Você Conhece a Fruta Gabiroba? Propriedades/Benefícios

Algumas frutas são muito conhecidas, e podem ser encontradas em todas as regiões brasileiras. Outras já não são tão conhecidas assim. A gabiroba é um exemplo de fruta que muita gente ainda não conhece. Gênero de frutas das Myrtceae. Essa frutinha deliciosa também é uma espécie ameaçada de extinção por causa do mau uso dos recursos naturais.
A gabiroba é uma árvore de baixo a médio porte, chegando a medir 8 metros de altura. É uma opção que ajuda muito a recuperar áreas degradadas, atraem muitos insetos polinizadores e abelhas, e são muito usadas no paisagismo urbano.

O ciclo dessa planta é perene, e ela não exige muito de um solo. Além do mais, ela apresenta boa resistência a períodos de estiagens e a climas diferentes. A flor é hermafrodita, com uma cor que varia entre o branco e o creme. E as suas folhas podem variar de verde-claro ao verde-escuro.
Conteúdo
Tipos de Gabiroba

Existem vários tipos de gabiroba, sendo cada tipo de uma região diferente.
- Tem a gabiroba do cerrado, que é miúda e mais saborosa (Campomanesia laurifolia).
- Tem a gabiroba arbórea (Campomanesia xanthocarpa), que é o tipo mais estudado para uso medicinal.
- Gabiroba-da-Amazônia ou gabiroba-açu (Campomanesia lineatifolia), encontrada nas matas tropicais úmidas.
- Tem também a gabiroba-do-campo (Campomanesia adamantium).
- E a gaboriba-do-litoral ou guavira (Campomanesia guaviroba), da região de Mata Atlântica, próxima de rios.
Para Que Serve a Gabiroba?

Cada região onde se encontra a gabiroba tem a sua forma de usá-la. Todos os tipos são comestíveis, todos possuem propriedades curativas e a casca de todos elas são um pouco amargas. No cerrado, a gabiroba é muito apreciada por possuir um sabor acentuado, devido ao sol da região. A fruta é usada para o preparo de sorvetes, de doces, licores e sucos. A gabiroba também pode ser consumida in natura.
A gabiroba é muito usada na medicina popular para:
- Tratar anemia, fraqueza e diminuir os níveis de glicose no sangue.
- A infusão dos frutos da gabiroba costuma ser usada para tratar diarreia, catarrais e disenteria.
- Tratar problemas de memória, regular o intestino, eliminar o catarro da bexiga e útero, disenteria e colesterol alto com o chá das folhas da gabiroba.
- Para tratar problemas urinários, usa-se a infusão da casca do troco da gabiroba. E o banho de assento contribui para reduzir hemorroidas.
- O banho das folhas também pode ser usado como uma excelente relaxante muscular.
- Os indígenas usam as folhas, o caule e a casca do tronco da gabiroba para tratar dor de dente, infecções e feridas na boca, dor de barriga, contusão e até para induzir o parto.
No entanto, as sementes e a casca dessa fruta não devem ser mastigadas, pois possuem alguns compostos tóxicos para o organismo.
Propriedades
A gabiroba é uma fruta repleta de nutrientes importantes para o nosso organismo, como: vitaminas do complexo B, vitamina C, niacina, carboidratos, sais minerais e proteínas.
Devido aos nutrientes presentes em sua composição, ela possui várias propriedades terapêuticas importantes, como, por exemplo: ação anti-inflamatória, antidiarreica, adstringente e antigripal.
Benefícios para Saúde

Além de ser uma fruta muito saborosa, a gabiroba possui uma série de benefícios para a saúde. Confira abaixo:
- Ajuda a combater a diarreia e a prisão de ventre, pois é uma fruta rica em água e fibras.
- Atua na prevenção da osteoporose, pois é fonte de cálcio.
- Ajuda na prevenção de doenças, como câncer, aterosclerose e gripe, por ser fonte de vitamina C, antioxidantes e compostos fenólicos.
- Ajuda a aumentar a disposição física, pois também é fonte de vitaminas do complexo B.
- E previne a anemia, devido ao ferro presente na sua composição.
Onde Encontrar a Gabiroba?

Podemos encontrá-la em matas da bacia dos rios de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. Podemos comprar em feiras livres, mercados, e até em sites que vendem mudas de plantas.
Sugestões de Receitas Passo a Passo
Vamos aprender algumas receitas fáceis e deliciosas à base de gabiroba, para você apreciar essa fruta deliciosa de várias maneiras:
1 – Sorvete de gabiroba
Ingredientes:
- 1 lata de suco de gabiroba (para preparar o suco, basta espremer cada uma das frutas para obter a polpa, e bater no liquidificador com um pouco de água).
- 1 lata de leite condensado
- ½ litro de creme de leite fresco
- 1 caixinha de creme de leite
Modo de preparo:
Bata no liquidificador o suco de gabiroba, o creme de leite e o leite condensado. Reserve. Separado, bata o creme de leite fresco, conforme instruções da embalagem, até virar chantilly. Em seguida, misture o chantilly com a primeira mistura que estava reservada. Coloque em um pote e deixe no congelador por cerca de 6 horas.
2 – Geleia de gabiroba
Ingredientes:
- 2 Kg de polpa de gabiroba (receita abaixo)
- 500 gramas de açúcar
Modo de preparo da polpa de gabiroba:
Lave bem as frutas e bata no liquidificador. Não precisa ser feita na hora de preparar a geleia. Se quiser fazer antes e congelar, não tem problema.
Modo de preparo da geleia:
Se a polpa estiver fresca, leve ao fogo e vá acrescentando o açúcar. Se estiver congelada, corte em pedaços pequenos, leve ao fogo e deixe derreter um pouco antes de acrescentar o açúcar.
Em ambas as formas, deixe a mistura ir cozinhando por cerca de 2 horas, mexendo de vez em quando para não grudar no fundo da vasilha. Depois de pronta, o ideal é conservar na geladeira. Pode ser consumida com queijo, biscoitos e torradas.
3 – Chá de gabiroba para combater infecção urinária
Ingredientes:
- 30 gramas de folhas e de cascas de gabiroba
- 500 ml de água
Modo de preparo:
Comece fervendo a água. Em seguida, desligue o fogo e adicione as folhas e cascas da fruta. Tampe o recipiente e deixe esfriando por cerca de 10 minutos. Tome duas xícaras do chá por dia sem adoçar.
Você gostou do que leu? Então, não se esqueça de deixar o seu comentário.

Olá, prazer conhecê-lo! Eu sou a Lory Aguiar. Empreendedora natural de Pernambuco, graduanda em biologia e blogueira do Homem Verde.
2 comentários
Marco Antonio de Carvalho e Souza · 26 de dezembro de 2019 às 10:57
Desejo receber informações
Lory Aguiar · 9 de janeiro de 2020 às 09:11
Basta navegar na nossa categoria Frutas, Marco.