11 TOP Benefícios COMPROVADOS da Quinoa para a Saúde

A quinoa é um alimento muito popular na culinária do mundo todo. Ele é muito completo e saudável para a alimentação de crianças e adultos. Por não ter glúten e se rico em proteínas, ele é um dos poucos alimentos vegetais que contém os 9 aminoácidos essenciais para a manutenção do organismo humano. Além disso, ele contém uma boa quantidade de fibras, vitaminas e nutrientes, além de compostos antioxidantes que protegem o corpo dos radicais livres. Neste artigo, vamos expôr 11 benefícios surpreendentes da quinoa para a saúde.

Rico em Nutrientes

rico em nutrientes

Embora muitos acreditem que a quinoa seja um cereal, ela é uma semente. Uma curiosidade é que os incas o cultivava com uma semente sagrada, sendo considerada a “mãe de todos os grãos“. Hoje, ele se espalhou por todo o mundo, considerado um alimento muito saudável, vendido em lojas de produtos naturais e presente nos principais pratos de restaurantes que vendem a alimentação saudável. Há três tipos de quinoa principais: a branca, a vermelha e a preta. Uma xícara de quinoa cozida contém:

Proteínas8 gramas
Fibras5 gramas
Manganês58% das necessidades diárias recomendadas
Magnésio30% das necessidades diárias recomendadas
Fósforo28% das necessidades diárias recomendadas
Folato19% das necessidades diárias recomendadas
Cobre18% das necessidades diárias recomendadas
Ferro15% das necessidades diárias recomendadas
Zinco13% das necessidades diárias recomendadas
Potássio9% das necessidades diárias recomendadas

Além disso, este grão conta com 10% das necessidades diárias das vitaminas B1, B2 e B6; além de pequenas quantidades de cálcio, vitamina B3 e vitamina E. Nesta mesma xícara, contém:

Calorias222
Carboidratos39 gramas
Gorduras4 gramas

Ainda contém pequenas quantidades de ácidos graxos ômega 3.

Outra curiosidade é que a NASA (Agência Espacial Americana) pretende lançar um projeto de cultivo espacial da quinoa, por conta de seu valor nutricional e facilidade de cultivo.

Rica em Quercetina e Kaempferol

Rica em Quercetina e Kaempferol

Além dos nutrientes básicos supracitados, a quinoa é rica em quercetina e kaempferol, que são antioxidantes vegetais conhecidos como flavonóides, que oferecem dezenas de benefícios para o organismo humano. Tais compostos são encontrados em grande quantidade na quinoa. Estes compostos combatem inflamações, vírus e previnem o câncer. Além disso, alguns estudos feitos com animais mostraram que tais compostos agem como antidepressivos.

Rico em Fibras

Rico em Fibras

Para cada 100 gramas de quinoa, encontramos cerca de 15 gramas de fibras, o que é uma quantidade elevadíssima em comparação com outras fontes vegetais de fibras. Todavia, boa parte destas fibras encontradas na quinoa são insolúveis, o que não tem os mesmos benefícios das fibras solúveis (reduzir o colesterol ruim, diminuir os níveis de açúcar do sangue, aumentar a saciedade e auxiliar no emagrecimento). Eis um alimento muito recomendado para pessoas que sofrem com a constipação intestinal ou algumas patologias que afetam os intestinos.

Livre de Glúten (recomendada para celíacos)

Livre de Glúten

Por não conter nada de glúten, a quinoa é um alimento recomendado para alérgicos ao composto. Atualmente, muitos nutricionistas tem defendido uma redução ou até mesmo eliminação do glúten na dieta ocidental. Isso porque o glúten causa diversos malefícios para a saúde, como mostrou, por exemplo, o livro Barriga de Trigo. Eis uma excelente fonte de alimentação para aqueles que visam cortar o glúten sem abandonar pão, macarrão e outros alimentos que costumam ser feitos de farinha de trigo refinada.

Rico em Proteína e Aminoácidos Essenciais

Rico em Proteína e Aminoácidos Essenciais

Há nove aminoácidos que o organismo precisa por não serem produzidos no corpo. Tais aminoácidos são chamados de aminoácidos essenciais e devem ser ingeridos através da dieta. O quinoa tem os nove, o que a faz um alimento completo, de alto valor biológico. Alguns alimentos vegetais são pobres em alguns destes aminoácidos (como a lisina). A quinoa é a exceção, sendo mais rica em proteínas (feita de aminoácidos) que a maior parte dos grãos encontrados no mercado. A quinoa é uma excelente opção de fonte proteica para vegetarianos e veganos.

Contém um Baixo Índice Glicêmico

Contém um Baixo Índice Glicêmico

O índice glicêmico nada mais é do que a velocidade que um alimento digerido eleva os índices de glicemia no sangue (picos). Os alimentos com alto índice glicêmico estão associados ao estímulo da fome e ao ganho de peso. Pessoas com doenças como a obesidade devem reduzir e evitar o consumo de tais alimentos. Além disso, tais alimentos são associados com o aparecimento de doenças como a diabetes tipo 2 e algumas doenças celíacas. A quinoa tem um índice glicêmico de 53, que é considerado baixo pelos nutricionistas. Todavia, é importante lembrar que eis um grão rico em carboidratos, o que deve ser evitado para pessoas que seguem protocolos de dietas low carb.

Rico em Ferro e Magnésio

Rico em Ferro e Magnésio

Alguns minerais estão em deficiência na dieta de muitos brasileiros. Dois deles é o ferro e o magnésio, que podem ocasionar doenças como a anemia. A quinoa é rica em magnésio, potássio, zinco e ferro. Uma xícara de quinoa pode conter 30% das necessidades diárias que precisamos de magnésio, por exemplo. Como nem tudo são flores na vida, a quinoa contém o ácido fítico, que podem diminuir o potencial do organismo absorver tais minerais. Todavia, se você colocar a quinoa de molho antes de cozinhar, você pode diminuir a quantidade de ácido fítico presente na quinoa e torná-la mais nutritiva. Outro contra é que a quinoa contém oxalato, um composto que podem diminuir a absorção de cálcio.

Rico em Antioxidantes

Rico em Antioxidantes

Os antioxidantes são substâncias que reduzem a ação dos radicais livres, prevenindo o envelhecimento e combatendo diversas doenças, como alguns tipos de câncer. Um estudo comparou diversas leguminosas e concluiu que a quinoa tinha a maior quantidade de antioxidantes entre os dez alimentos comparados.

Auxilia no Emagrecimento

benefícios do pistache
Emagreça!

Se você precisa emagrecer, a quinoa é uma excelente pedida. Isso porque ela tem compostos responsáveis por aumentar a saciedade e acelerar o metabolismo, fazendo você comer menos e queimar mais gorduras. Por ser rica em proteínas, ela acelera o metabolismo. Por ser rica em fibras, ela reduz o apetite. Por fim, seu baixo índice glicêmico, supracitado, é responsável por diminuir a ingestão de calorias. Ainda que não exista um estudo controlado mostrando os efeitos da alimentação com quinoa para perder peso, tudo indica que ela seja um excelente alimento para quem busca se manter em forma.

Confira uma receita deliciosa para preparar quinoa na sua casa:

Você tem dúvidas? Deixe um comentário!

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘mais saudáveis do mundo

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest