propriedades antibacterianas e antibióticas, que atuam na eliminação de impurezas da nossa corrente sanguínea. Muitas vezes, a cebolinha é recomendada para combater resfriados e gripes, devido à sua grande reserva de vitaminas.

Desintoxicação do corpo

Frequentemente, nosso corpo se encontra contaminado por metais e toxinas que absorvemos de alimentos, ou até mesmo do próprio ar. Para a nossa sorte, a cebolinha possui uma série de benefícios quando tratamos da desintoxicação do organismo.

Suas propriedades diuréticas são capazes de se combinarem com as outras defesas do nosso corpo, intensificando a desintoxicação do corpo. Nesse processo, até mesmo o excesso de gordura ruim é eliminado do corpo, mantendo sempre o bom funcionamento dos órgãos.

Fortalecimento dos ossos

Fortalecimento dos ossos

Uma frequente recomendação de profissionais da saúde para pessoas que possuem problemas ósseos, é a imediata inclusão de ervas, principalmente a cebolinha, e suas dietas.

Isso se deve principalmente pela atuação da vitamina K presente na planta, fundamental para o fortalecimento e regeneração dos ossos. Esse nutriente é indispensável na fixação do cálcio, mineral essencial para manter a densidade óssea.

Além disso, a grande quantidade de vitamina K encontrada na cebolinha é capaz de estimular o organismo na produção de osteocalcina, elemento muito importante para manutenção da densidade mineral nos ossos.

Contribui para a saúde ocular

Contribui para a saúde ocular

A cebolinha possui os carotenos luteína e zeaxantina, que atuam principalmente na diminuição do estresse oxidativo dos olhos. Dessa forma, esses compostos conseguem retardar o envelhecimento dos globos oculares, além de prevenir o desenvolvimento de catarata.

Como usar a cebolinha da forma correta?

A cebolinha é uma erva deliciosa e com um cheiro adorável, usada principalmente como tempero, dando sabor e aromas bem suaves a qualquer receita. Dessa forma, a inclusão dessa erva na sua dieta pode ser feita facilmente.

Além de não ser nem um pouco calórica, a cebolinha é repleta de nutrientes e benefícios para a saúde. Portanto, é recomendado que a erva seja adicionada apenas ao final das receitas, para que os nutrientes e o sabor sejam preservados.

É muito importante lembrar que, por mais que o alimento tenha uma série de benefícios, não deve ser consumido em excesso. O alto consumo dessa erva pode causar problemas gastrointestinais.

Portanto, não se esqueça de compartilhar nas suas redes sociais esse artigo, para que mais pessoas possam saber de todos esses privilégios que a cebolinha pode nos proporcionar. Além disso, nos conte tudo o que você aprendeu, e lembre-se de deixar qualquer dúvida nos comentários.

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *