9 Benefícios CIENTÍFICOS do Kefir para Saúde [Incrível!]

O kefir é considerado o elixir dos deuses pelos nutricionistas. Ele é uma bebida riquíssima em nutrientes e probióticos que promove a saúde digestiva e intestinal. Eis a versão plus do tradicional iogurte e deveria ser consumido por todos os habitantes do mundo. Fizemos uma lista dos nove maiores benefícios cientificamente comprovados do kefir para a sua saúde. É impossível você terminar de ler este artigo sem a vontade de tomar esta bebida incrível todos os dias.

kefir

Fonte Nutritiva

O kefir é uma bebida feita, geralmente, com leite de vaca ou leite de cabra – mas pode ser produzida com outros tipos de leite, como o leite de arroz. Ele é produzido a partir da adição de bactérias benéficas (probióticos) e leveduras. Geralmente, se estoca a bebida no escuro por um dia para que tais bactérias se reproduzam e fermentem os açúcares do leite utilizado. Esta especiaria surgiu na Europa Oriental, tendo este nome por conta da palavra turca keyif, que significa “bem estar” em turco. O perfil nutricional do kefir pode ser encontrado na tabela abaixo:

Proteínas6g
Cálcio20% das necessidades diárias
Fósforo20% das necessidades diárias
Vitamina B1214% das necessidades diárias
Riboflavina19% das necessidades diárias
Magnésio5% das necessidades diárias

As calorias, carboidratos e gorduras dependem do leite que é utilizado na produção da bebida. O kefir também é rico em compostos bioativos (ácidos orgânicos e peptídeos).

Probiótico Poderoso

probióticos

Os probióticos nada mais são que bactérias benéficas (nem toda bactéria é ruim para o organismo). O kefir é uma das bebidas mais ricas em probióticos que existe. Os probióticos servem para diversas funções, como auxiliar na digestão, na saúde intestinal, no controle do peso e até mesmo na saúde do cérebro.

Embora costuma-se tomar iogurte como fonte de probiótico (Yakut, por exemplo), o kefir é uma bebida mais potente que o iogurte em quantidade de probióticos.

Antibacteriano

Algumas das bactérias benéficas presentes nesta bebida tem propriedades antibacterianas que auxiliam no fortalecimento do sistema imunológico contra o surgimento de infecções. Isso incluí o lactobacillus kefiri, que é um probiótico que só se encontra no kefir. Este probiótico é responsável pela inibição do crescimento de diversas bactérias maléficas como a salmonella e a h. pylori.

O kefiran, que é um carboidrato presente nesta bebida, também é um poderoso antibacteriano natural que protege o organismo de diversos males.

Saúde Óssea

vitamina D

Uma das patologias mais comuns no ocidente é a osteoporose, que nada mais é que a danificação do tecido ósseo. Tal problema atinge, principalmente, pessoas da terceira idade do sexo feminino. Uma forma eficiente de prevenir este mal é a ingestão de cálcio, que fortalece a saúde óssea e retarda a danificação dos tecidos ósseos. O kefir não é só uma excelente fonte de cálcio para o organismo como também de vitamina K2, que age no metabolismo de cálcio. Estudos indicam que o kefir pode reduzir o risco de osteoporose em até 81%.

Previne o Câncer

combate

Eis uma das doenças que mais causa óbitos por todo o mundo. Embora ainda não tenha cura, há um conjunto de hábitos (principalmente alimentares) que podem reduzir a incidência do câncer. Há pesquisas apontando para o fato de que os probióticos são capazes de inibir o desenvolvimento de tumores malignos. Além disso, eles estimulam o fortalecimento do sistema imunológico.

Há um estudo, por exemplo, mostrando que o extrato de kefir reduziu as células cancerígenas de um câncer de mama em 56%, comparado a 14% com o extrato de iogurte. Mais estudos precisam ser feitos para mais conclusões científicas sobre o assunto.

Saúde Digestiva

Um dos problemas mais comuns no ocidente, dado a alimentação desequilibrada, com o excesso de açúcar, alimentos processados e refinados, é a dibiose intestinal, que nada mais é do que o desiquilíbrio de bactérias boas e ruins no intestino. O kefir auxilia na recuperação deste equilíbrio entre as bactérias, sendo um ótimo remédio contra a diarreia e a constipação intestinal. Os probióticos costumam ser recomendados por nutricionistas em quadros de intestino irritável, úlceras e outras doenças digestivas e intestinais.

Excelente para Intolerantes a Lactose

Leite de vaca e outras bebidas lácteas contém lactose, que é um açúcar que gera diversos sintomas negativos para intolerantes a este açúcar (por conta do organismo destas pessoas não conseguir digerir tal açúcar). Quando o leite é fermentado, a lactose se transforma em ácido láctico, o que torna estas bebidas mais pobres em lactose do que o leite. Além disso, o kefir tem enzimas que auxiliam na digestão da lactose. Dado esta conjuntura, o kefir costuma ser uma bebida agradável para intolerantes a lactose comparado ao leite de vaca. Há, também, a possibilidade de se produzir kefir sem lactose, com água de coco. Confira um vídeo abaixo com o tutorial fácil de como se produzir a bebida em casa utilizando água de coco:

Melhora Alergias e Asma

A alergia costuma atacar pessoas com um sistema imunológico mais fraco. O kefir, como é uma bebida que fortalece o sistema imunológico, pode combater inflamações e alergias, como a asma. Há estudos mostrando isso, mas são feitos com animais. Faltam, ainda, estudos com humanos para conclusões científicas mais certeiras.

Kefir é Fácil de Fazer

fácil de fazer

Eis não é exatamente um benefício para a saúde, mas um fato interessante sobre a bebida. Embora ela seja vendida em lojas (no Brasil, em alguns mercados e lojas de produtos naturais), nem sempre é possível confiar na qualidade do kefir comprado nessas lojas. Assim sendo, eis um produto que pode ser feito em casa, com a qualidade mais garantida. Há diversas receitas e produtos que podem ser utilizados para a produção caseira do kefir.

Para fazê-lo, você vai utilizar um leite, suco ou água como base (como o leite de vaca ou a água de coco) e vai precisar de grãos de kefir (que são vendidos em farmácias e lojas de produtos naturais). O procedimento para a produção é muito simples:

  1. Em um recipiente limpo, adicione a base a ser utilizada (leite, água ou suco) e adicione duas colheres de grãos de kefir;
  2. Tampe o recipiente e deixe no escuro por cerca de 24 horas;
  3. Retire os grãos de kefir e a bebida esta pronta.

Tem dúvidas? Deixe um comentário!

mais saudáveis do mundo

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest