10 Principais Benefícios/Usos do Carvão Ativado para Saúde e Beleza

O carvão ativado é utilizado em diversos procedimentos de desintoxicação do corpo. Ainda que seja produzido a partir de diversas matérias primas, o ideal para a finalidade de melhorar a saúde e tornar o corpo mais belo são os feitos a partir de fontes naturais, como as cascas de coco e outras fontes. Neste guia, você vai entender tudo o que precisa para começar a utilizar o carvão ativado nos procedimentos estéticos e para promover a saúde.

Um dos usos medicinais mais comuns deste produto é o tratamento para envenenamentos e para a overdose de algumas drogas. Porém, ele também pode ser utilizado no combate aos gases, na redução do colesterol ruim e até mesmo para evitar a ressaca.

usos e benefícios

O seu funcionamento é muito simples. Ele absorve substâncias tóxicas e produtos químicos em seus poros ocasionando um detox da região aplicada. O carvão ativado tem íons que puxam as toxinas e substâncias químicas maléficas.

Atenção: o carvão ativado não é o carvão utilizado para assar carnes. Este nunca deve ser ingerido.

Confira abaixo os dez principais usos do carvão ativado.

Clareamento Caseiro

dentes brancos

É sabido que o consumo de cafés, chás, refrigerantes, vinhos e algumas frutas pode amarelar os dentes e manchá-los. Há diversos procedimentos odontológicos para o clareamento dental, mas muitos deles são ou caros ou desnecessários para o nível de amarelamento do seu dente. Assim sendo, há receitas caseiras eficientes para clarear dentes amarelos gastando pouco. O carvão ativado é uma delas. Além de promover um branqueamento dental, ele equilibra o pH da boca, prevenindo cáries, combatendo o mau hálito e prevenindo gengivites e outras doenças da gengiva.

Ele atua absorvendo pequenas partículas que mancham os dentes. Eis uma forma natural, barata, rápida e eficiente para ter o sorriso dos sonhos em poucos minutos.

Para utilizá-lo, basta comprá-lo em formato de pó e colocar nas sua escova de dente, efetuando uma escovação normal. Você pode repetir este procedimento até três vezes por semana para se obter melhores resultados.

Combate Gases e Inchaço

Eis um dos usos que poucos conhecem desta maravilha da natureza. Se você sofre de desconforto por conta de gases e inchaço intestinal, ele é uma excelente pedida para resolver os seus problemas. Para utilizá-lo para este fim, basta a ingestão de 500 miligramas de carvão ativado com água após a sua refeição. Após isso, tome mais um copo de água para auxiliar ma absorção do carvão ativado no seu organismo.

Previne a Ressaca

Por essa você não esperava, não é mesmo?! Sim, este produto pode prevenir a temida ressaca de uma noite em que você tomou mais do que deveria. Ele age como um detox do seu organismo contra as toxinas das bebidas alcoólicas, tornando o seu organismo menos propenso aos sintomas da ressaca. Alguns estudos ainda mostram que ele pode reduzir a quantidade de álcool no seu sangue. Alguns centros de emergência utilizando, inclusive, este produto para o tratamento de intoxicação por ingestão excessiva de bebias alcoólicas.

Filtração da Água

limpeza da água

Ainda que você beba água filtrada, por vezes ela vai ter resquícios de solventes, pesticidas, químicos e substâncias industriais. Assim sendo, é necessário uma segunda filtragem. E o carvão ativado pode fazê-la. Uma curiosidade é que em alguns sistemas de filtragem de água ele já é utilizado como agente filtrador – são os chamados filtros de carvão ativado.

Se você ingere água da torneira, é ainda mais importante você realizar uma filtragem desta água.

Tratar Intoxicações

Como citado na introdução, alguns centros médicos de emergências utilizam o carvão ativado para tratar envenenamento e alguns tipos de intoxicações dadas por ingestão de produtos químicos e tóxicos. Isso é eficiente porque o mercúrio, pesticidas, alguns venenos e fertilizantes se ligam ao carvão ativado via ionização protegendo o seu organismo de absorvê-los. É possível reverter, também, um possível abuso de medicamentos, como aspirina, ópio e paracetamol. Por fim, ele pode ser utilizado para tratar as chamadas intoxicações alimentares.

Pele Bonita e Saúde do Corpo

carvão ativado

Além dos usos por ingestão, para uma limpeza interna do organismo, ele pode ser utilizado em inúmeros tratamentos externos, como para o combate da acne, o tratamento de odores e até mesmo o alívio de picadas de insetos (e até mesmo de cobras).

Para picadas de mosquitos e abelhas, basta misturar carvão ativado em pó com óleo de coco em uma proporção de um para um e aplicar na região afetada pelo o inseto. Deixe por alguns minutos, lave e refaça a aplicação após meia hora.

Para o tratamento de acne, você deve misturar uma colher de carvão ativado com duas colheres de aloe vera e aplicar na pele afetada pelas espinhas. Aguarde, então, a secagem e enxague com água morna.

Limpeza Digestiva

Muitas toxinas que chegam até o nosso sistema digestivo causam reações alérgicas e danos oxidativos. Limpando o seu sistema digestivo desta toxinas é possível melhorar a memória, a concentração, reduzir dores e curar diversos males. O que cria este cenário de toxidade são alguns elementos presentes no modo de vida ocidental, como a ingestão de alimentos contaminados por pesticidas, a exposição do corpo ao mofo e produtos químicos presentes na água ingerida.

Para realizar a limpeza digestiva é muito simples: ingira 10 gramas de carvão ativado com água antes de cada refeição. Repita o procedimento em todas as refeições por dois dias para completar a limpeza.

Prevenção de Rugas

prevenção de envelhecimento

Ao longo deste artigo, já foi possível perceber que o carvão ativado é um dos mais poderosos detox naturais que existem. O envelhecimento nada mais é do que uma reação natural do corpo às toxinas que somos expostos ao longo da vida. Para diminuir a velocidade em que o nosso corpo e a nossa pele envelhecem, basta reduzir este dano oxidativo causado pelo ambiente e pela alimentação. O carvão ativado age desintoxicando o seu corpo destes danos.

Para utilizar o carvão ativado para prevenir rugas e o envelhecimento precoce, basta tomar duas cápsulas de carvão vegetal por dia após as refeições.

Efeitos Colaterais

Embora este produto seja um remédio natural poderosíssimo para diversos males como visto neste guia, nem tudo são flores na vida e ele deve ser evitado em determinadas circunstâncias. Você deve evitá-lo caso esteja sob alguma dessas circunstâncias:

  • Sangramento intestinal;
  • Intestino preso;
  • Desidratação;
  • Cirurgias recentes na região abdominal;
  • Uso de alguns tipos de medicamentos (consultar o seu médico).

Você tem dúvidas sobre o carvão ativado? Deixe-a abaixo! Este artigo te ajudou? Que tal enviar para os seus amigos para que eles conheçam as maravilhas deste produto!

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘mais saudáveis do mundo

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest