A natureza tem um potencial imensurável em produzir remédios e cosméticos a partir das plantas. Embora já exista um grande conhecimento acumulado sobre a medicina natural e as propriedades da flora brasileira, é consenso entre os estudiosos que ainda há uma infinidade de benefícios a serem descobertos a partir dos recursos naturais.

Dentre todos esses produtos, vamos falar hoje sobre um extrato que vem ganhando popularidade nos últimos tempos e cada vez mais relatos sobre os seus benefícios e propriedades: a manteiga de murumuru.

O que é murumuru?

o que é

O murumuru é uma espécie de palmeira (Astrocaryum murumuru) muito abundante em toda a região da Floresta Amazônica brasileira e também presente na Bolívia e Peru. Mais frequente em regiões que ficam alagadas de acordo com a estação, o murumuru varia entre dez e quinze metros de altura e possui espinhos pretos e muito resistentes de até 20 cm de comprimento, dificultando a colheita do fruto da palmeira.

O fruto do murumuru é revestido de uma polpa de cor amarela, mas é o caroço do fruto que dá origem à amêndoa que, por sua vez, é a fonte da extração do óleo com o qual é produzida a manteiga de murumuru.

Propriedades da manteiga de murumuru

propriedades

A manteiga de murumuru é uma substância repleta de nutrientes, principalmente a vitamina A, cuja propriedade antioxidante ajuda a retardar e combater os sinais de envelhecimento. Entre outras propriedades, o que realmente tem aumentado a importância da manteiga de murumuru para a indústria cosmética são os ácidos graxos presentes em sua composição, que são extremamente benéficos para vários aspectos da saúde do organismo.

Os quatro principais ácidos graxos presentes na manteiga de murumuru são o ácido mirístico, o ácido láurico, o ácido oleico e o ácido linoleico. Os nomes podem ser complicados, mas você vai entender a importância desses elementos na composição da manteiga de murumuru.

  • Ácido mirístico: esse tipo de ácido está presente em vários tipos de gorduras animais e vegetais. Na manteiga de murumuru, o ácido mirístico dá estabilidade ao produto e proporciona melhor absorção da manteiga quando utilizada em tratamentos na pele e nos cabelos.
  • Ácido láurico: nos alimentos em que está presente, como a polpa do coco, o ácido láurico tem propriedade anti-inflamatória e ainda combate o colesterol ruim. Na manteiga de murumuru é ele quem carrega os princípios ativos, agindo também como antibiótico e estimulando o sistema imunológico.
  • Ácido oleico: abundante em alimentos como o azeite de oliva, o ácido oleico também ajuda a combater o colesterol e, quando usado em produtos cosméticos, como a manteiga de murumuru, garante a hidratação e a emoliência (maciez da pele e dos cabelos).
  • Ácido linoleico: muito presente nas hortaliças de coloração verde-escura, o ácido linoleico contribui para o desempenho das atividades cerebrais, atuando diretamente na transmissão dos pulsos nervosos. Na manteiga de murumuru, esse ácido graxo é responsável pela aceleração da regeneração celular.

Usos e Benefícios

  1. Hidratação e nutrição dos cabelos: a manteiga de murumuru é altamente recomendada para quem tem cabelos muitos secos e/ou danificados por elementos externos como tratamentos químicos, muita exposição ao sol, uso constante de secador e chapinha, entre outros. As propriedades da manteiga de murumuru promovem a nutrição completa dos fios, tornando-os mais fortes e resistentes, e devolvem a gordura natural dos cabelos, com melhoras visíveis já a partir da primeira aplicação.
  2. Controle de volume e frizz: a manteiga de murumuru vai acabar com o seu “bad hair day”, aqueles dias em que o seu cabelo parece se rebelar contra você. Muito indicada tanto para cabelos lisos quanto para cabelos crespos, a manteiga de murumuru ajuda a disciplinar os fios e mantê-los mais sob o seu controle, deixando-os mais vistosos e macios.
  3. Nutrição e retenção de umidade da pele: os benefícios da manteiga de murumuru também se estendem aos cuidados com a pele. Devido às suas propriedades como hidratante natural, a manteiga de murumuru é ideal para quem tem ou está com a pele ressecada. Os efeitos do murumuru já nas primeiras aplicações criam uma espécie película sobre a pele, garantindo a hidratação e a manutenção da umidade natural das camadas epidérmicas.
  4. Elasticidade e rejuvenescimento: ao devolver os lipídios naturais e estimular a regeneração das células, a manteiga de murumuru mantém a firmeza e diminui a flacidez da pele. Com o uso regular, além de proporcionar uma pele mais macia e hidratada, a manteiga de murumuru retarda os sinais de envelhecimento.

Onde comprar e como utilizar?

É possível que a manteiga de murumuru ainda fosse um produto totalmente desconhecido para você, mas a indústria cosmética já conhece e confia nas propriedades desse extrato há muito tempo.

Grandes marcas, como L’Oréal e Natura, têm vários produtos com a manteiga de murumuru em sua composição ou a utilizam como elemento principal de seus shampoos, cremes e sabonetes.

Para os produtos industrializados, a regra é sempre prestar muita atenção ao modo de usar descrito nas embalagens e respeitar a frequência de uso e as dosagens recomendadas por cada marca.

Afinal, para fornecer essas informações, houve uma série de testes e pesquisas científicas para garantir um uso seguro e eficaz do produto.

A manteiga de murumuru, entretanto, também pode ser encontrada in natura, em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação e sites especializados. Nesses casos, o modo de usar a manteiga de murumuru varia de acordo com os objetivos desejados por quem a utiliza.

onde comprar

Para os cabelos, por exemplo, o uso mais comum requer que a porção de manteiga de murumuru seja derretida ou levemente aquecida (dependendo da temperatura ambiente) para garantir uma consistência mais apropriada. Como as propriedades da manteiga de murumuru estimulam a absorção do produtos, as porções costumam ser pequenas; em média, uma colher de sopa por aplicação e, frequentemente, até menos que isso.

Para a aplicação na pele, a manteiga de murumuru não requer nenhum outro cuidado especial. O produto pode ser aplicado suavemente na área a ser hidratada, sempre com movimentos de massagem que espalhem bem a manteiga.

O cheiro da manteiga de murumuru in natura é muito suave, mas não é exatamente “perfumado”. Calma, não é um produto que cheira mal! Em caso de dúvida, misture a manteiga de murumuru ao seu creme, shampoo ou hidratante de preferência e usufrua dos benefícios desse produto 100% brasileiro e natural sem nenhuma preocupação!

Você já conhecia a manteiga de murumuru? Ainda tem alguma dúvida sobre seus usos e propriedades? Comente abaixo e vamos sempre tentar esclarecê-las!

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Linkedn

Você leu Manteiga de Murumuru: O que é? Benefícios e Como Usar!. O Homem Verde estará aqui para te ajudar sempre que precisar. Veja mais ideias:

Categorized in: