Curry: Benefícios e Propriedades SURPREENDENTES do Tempero Asiático!

Principal expoente na culinária asiática, o curry é um delicioso tempero que contém diversas propriedades medicinais. O curry na verdade é uma mistura de diversas especiarias, cuja base é o pó seco de folhas da árvore-de-caril, açafrão, cardamomo, gengibre, noz moscada, pimenta, canela, coentro e cravinho. Quanta coisa, em?

Agora, imagine as propriedades curativas desse alimento. Este é o tempero que muitas pessoas buscam quando desejam trazer benefícios à saúde, eliminando o sal de suas cozinhas e adicionando o curry.

Para você entender melhor os benefícios e propriedades desse alimento, preparamos esse artigo com tudo o que você precisa saber sobre o curry para ter uma vida mais saudável e feliz.

Conteúdo

Propriedades do Tempero

tempero

Por ser uma combinação de um monte de especiarias, o curry possui um alto valor nutritivo. É difícil determinar realmente quais são as propriedades exatas do tempero, pois existem diversas formas de preparo da especiaria, que variam de região em região. No entanto, podemos dizer que existe sim uma receita tradicional do alimento.

Composto por diversas ervas, o curry é uma excelente fonte de fibras alimentares, fator que faz o alimento ser muito conhecido pelas suas propriedades de emagrecimento. Além disso, o curry é rico em vitaminas, como a vitamina C, vitamina K, complexo B e riboflavina.

O curry também possui diversos compostos antioxidantes, que atuam principalmente na conservação do tecido e como agente anti-inflamatório, onde muitos de seus ingredientes são usados em remédios para tosse, antibióticos e até mesmo em tratamentos experimentais contra o câncer.

Cada especiaria que compõe o curry está repleta de propriedades curativas reconhecidas pelas medicinas populares. Um desses fatores é a presença de uma série de sais minerais, como ferro, cobre, potássio, magnésio e até mesmo cálcio.

Quais são os benefícios do Curry?

Quais são os benefícios do Curry

Composto por inúmeras ervas, o curry também possui um grande poder medicinal. Veja a seguir principais benefícios do Curry para a saúde:

O curry ajuda a emagrecer

Dentre os inúmeros benefícios do curry, talvez o mais famoso seja a grande propriedade de emagrecimento desse tempero. Essa especiaria possui ingredientes que são capazes de acelerar o metabolismo e aumentar o gasto calórico no organismo, conhecidas como propriedades termogênicas.

Assim, o corpo gasta mais energia do que deveria ao executar suas tarefas, causando um déficit calórico. Essas propriedades são fornecidas principalmente pela pimenta e pela canela, componentes importantíssimos no preparo do tempero.

A canela presente no curry também tem ótimas propriedades que ajudam no emagrecimento, proporcionando saciedade, além de acelerar o metabolismo e reduzir a hipertensão.

Porém, vale lembrar que por mais que o curry ative o metabolismo e acelere o emagrecimento, ele não fará milagres. Portanto, você não deve abusar de alimentos gordurosos achando que o curry vai dar conta de queimar toda gordura. Além disso, o consumo em excesso desse tempero pode fazer mal ao seu organismo, tornando-se um veneno.

Melhora o desempenho do sistema digestivo

Os ingredientes presentes no curry possuem ótimas propriedades quando se trata do sistema digestivo. A pimenta e o cardamomo, especiarias utilizadas no curry, são os principais responsáveis no auxílio da digestão, além de ajudarem na prevenção dos problemas de estômago e de constipação.

Além disso, essa especiaria tem grande constituição de fibras alimentares, que ajudam na limpeza do intestino e na suavidade da digestão, além de darem a sensação de saciedade ao organismo.

O curry ajuda a diminuir dores e inchaços

A cúrmura, presente em grande quantidade no curry, é responsável por grande parte dos benefícios do alimento. Em muitos casos de artrite e inflamação nas articulações, o tempero está presente no tratamento por causa de seu efeito anti-inflamatório.

O alimento é capaz de agir no organismo reduzindo inchaços e aliviando a dor, como uma espécie de sedativo. Em uma série de pesquisas com animais, os efeitos contra inflamações da cúrmura foram testados e aprovados. Porém, ainda não existem muitos estudos sobre os efeitos que essa planta pode causar em seres humanos, mas seus consumidores atestam a eficácia da erva.

Prevenção do curry contra o câncer

Estudos realizados em pacientes com câncer mostram que os alimentos com propriedades antioxidantes podem ajudar no tratamento da doença, e até a prevenir esse mal. Além disso, os antioxidantes podem atuar no combate de diversas outras doenças relacionadas à deformação de células, como as doenças crônicas.

O açafrão presente no curry é um dos ingredientes desse tempero mais estudados, com destaque na sua eficiência na prevenção do câncer de mama e de próstata, graças às suas propriedades antioxidantes.

deve ter na sua cozinha

O curry melhora a saúde do coração

Doenças cardíacas são tão perigosas que chegam a ser temidas como o câncer. Dois ingredientes encontrados no curry, o cardamomo e o manjericão, possuem grandes propriedades benéficas para a nossa saúde cardiovascular.

O manjericão, assim como o cardamomo, é excelente vasodilatador. Além disso, eles afetam as proteínas que reduzem a tensão nos vasos sanguíneos, reduzindo a pressão arterial e prevenindo que a pessoa tenha doenças como a aterosclerose, ataques cardíacos e derrames.

É um antidepressivo natural

Diversos ingredientes presentes no curry possuem propriedades calmantes e antidepressivas, que promovem a sensação de bem-estar no nosso organismo. O gengibre por exemplo, atua na redução dos sintomas de ansiedade, tristeza e descontrole emocional que estão presentes na depressão.

Além disso, a canela pode trazer também substâncias que estimulam a produção de endorfina e serotonina, conhecidas por trazer as sensações de prazer e bem-estar.

Como usar na cozinha?

O curry sem dúvidas é um dos temperos mais recomendados para quem quer emagrecer e ter uma dieta rica em vitaminas. O gengibre presente no curry, por exemplo, é indicado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como um dos alimentos mais nutritivos do mundo. Como já deve ter percebido, os benefícios do curry para a saúde são incontáveis. Mas você deve estar se perguntando: Onde eu posso usar o curry?

Embora ele seja usado frequentemente como tempero para frangos e carnes, vegetarianos e veganos também podem fazer o uso eficaz desse superalimento. Em pratos com legumes e verduras, o curry deixa um gosto especial, principalmente junto de cenoura, batata e lentilha.

Além disso, o curry é muito utilizado nos países asiáticos como tempero para o arroz branco ou na salada, e até mesmo na sopa, onde deixa o alimento com um saber totalmente especial. Como esse tempero é vendido apenas em pó, basta colocar uma pitadinha em cima do alimento que você deseja e voy lá! Está pronto para ser apreciado.

E aí? Você sabia de todas essas curiosidades sobre o Curry? Não se esqueça de compartilhar com a gente nos comentários tudo o que você aprendeu hoje sobre esse tempero dos deuses!

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *