20 Frutas Ricas em Vitamina A para Comer Todos os Dias [Lista das Melhores]

Veja quais são as 20 frutas com vitamina A que não podem faltar no seu cardápio! Confira como manter o seu organismo mais saudável!

As 20 frutas com vitamina A que preparamos, apresentam muitos benefícios para a saúde. Elas podem aprimorar a funcionalidade dos olhos, dos cabelos, da pele, fortalecendo a imunidade e garantindo que as funções reprodutivas também sejam melhoradas.

Em razão de que a vitamina A atua como um excelente antioxidante, pode prevenir o envelhecimento precoce, de patologias cancerígenas e cardiovasculares. Durante a vida, a vitamina A é uma necessidade que tende a aumentar o seu quantitativo, a cada faixa etária.

Portanto, para que o organismo funcione bem, é preciso sempre consumir uma quantidade diária da vitamina específica. Confira, então, quais são as frutas principais que trazem este elemento vitamínico tão essencial para a vida humana.

1. Mamão

benefícios para o corpo e a saúde

Trata-se de uma fruta repleta de nutrição, composta por vitamina A, C e aquelas essenciais do complexo B. Dispõe também de minerais como:

  • cálcio;
  • ferro;
  • fósforo.

A fruta promove o auxílio digestivo e o combate à constipação do intestino, além da melhora do aspecto da pele. Os tipos disponíveis no nosso país são o Papaya e Formosa.

2. Manga

pode dar
MANGA

Fonte de vitamina A e C, a manga traz fósforo e cálcio, bem como vitaminas do complexo B. É de origem da índia, e tem indicação para o combate de anemias em razão de seu alto concentrado de ferro.

3. Toranja rosa ou vermelha

as mais gostosas

A Toranja é uma fruta riquíssima em vitamina C, e apresenta semelhanças com tangerinas, laranjas, limão. É fonte de vitamina A, C, caroteno e cálcio. Trata-se de uma fruta que atua na manutenção da saúde dos olhos, da digestão e tem recomendação como um protetor em combate ao câncer do estômago e de cólon.

4. Melão

pode dar
MELÃO

Tem origem africana e é um tipo de fruta composto por bastante água. Ele apresenta fósforo, ferro e cálcio em sua composição. Fonte de vitamina A e C, promovem o auxílio na produtividade do colágeno e previne o envelhecimento.

5. Melancia

mais saudáveis do mundo

divino de mais

O fruto apresenta vitaminas A, B1, C, bem como o ácido fólico e beta-caroteno. A melancia é capaz de auxiliar na prevenção do câncer de próstata. É composta do cálcio, ferro, açúcar e fósforo, e tem função antioxidante, bem como atua como um anti-inflamatório.

6. Goiaba

amadurecendo
GOIABA

É fonte de vitamina A, C e E, e é usada para a produção de muitos doces, como a famosa goiabada.

7. Nectarina

A nectarina é fonte da vitamina A, C e todas do complexo B, além dos sais como ferro, cálcio e fósforo.

8. Damasco

não de este
DAMASCO

Este fruto é composto pela vitamina A e beneficia o organismo, prevenindo câncer e determinadas patologias oftalmológicas que surgem em consequência da idade.

9. Pêssego

docinhos

O pêssego é um fruto antioxidante. É composto por manganês, ferro, fósforo e demais vitaminas específicas. Traz um sabor doce e suave, tendo consumo em formato natural ou em compotas.

10. Maracujá

frutas que desincham
MARACUJÁ

O fruto apresenta grande quantidades de vitamina A e C, bem como os minerais de sódio, ferro, fósforo e cálcio.

11. Buriti

O buriti é uma ótima fonte de carotenoides que fazem a proteção em combate a catarata, xeroftalmia e promove o auxílio em relação ao sistema de imunidade do corpo em combate a infecção. É fonte riquíssima de vitamina A.

12. Tangerina

fruta laranja
Tangerina

Esta fruta é rica em vitamina A e C, bem como fósforo, cálcio e demais elementos. Ajuda a contribuir na prevenção de condições cardíacas, diabetes, pressão alta e colesterol. O aroma apresenta acidez e um teor doce, tendo uso frequentemente na produtividade de geleias.

13. Cereja

na árvore
CEREJA

Cerejas são frutas arredondadas, pequenas e vermelhas. Tem apreciação no continente europeu e é fonte rica em vitamina A e C. É responsável pelo fornecimento do fósforo, do cálcio e do ferro.

14. Limão

usos da fruta

Trata-se de uma fonte excelente da vitamina C, imprescindível para o combate de infecção, porque promove o aumento de um organismo resistente. É composto por vitaminas A e B, além dos minerais essenciais.

15. Guaraná

do refrigerante

A composição do guaraná revela a teobromina, a cafeína, e demais minerais específicos que auxiliam a dar energia e disposição ao organismo.

16. Romã

fruto

A romã é uma fruta deliciosa, rica em elementos fibrosos, vitamina C, serotonina, bem como a vitamina A. Além disso, traz niacina, prolina, valina e demais vitaminas do complexo B. Dentre os seus sais minerais, a romã constitui cromo, cloro, potássio, magnésio e zinco.

17. Abacate

O abacate tem origem na América Central, e disponibiliza de elementos vitamínicos A até E, com minerais essenciais de fósforo, cálcio, proteínas, ferro, magnésio e potássio. Aqui em nossa país, o abacate é, de forma provável, o ambiente único que faz uso desta fruta como sobremesa, com açúcar.

Em demais países do mundo, é utilizado como uma alimentação temperada, a partir do aceite e do sal.

18. Pitomba

Como podemos consumir essa exótica fruta

Trata-se de um fruto da região nordeste do Brasil, e tem o consumo de forma natural, não sendo muito importante para o comércio.

É uma fonte riquíssima das vitaminas A, C, cálcio, ferro e demais fatores benéficos, que são eficazes em combate a fungos e demais pragas, principalmente em plantação de café e de cana de açúcar.

19. Nêspera

frutas rica em vitaminas

Esta fruta é uma fonte de vitamina C, de sais como fósforo e cálcio e riquíssima em fibras, vitamina A, betacarotenos e afins. Ela é ideal para auxiliar na recuperação das condições cardíacas, evitando os prejuízos dos radicais livres.

20. Jambo

flor o fruto

Este fruta é uma fonte rica de proteínas, de ferro e demais minerais específicos. É repleto de proteínas, de vitamina A e B, carboidratos, fósforo e afins. O consumo de cada 100g do jambo é composto por 50kcal. O fruto auxilia a prevenir o envelhecimento precoce, bem como na composição do colágeno, além de combater possíveis tumores.

Se você gostou dessas dicas de frutas que podem auxiliar o seu organismo com a vitamina A, não deixe de nos contar a sua opinião! Qual é a sua fruta, fonte de vitaminas, preferida? Nós queremos saber! Deixe um comentário!

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *