Fruta Pitomba: Benefícios, Usos e Modo de Preparo [Guia Completo]

Os inúmeros benefícios da fruta pitomba

A pitomba é uma fruta originária do Brasil, pertence à família das Myrtaceae. Ela também é conhecida no meio cientifico pelo nome de Talisia esculenta.

É uma fruta bastante curiosa, de forma arredondada e cor marrom, sua polpa fica protegida na casca.

Fruta Pitomba: Benefícios, Usos e Modo de Preparo [Guia Completo]

Dependendo da região onde ela é encontrada, pode ser conhecida por diversos outros nomes, entre os principais estão caruiri e olho-de-boi.

É uma fruta que pode atuar em várias áreas, no que diz respeito a saúde, entre as principais:

  • Fortalece o sistema imunológico;
  • Atua no desenvolvimento dos ossos;
  • Protege o sistema vascular;
  • Colabora na formação de hemoglobina.

A pitomba pode ser encontrada em feiras livres e supermercados. Não existe restrição para o seu consumo, dessa maneira ela pode entrar na dieta natural ou como ingrediente no preparo de sucos.

Porque devemos consumir a pitomba

Porque devemos consumir a pitomba

A pitomba além se ser uma frutinha doce, possui muitas propriedades para a nossa saúde, vamos conhecer um pouco das vantagens de consumirmos essa diferente frutinha:

Combate problemas intestinais: para quem tem problemas intestinais, consumir essa fruta pode ajudar muito, pois ela é composta de muitas fibras, sendo assim além de auxiliar na digestão, a pitomba ainda pode tratar diarreias graves.

Fortalece o sistema imunológico: a pitomba age na proteção do sistema vascular, desse modo problemas como a anemia podem ser evitados. Por conter uma grande quantidades de vitamina C, essa fruta pode ser consumida com o intuito de auxiliar o organismo a evitar o desenvolvimento de doenças, como o resfriado e gripe.

A pitomba também ajuda com a formação de hemoglobina, que atua na cicatrização de feridas. Por ser dotada de ação antioxidante, ela ajuda também a combater os radicais livres que são os causadores da degeneração das células. Dessa maneira o envelhecimento precoce é retardado reduzindo o aparecimento de rugas.

Proteção óssea: rica em cálcio, essa estranha fruta atua no fortalecimento e desenvolvimento dos ossos. Sendo assim doenças como a osteoporose podem ser evitadas. Além disso ela também auxilia no fortalecimento das células.

Propriedades cicatrizantes: o consumo da pitomba favorece a função glandular, ajudando assim na cicatrização das feridas. Ela possui também ação adstringente, que auxilia na desinfecção dos ferimentos.

Propriedades antioxidantes: o consumo de substancias maléficas para o nosso organismo traz consequências que espiram mais cuidados, algumas podem ocasionar alteração no DNA. É ai que aparecem problemas como o câncer e doenças no coração. Por essa razão o consumo da pitomba ajuda a evitar esses problemas, justamente pela presença da vitamina C.

mais saudáveis do mundo

Como podemos consumir essa exótica fruta

Como vimos a pitomba é uma excelente fonte de vitamina C, por essa razão ela traz muitos benefícios, como a prevenção do envelhecimento precoce e outras doenças que tem a ver com os radicais livres.

De acordo com uma nutricionista, existe um horário onde a ingestão da fruta é mais indicada, segundo ela seria após o almoço, devido a presença da vitamina C, que auxilia na absorção do ferro existente na carne e no feijão.

Como podemos consumir essa exótica fruta

A pitomba também é uma excelente opção para ser ingerida nos lanches entre as refeições, pois seu índice calórico é baixo. Em 100 gramas da fruta, ela possui cerca de 40 calorias o que é um número bem baixo.

Uma das formas mais comuns de consumir essa fruta é ao natural, basta remover a casca que envolve toda a popa, ela vai aparecer em cor esbranquiçada. Algumas pessoas acham a ingestão dessa fruta um tanto trabalhosa.

Outra maneira de incluir a pitomba na alimentação é através de sucos, onde pode-se usar açúcar ou adoçante, todavia deve-se levar em conta que ela já é uma fruta doce.

Modo de preparo da Pitomba

Modo de preparo da Pitomba

Confira uma receita bem simples do suco de pitomba:

Ingredientes:

  • 8 pitombas;
  • 150 ml de água filtrada;
  • Açúcar ou adoçante a gosto;
  • Gelo a gosto.

Modo do preparo:

  1. Remova as cascas das frutas, não precisa retirar o caroço;
  2. Coloque os ingredientes no liquidificador, exceto o gelo. Bata bem até que se forme o suco;

Se preferir pode coar, mas o ideal é degustar desse jeito, para absorver melhor os nutrientes. Por último é só colocar o gelo e saborear.

Curiosidades da pitomba

Curiosidades da pitomba

A pitombeira é uma árvore originaria da região amazônica, ela chega a atingir até 15 metros de altura, sua copa é arredondada e o seu caule possui muitos ramos de casca lisa e acinzentada.

Suas flores dão em cachos e são brancas e perfumadas. O fruto, a pitomba, é bem carnoso e sua casca possui uma cor amarelo acinzentado. Possui um caroço grande e alongado. Tem um sabor agridoce, saboroso e muito apreciado pelas pessoas. Seu caroço por ser muito adstringente é utilizado contra a diarreia crônica.

A pitombeira desenvolve-se em regiões de clima quente e temperado e em solos profundos e bem drenados.

A colheita é dificultada pela altura da árvore, no entanto essas pequenas frutinhas resistem bem as quedas e pancadas, devido sua casca muito dura.

A pitombeira é muito utilizada na arborização de parques, na recomposição de matas de preservação e também na alimentação de muitas espécies de pássaros.

O tempo de frutificação é demorado, costuma ocorrer entre 5 a 10 anos após o plantio.

Algumas dicas para você!

Algumas dicas para você!

Como vimos, a pitomba tem muitas propriedades para nossa saúde, seus inúmeros benefícios nos ajudam a evitar e até mesmo controlar algumas doenças.

Vale a pena começar a introduzir essa pequena fruta em nosso cardápio, pode-se começar aos poucos, lembrando sempre que o melhor horário para o consumo é após as refeições, devido ela ser rica em vitamina C.

Alguns estudos afirmam, que essa fruta é excelente para mulheres gestantes, devido seus inúmeros benefícios a saúde. Todavia o ideal é a gestante primeiro consultar seu médico, dessa forma ele irá aconselha-la qual a melhor maneira de consumo.

Gostou desse artigo?

Gostou desse artigo

E ai gostou das nossas dicas? Decidiu introduzir essa deliciosa frutinha em sua dieta?

Conhecer todos os benefícios dos alimentos, para a nossa saúde é muito importante.

Como vimos, além de muitas propriedades e benefícios para a nossa saúde, a pitomba é uma fruta de baixíssima caloria, podendo dessa forma ser consumida mesmo estando de dieta de emagrecimento.

E ai gostou desse artigo? Deixe seu comentário, sua sugestão, ajude-nos a disseminar o conhecimento.

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *