Raiz de Salsa: Propriedades, Nutrientes e Benefícios para Saúde

Viviane e eu estávamos cozinhando em casa, quando viu um tubérculo na mesa e perguntou, um pouco receosa, o que era aquilo de cor bege claro. Ela então apontou para a raiz de salsa, e respondi o que era. E ela ficou ainda mais surpresa. Descobri o motivo após conversarmos um pouco: ela tinha sido proibida de comer essa raiz quando criança. “É que ela é abortiva“, disse.

Mal sabia que eu havia comprado a raiz pensando nela, e ao saber disso ficou ainda mais surpresa. Obviamente esclareci minhas razões para adicionar este tubérculo à janta que iria preparar a ela.

Minha amiga sofria de indigestão com certa regularidade. Não era incomum que o ocorram inflamações intestinais, podendo produzir gases indesejáveis. E ainda estava apresentando irregularidades na sua menstruação, além de pegar gripe e resfriados com certa frequência.

benefícios e propriedades

Então, na busca de um alimento que possa ajudar com suas diversas condições negativas, me lembrei da interessante e versátil raíz de salsa, e isso culminou em um grande papo sobre os efeitos positivos do tubérculo.

Viviane ficou interessada em provar, inclusive achou um pouco estranha a primeira impressão com o sabor, levemente azedo e picante. Entretanto, decidiu dar uma chance aos pratos que eu estava preparando, e no final ficou deslumbrada.

Eu aproveitei para recomendar a ela que adicionasse com certa regularidade as raízes em sua dieta, para aproveitar os benefícios que a raíz proporciona.

A antiga salsa

A salsa é uma erva que veio da região do Mediterrâneo. Mais especificamente entre a Itália, Tunísia e Argélia, e fez parte da história culinária e terapêutica do homem desde 2000 anos atrás.

Foi muito apreciada pelos gregos, sendo bastante utilizada em suas diversas cerimônias e festejos.

Os romanos também se aproveitaram dela, sendo utilizada por diversas classes sociais desse povo, todos visando os benefícios concedidos pela salsa.

Muito conhecida na gastronomia mediterrânea e europeia, essa planta, a salsa, era utilizada em diferentes tipos de pratos por essas localidades.

Nos dias de hoje, a salsa pode ser usada com fins terapêuticos, como controle de diabetes, artrite reumatóide, antiinflamatória e inclusive anticancerígena.

Porém, dessa vez não vamos focar no quão deliciosa é a planta e suas folhas.

antiga salsa

Vou sim falar de como aproveitar os benefícios, mas da raiz da salsa.

A salsa, por mais estranho que seja, é da mesma família da cenoura. Uma raiz bulbosa e longa, porém um pouco mais fina que a da cenoura.

Algumas espécies de salsa são cultivadas em países diversos para se aproveitar de sua raiz mais grossa, já em outros somente por suas folhas.

A essa subespécie de salsa pode ser também conhecida como salsa de raiz gorda.

A raíz de salsa é menos vendida que as folhas, isso é muito perceptível, basta ir ao mercado para ver.

Você também pode ver que quase toda salsa é vendida sem a raiz, ao contrário do coentro, por exemplo.

Perfil nutricional

A raiz é incrivelmente nutricional. Ela contém altos níveis de vitamina A, B9, C, e K. Também é rica em vários minerais como ferro, cobre, potássio e cálcio.

Também possui uma grande quantidade de fibra, flavonóides e antioxidantes.

Não só possui esse grande nível de nutrientes, mas também muito poucas calorias, especificamente 22 em uma raiz.

perfil nutricional

Como utilizar a raiz de salsa?

Ela é da mesma família da cenoura, lembra? É consumida da mesma forma.

Para escolher uma boa raiz, prefira aquelas que estão mais firmes e duras, sem manchas, com uma cor bege mais clara, idealmente com um tamanho médio.

Antes de cozinhar, é preciso lavar muito bem com uma esponja ou escova, e que se retirem folhas e raízes menores.

Não é necessário descascar a raiz, muito menos jogar fora as folhas retiradas. Você pode mais tarde as usar como uma erva aromática.

As raízes podem ser consumidas cruas ou cozidas, da mesma forma que as cenouras.

Os incríveis benefícios da raiz de salsa

Precisa de motivos para consumir essa raiz? Sem problemas!

Listarei a seguir sete grandes benefícios deste tubérculo, mostrando a importância de adicioná-lo à sua dieta, desfrutando também de seu delicioso sabor.

1. Fortalece o sistema imunológico

óleo de hortelã

Por ser rica em vitamina C, ajuda na absorção de ferro, ajudando nosso corpo a ser mais resistente de muitas infecções, assim como muitas frutas cítricas.

Também protege o sistema cardiovascular, isso através da diminuição da hipertensão.

A vitamina C é ótima. Ela é responsável pela dilatação dos vasos sanguíneos, o que diminui o risco de arterioesclerose, insuficiência cardíaca, angina peitoral, e diversos problemas envolvendo o coração.

É boa também para a visão, pois assim como o ácido ascórbico, aumenta o fluxo de sangue para os olhos, prevenindo problemas visuais.

Há inclusive estudos apontando que o consumo de vitamina C está correlacionado com uma menor chance de incidência de câncer nos pulmões!

Evita também diversos tipos de câncer nas regiões da cabeça e pescoço, mas também outros como cólon, reto, estômago e esôfago.

É responsável por também melhorar o ânimo da pessoa, e a tornar mais rápido o processo de cura de feridas.

2. Melhora o processo digestivo

dicas médicas

A raiz de salsa promove um processo digestivo de maneira equilibrada.

Os compostos químicos do tubérculo contribuem com a absorção correta de todos os diversos nutrientes.

Não só isso, mas a raiz otimiza todo o processo digestivo, também protegendo-o contra problemas derivados do mesmo. Isso tudo graças à histidina que se encontra na raiz.

A histidina é um aminoácido essencial que inibe tumores, mas que também protege contra transtornos gastrointestinais, renais e hepáticos.

A raiz de salsa também protege o estômago de úlceras, e melhora a circulação da zona digestiva.

Graças a essa raiz, é possível diminuir o incômodo de flatulências intestinais.

3. Controla o nível de açúcar no sangue

sua saúde em primeiro lugar
Ajuda a baixar o nível de açúcar no sangue

Por conter fibras, a raiz de salsa é capaz de ajudar o seu corpo a controlar os açúcares da corrente sanguínea.

Ela contribui da melhor forma, não só pode diminuir a glicose, mas também evita que a mesma desça a níveis menores que o recomendado.

Por esse motivo, é um alimento fortemente recomendados a diabéticos, ou pessoas que têm problemas com açúcar no geral.

4. Protege a pele

rosto

Os polifenóis em forma de flavonóides e outros antioxidantes da raíz podem diminuir o estresse oxidativo localizado na pele.

Os antioxidantes também são poderosos compostos que combatem fortemente os radicais livres.

Radicais livres, que podem ser produzidos internamente pelo próprio corpo, ou absorvidos do meio externo.

Quando nosso corpo decompõe alimentos, ele também gera radicais livres.

Ou na exposição de substâncias nocivas ou irritantes, também os absorvemos.

Um outro benefício importante, é que a raiz de salsa aumenta a produção de colágeno, que proporciona elasticidade e força para a pele.

Isso tudo resulta em uma manutenção da aparência jovial, por retardar o processo de envelhecimento, aparição de rugas, manchas, e espinhas.

5. Regula a menstruação

benefícios da raiz de salsa

A raiz de salsa também regula e normaliza a menstruação. Mas também ajuda a diminuir as dores provenientes da menstruação.

O alívio é gerado pelo equilíbrio hormonal fornecido pela raiz, que contribui na secreção de estrogênio.

Isso acontece devido à substâncias presentes na raiz, conhecidas por miristicina e apiol. Ambos atuam no corpo estimulando contrações do útero.

Porquanto, acredita-se que o efeito estimulante no útero pode também afetar positivamente a próstata dos homens.

Porém, seu uso não é recomendado se você é gestante, ou está tentando engravidar, já que pode ter um efeito abortivo.

6. Desintoxica os órgãos internos

contra doenças

Quando ingerimos a raiz de salsa, nós desintoxicamos os órgãos internos, reduzindo o excesso de líquido e melhorando a micção.

O consumo da raiz também e feito como uma forma de contribuir para o tratamento de doenças reumáticas e cistite.

Com seus efeitos de limpeza, ela ajuda a proteger o fígado, e evita a formação de pedrinhas na vesícula biliar e nos rins.

Ao regular a glicose no sangue, o pâncreas também é beneficiado pelos notruentes da raíz de salsa. Contribui também com o bom funcionamento de glândulas suprarrenais.

7. Ajuda a manter o peso ideal

benefícios do pistache
Emagreça!

Por ser muito baixa em carboidratos, a raiz é uma grande aliado ao manter o peso. Diferentemente de outras raízes, não contém amido.

Justamente por esse motivo, é recomendado para pessoas que buscam o emagrecimento saudável.

Não só reduz o peso, como dá energia para o corpo realizar as tarefas do dia a dia.

Mas como isso é possível sem carboidratos? Simples: seus nutrientes aceleram o consumo eficiente de glicose nas nossas células.

Então, ela na verdade não dá energia diretamente, mas otimiza o aproveitamento energético que o corpo tem, através do consumo de glicose.

Ao saber de todos esses benefícios, minha amiga Viviane ficou surpreendida. Nos meses seguintes melhorou sua saúde ao seguir meus conselhos envolvendo a raíz de salsa.

Também reduziu seus incômodos estomacais, intestinais e da menstruação.

E fica ainda melhor: recentemente me ligou para conversar, e comentou que agora até seus pais estavam consumindo essa raiz maravilhosa.

Tem dúvidas? Comente abaixo!

mais saudáveis do mundo

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest