9 Benefícios e Usos do Óleo de Orégano para a Saúde!

O orégano é uma especiaria utilizada no tempero de pratos no mundo todo. Entretanto, pode ser utilizado para a produção de um óleo essencial rico em antioxidantes e outras substâncias poderosas para a saúde. Tais benefícios podem ser usufruídos tanto quando consumido em alimentos quanto em uso tópico, aplicado na pele. Suas funções são as mais diversas: combate fungos, auxilia no emagrecimento e até reduz o colesterol ruim.

O que é óleo de orégano?

definição

Este óleo essencial é produzido a partir das folhas e brotos da planta chamada orégano. O seu nome científico é origanum vulgare, uma planta da mesma família que o hortelã e outras ervas cheirosas utilizadas como tempero. Sua origem é europeia, mas é cultivado por todo o planeta.

O orégano foi utilizado como remédio caseiro desde o tempo da civilização grega. O seu óleo é destilado a vapor após a secagem de folhas e brotos da planta ao ar livre. O seu cheiro característico se dá por conta de compostos nomeados fenóis, terpeno e terpenoides – responsáveis pela característica antioxidante da planta.

Carvacrolfenol antibacteriano poderoso
Timolcombate fungos e fortalece o sistema imunológico
Ácido Rosmarínicoprotege o organismo contra os radicais livres

Confira, agora, 9 poderosos benefícios do óleo de orégano.

Antibiótico Natural

O carcacrol presente neste óleo essencial é um dos mais poderosos antibacterianos naturais. Uma das causas mais recorrentes de infecções no organismo é uma bactéria nomeada staphylococcus aureus (uma das responsáveis pela intoxicação alimentar). Estudos tem mostrado que, em camundongos, o óleo de orégano combateu esta bactéria maléfica. Algumas pesquisam também apontam para o fato de que o óleo de orégano combate algumas bactérias que normalmente são resistentes a antibióticos farmacêuticos.

Reduz o Colesterol Ruim

reduz o ruim
Protege o coração

Algumas pesquisas mostram que este óleo essencial tem o potencial de regular os níveis de colesterol (reduzindo o colesterol ruim e aumentando o colesterol bom). Isso se dá, provavelmente, por um dos principais compostos do óleo de orégano, o carvacrol. Um estudo com camundongos mostrou que ratos que teriam consumido carvacrol com uma dieta rica em gorduras teriam o colesterol ruim mais baixo no final de 10 semanas em comparação com aqueles que só tiveram uma dieta rica em gorduras. É necessário estudos em humanos para conclusões mais precisas.

Antioxidante Natural

Os antioxidantes são compostos responsáveis por tornar o organismo mais resistente aos danos causados pelos radicais livres (que causam envelhecimento celular e muitas patologias, como o câncer e doenças do coração). Embora os radicais livres são inevitáveis no metabolismo natural do organismo, eles podem se apresentar em maior quantidade devido a poluição das grandes cidades, o uso de drogas e hábitos prejudiciais a saúde. Alguns estudos mostraram que o orégano é uma das ervas mais ricas em antioxidantes que existem (o estudo comparou 39 ervas). Dado que o óleo de orégano é mais concentrado em substâncias do que a sua versão em ervas, você vai precisar de menos quantidades para se obter o mesmo número de antioxidantes.

Anti-fúngico Natural

óleo de hortelã

Um dos fungos mais comuns do mundo é a Candida, que pode causar infecções no organismo (inclusive a doença de Crohn e a colite ulcerativa). O óleo de orégano, segundo estudos, é um poderoso anti-fúngico natural que pode combater até cinco tipos diferentes de Candida. Isso se dá, provavelmente, por um composto natural nomeado carvacrol.

Saúde Intestinal

Há diversas formas que este óleo essencial pode fazer bem para o seu intestino. Alguns dos males mais frequentes que atacam os intestinos é a diarreia, a dor e o inchaço. Tais males são causados, geralmente, por parasitas intestinais. Estudos tem mostrado que o óleo essencial de orégano é capaz de combater tais parasitas intestinais. Além disso, os estudos mostraram que este óleo foi capaz de reduzir os sintomas de tais males.

Outra condição em que o óleo é recomendado é a patologia conhecida popularmente como “intestino solto“, que ocorre quando as células da parede intestinal estão danificadas, tornando o intestino permeável (onde as toxinas e bactérias vão para o sangue). O óleo de orégano é capaz de reduzir estes danos na parede intestinal e ainda combater as bactérias intestinais maléficas.

Combate Inflamações

óleo de orégano

Como dito acima, o carvacrol, o componente mais comum no óleo essencial de orégano, é um poderoso anti-inflamatório natural. Assim sendo, este óleo é excelente contra inflamações, inchaços, infecções e cicatrizações.

Alívio da Dor

Além das propriedades anti-inflamatórias, anti-fúngicas e antioxidantes, o óleo essencial de orégano é um poderoso analgésico natural. Um estudo com camundongos mostrou que os efeitos analgésicos desta especiaria é muito semelhante aos da morfina. Isso deve se dar, provavelmente, pela presença majoritária de carvacrol neste óleo. O seu efeito analgésico se dá progressivamente de acordo com a quantidade de óleo ingerido (quanto mais, menor a dor).

Prevenção do Câncer

combate

Ainda sobre o carvacrol (este composto milagroso), o óleo de orégano tem propriedades anti-cancerígenas. O carvacrol é capaz de reduzir as células cancerígenas no pulmão, fígado e mama segundo estudos. Além de reduzir o número de células, ele inibir o crescimento de novas células cancerígenas. Ainda que estas pesquisas ainda não foram realizadas com humanos, os seus efeitos são promissores.

Emagrecimento

benefícios do pistache
Emagreça!

Se você busca o emagrecimento, este óleo essencial é uma boa pedida. O carvacrol tem o potencial de reduzir o número de células adiposas, que formam a gordura no corpo humano. Ainda que seus efeitos sejam visíveis, o uso do óleo de orégano para perder peso deve ser aliado com hábitos saudáveis, como exercícios físicos e uma dieta balanceada com déficit calórico.

Como usar o Óleo de Orégano

Há duas formas popularmente comercializadas deste óleo essencial: em cápsulas ou no formato líquido. Ele é vendido, geralmente, em lojas de produtos naturais, algumas farmácias e lojas virtuais. O formato líquido costuma ser mais barato que o formato em cápsulas. Porém, em cápsulas ele não tem sabor e é indicado para os que não gostam do gosto do orégano.

As formas de uso variam:

  • Uso tópico: para o combate de infecções na epiderme;
  • Na língua: para o combate de aftas;
  • Ingerido: por via oral, com água.

Contraindicações: não é recomendado para gestantes e lactantes.

Você tem dúvidas? Deixe um comentário abaixo e responderemos!

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘mais saudáveis do mundo

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest