7 Benefícios Nutricionais das Algas Marinhas para Saúde

As algas marinhas nada mais são que espécies de algas que se desenvolvem embaixo da água. Elas costumam ser alimentos para animais marinhos como também para humanos. O consumo deste alimento é mais comum em países orientais, como a China, o Japão e a Coréia. Todavia, vem se popularizando no ocidente, sendo utilizado para enrolar sushis, para temperar sopas, saladas e smoothies. Neste artigo, vamos expôr os principais benefícios que as algas marinhas oferecem para a sua saúde.

ricas em iodo

Ricas em Iodo e Tirosina

A tireoide é uma das glândulas mais importantes do corpo humano. Elas são responsáveis pelo controle da síntese de energia, do crescimento celular, da reprodução celular e do reparo de células do organismo. Para que ela funcione bem, ela necessita do iodo. Com insuficiência de iodo, você pode ser afetado por mudanças no peso, cansaço, inchaço no pescoço, entre outros sintomas.

A ingestão de iodo recomendada pelos órgãos nutricionais é de 150mcg por dia. As algas marinhas costumam ser riquíssimas em iodo.  Além disso, elas são ricas em um aminoácido conhecido como tirosina, que juntamente ao iodo forma os hormônios necessários ao funcionamento correto da tireoide.

Fonte de Vitaminas e Minerais

Fonte de Vitaminas e Minerais

Por serem ricas em diversas vitaminas e minerais essenciais, as algas são excelentes complementos nutritivos para qualquer dieta. Você pode adicioná-las a sua sala, adicionando um tempero extra e complementando a sua dieta com diversos nutrientes essenciais. Você encontra fontes completas de vitaminas A, C, E e K, além dos minerais (folato, zinco, sódio, cálcio e magnésio).

Além disso, elas são ricas em proteínas que contém aminoácidos essenciais para o funcionamento de diversos órgãos do corpo. Por fim, elas são excelentes fontes de ômega-3 e vitamina B12.

Ricas em Antioxidantes

Os radicais livres causam o envelhecimento celular através do dano oxidativo. Os antioxidantes atuam neutralizando os radicais livres. Muitas doenças podem ser causadas por radicais livres, como doenças do coração e diabetes. As algas marinhas são ricas em flavonoides e carotenoides, que são famílias poderosas de antioxidantes naturais. Elas também contém diversos compostos orgânicos que atuam com efeito detox no organismo.

Rica em Fibras e Polissacarídeos

Rica em Fibras e Polissacarídeos

Você sabia que há mais bactérias em seu corpo do que células? Não entre em pânico, tais bactérias nem sempre são maléficas. Há muitas bactérias responsáveis por funções importantes no organismo humano. O excesso de bactérias ruins (patológicas) e bactérias boas (como os probióticos) podem levar a inúmeras doenças. As algas marinhas são ricas em fibras, que auxiliam na manutenção da saúde intestinal e digestiva. Por conta das álgas serem majoritariamente feitas de fibras, elas costumam oferecer maiores quantidades de fibras do que muitas frutas e legumes.

A fibra, por não ser digerida, acaba por alimentar as bactérias boas do organismo, evitando o desequilíbrio.

Por fim, os polissacarídeos presentes nas algas, espécies de açúcares, são responsáveis pelo aumento das bactérias boas no intestino. Além disso, os polissacarídeos também corroboram na síntese de ácidos graxos, o que nutre e protege as células do revestimento intestinal.

Auxilia no Emagrecimento

benefícios do pistache
Emagreça!

Por ser alimentos pouco calóricos e ricos em fibras, as algas marinhas são excelentes para quem busca se manter no peso. Os países que mais consomem algas são também os países com menor índice de obesidade do planeta. As fibras presentes neste alimento podem aumentar a sensação de saciedade, fazendo com que você realize menos refeições.

Alguns estudos mostram que as algas são ricas em um composto nomeado fucoxantina, que auxilia na quebra de gordura. Ela também é responsável por reduzir o açúcar nos vasos sanguíneos.

Promove a Saúde do Coração

Promove a Saúde do Coração

A principal causa de óbito do mundo são as doenças que atacam o coração. Isso é agravado por colesterol desregulado, pressão alta, o uso de drogas, o sedentarismo e a obesidade. As alggas marinhas são capazes de diminuir o colesterol ruim nos vasos sanguíneos.

Algumas doenças cardíacas são ocasionadas por elevada coagulação sanguínea. As algas são ricas em um carboidrato nomeado fucano, que evita com que haja o excesso de coagulação sanguínea.

Todavia, tais conclusões são tidas a partir de estudos feitos com animais. É necessário mais estudos feitos com humanos para conclusões mais precisas.

Reduz o Risco de Diabetes Tipo 2

nutrição preventiva

As diabetes são grandes patologias que pode atingir qualquer um em qualquer idade. Ela surge quando o organismo não consegue dar conta da regulação de açúcar nos vasos sanguíneos.

Um estudo feito no Japão, com sessenta pessoas, mostrou que a fucoxantina, um composto encontrado em tal especiaria, auxilia na regulação dos índices glicêmicos na corrente sanguínea. O estudo foi realizado com óleo de algas marinhas, que pode ser uma excelente pedida de consumo para a saúde caso você não queira consumir ela em outras formas.

Outro composto presente nelas que auxilia na prevenção de diabetes é o alginato, que se mostrou capaz de reduzir os picos de insulina no sangue.

Riscos, Precauções, Colaterais e Contraindicações

Ainda que existam diversos benefícios associados ao consumo de algas marinhas, como vimos acima, nem tudo são flores na vida. Há algumas precauções e contraindicações que você deve tomar ao consumir esta especiaria oriental. Confira:

  • Iodo: elas contém muito iodo. Embora este mineral esteja associado a uma boa saúde – o que configura um dos segredos dos japoneses -, o iodo em excesso pode causar malefícios ao organismo. Portanto, o seu consumo deve ser moderado.
  • Metal Pesado: outro problema presente nesta especiaria é que as algas absorvem minerais muito facilmente. Isso significa que elas podem conter metais pesados tóxicos, como o chumbo. Ainda que as quantidades de metais encontrados nelas não faça mal para a saúde, é recomendável optar pelas versões orgânicas, que são mais pobres nestas substâncias.

Concluindo a nossa exposição, as algas são ingredientes populares em pratos da culinária de todo o mundo. Elas são excelentes fontes de vitaminas, nutrientes e compostos que oferecem múltiplos benefícios para a saúde humana. Os malefícios ligados ao consumo de alga são poucos e moderados. De qualquer forma, é recomendável consumir com moderação e optar sempre pelas versões orgânicas.

Você tem alguma dúvida? Questionamento? Faça o seu apontamento abaixo, na área dos comentários!

 

mais saudáveis do mundo

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest