Graça e mistério envolvem essa delicada planta chamada de Maria-dormideira!

Quem nunca brincou com suas folhas, que ao serem tocadas se fecham. Ela fazia a alegria da criançada, em uma época em que as crianças ainda brincavam na rua.

Vamos conhecer um pouco dessa planta que desperta a curiosidade de todo mundo, além de encantar com suas flores lilases.

A Maria-dormideira é originaria da América Central e é também conhecida por nomes como:

  • Não-me-toques;
  • Dorme-dorme;
  • Sensitiva;
  • Dormideira.

É uma planta muito comum em terrenos baldios, beira de estradas, pastagens etc. Ela é muito resistente ao solo, irrigação e temperatura, no entanto prefere o solo mais úmido.

todos os nomes da planta

A Maria –dormideira é um pequeno arbusto perene, pertencente a família Fabaceae ou Leguminosae, que é a família das ervilhas.

Seu nome se dá devido a forma como os folíolos das folhas se juntam, quando ela é tocada ou exposta ao calor.

Na família das ervilhas existem outras espécies com essa mesma sensibilidade e movimento das folhas como é o caso da Neptunia.

Algumas características das folhas da Maria-dormideira

Algumas características das folhas da Maria-dormideira

Essa interessante característica de fechar as folhas ao ser tocada, nada mais é que uma forma de defesa, principalmente contra grilos e outros insetos herbívoros. Quando os insetos pulam sobre a folha, ela se fecha rapidamente deixando-os sem o alimento. No entanto logo a seguir ela se abre novamente, voltando ao normal.

Existe na base de cada folha, células especializadas capazes de perder água com muita rapidez, essa reação acontece quando a planta recebe qualquer estimulo externo. Quando isso acontece os elementos químicos presentes no organismo desses vegetais, tais como o potássio e o sódio, auxiliam direcionando a água para um espaço vazio entre as células.

Propriedades Medicinais

Propriedades Medicinais

Essa planta, vem sendo muito utilizada na medicina popular, cuja tradição passa de geração em geração pois ela é rica em propriedades como:

  • Anti-inflamatória;
  • Antibacteriana;
  • Purgativa;
  • Antidepressiva;
  • Relaxante;
  • Cicatrizante.

Utilização da Dormideira

Ela é muito utilizada na zona rural, na medicina popular em forma de chá. Esse chá é preparado com suas folhas.

Pode-se também fazer seu preparo em forma de cataplasmas, que é feito com suas raízes.

A Maria-dormideira, é também muito utilizada para os problemas do fígado, prisão de ventre e também em gargarejos para inflamações de garganta, boca e dor de dente. Pode-se fazer ainda cataplasmas para reumatismos articulares ou tumores.

Lembrando que as plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico. Quando tomadas em altas dose podem prejudicar a saúde.

Maria-dormideira e seus benefícios

Maria-dormideira e seus benefícios

Como vimos essa misteriosa plantinha tem muitas propriedades para a nossa saúde, todavia, precisamos ficar atentos pois toda a planta é tóxica e seu uso interno deve ser muito cuidadoso.

Ela possui muitos benefícios, vamos conhecer mais alguns como:

  • Ação cicatrizante;
  • Antimicrobiana;
  • Anti-inflamatória;
  • Analgésica;
  • Anticonvulsiva;
  • Antidiarreica;
  • Hepatoprotetora;
  • Antioxidante;
  • Antihiperglicêmica;
  • Antiúlcera;
  • Antihelmíntica;
  • Antivenenosa.

A dormideira realmente é uma excelente erva medicinal e seus inúmeros benefícios nos mostram quanto nossa natureza é maravilhosa. A cura de todos os males pode ser encontrada através de inúmeras ervas da natureza.

O uso do cataplasma da raiz da Maria-dormideira, é indicado para o tratamento de diversos tipos de abcessos, enquanto as flores são indicadas para tratar corrimentos vaginais, feridas e tumores.

Os banhos da planta toda, são indicados para problemas de articulações como dores, inchaço, inflamações articulares e reumatismo.

A raiz também é indicada para tratamentos de irritabilidade, insônia, TPM, hemorroidas e feridas na pele.

Para se fazer o cataplasma o mais indicado é utilizar as ervas frescas, devendo-se macerar em água morna e aplicar sobre a região a ser tratada. Geralmente seu efeito é quase imediato quando se refere as dores.

Como cultivar a dormideira

Como cultivar a dormideira

Muitas pessoas preferem cultivar essa planta em sua própria casa, então aqui vão algumas informações de como fazer o cultivo através de sementes.

Coloque as sementes em uma tigela, e encha com água morna, deixando-as submersas durante toda a noite. Devido seus revestimentos serem rígidos, eles precisam ser amolecidos para iniciar a germinação.

Em um recipiente próprio, coloque a mistura de substrato. Plante as sementes, uma em cada recipiente pequeno a cerca de 6 mm de profundidade, logo após cubra as sementes com o solo.

Regue bem as sementes, e coloque o recipiente em um local quente e ensolarado, mantendo o solo úmido e quente. Provavelmente as sementes devem germinar em uma semana.

Transplante as plantas para vasos maiores quando achar necessário, e alimente-as com fertilizante seguindo as instruções da embalagem dos fertilizantes.

Depois é só esperar pelo seu crescimento e aproveitar toda sua beleza e seus inúmeros benefícios. Ela também fica muito bonita na decoração de sua casa, com suas flores de cor lilás.

Curiosidades da Maria-dormideira

Dizem que essa planta, quando colocada sob o travesseiro, proporciona sonhos eróticos. Basta colhe-la em uma noite de lua cheia, de preferência quando a dormideira estiver no signo de Escorpião.

Foi feita uma pesquisa onde se constatou que a dormideira é capaz de responder a estímulos e tem memória.

A planta através de um mecanismo era submetida a choques, que não ameaçavam sua integridade, sobre uma base de espuma. Os vasos caiam de uma pequena altura deslizando sobre um trilho.

Num primeiro impacto as plantas fechavam suas folhas, no entanto, com a repetição da queda, elas habituaram-se ao estimulo e mantinham as folhas abertas.

Passado um mês, e elas foram submetidas a novas quedas, todavia, elas permaneceram com as folhas abertas, demonstrando a capacidade delas de se lembrarem o que ocorreu no mês anterior.

Se amarrou nessas dicas?

Gostou das nossas dicas? Decidiu utilizar os inúmeros benefícios que essa fantástica planta nos oferece? Conhecer a história, suas origens e seus significados é algo realmente fascinante.

Como vimos a Maria-dormideira é uma planta com muitas propriedades e benefícios para nossa saúde, ajudando a prevenir e até mesmo curar diversos tipos de doenças. No entanto temos que ser muito cautelosos, pois é uma planta toxica, e ao ingerir podemos ter sérios problemas com a saúde.

E ai gostou desse artigo? Deixe seu comentário, sua sugestão, ajude-nos a disseminar o conhecimento.

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Linkedn

Você leu Planta Maria-Dormideira: Características/Benefícios/Curiosidades. O Homem Verde estará aqui para te ajudar sempre que precisar. Veja mais ideias:

Categorized in: