7 Benefícios e Usos do Óleo de Mamona (Rícino) para Saúde

O óleo de rícino é utilizado pela medicina natural há milênios, com diversos usos e benefícios para a saúde. O óleo de manona é produzido através das sementes da planta ricinus communis. Tais sementes são ricas em uma enzima com potencial tóxico nomeada ricina. Todavia, quando o óleo é aquecido no processo de produção, a ricina é neutralizada, tornando o óleo seguro para o uso humano. A sua aplicação vai desde uso medicinal, quanto industrial e farmacêutico. Ele também é utilizado na produção de alimentos e cosméticos, como alguns hidratantes.

No Antigo Egito, tal especiaria era combustada para dar luz a lâmpadas, como também era utilizado na medicina natural para o tratamento de irritação nos óleos e outras patologias. Hoje, o óleo de mamona é utilizado para o tratamento de condições como a constipação intestinal e algumas doenças de pele, sendo bastante encontrado em cosméticos.

Se quer saber mais usos e benefícios deste poderoso óleo, confira abaixo os setes principais usos e benefícios do óleo de manona para a sua saúde, seu corpo e a sua beleza.

propriedades de rícino

Laxante Natural

Quando se fala em óleo de mamona (rícino) para a saúde, a primeira coisa que muitos pensam são suas propriedades laxativas, dado que este é um laxante natural bastante popular.

Ele funciona como um estimulante dos movimentos intestinais, auxiliando na soltura de intestinos presos. Sua ação é rápida, o que significa que ele pode ser uma boa pedida se você esta enfezado.

O seu funcionamento é relativamente simples. Você o consome por via oral e o óleo de rícino presente no óleo de mamona se decompõe no intestino delgado, se transformando em ácido ricinoleico, que é absorvido no intestino e atua como estimulante intestinal.

Embora seja um remédio da vovó, já há vários estudos científicos comprovando a eficiência do óleo de manona para constipações intestinais. Há um estudo, por exemplo, feito com pessoas da terceira idade que comprovou que a ingestão oral de tal especiaria reduziria os sintomas da constipação e os esforços relacionados a evacuação.

Embora ele seja um remédio natural relativamente seguro, se ingerido em grandes quantidades pode causar cólicas, vômitos, náuseas e até diarreia.

Outra ressalva é que ele é recomendado em caso emergencial e nunca para tratar constipações crônicas.

Hidratante Natural

para ficar mais jovem

Por ter em sua composição o ácido ricinoleico, ele é um excelente hidratante natural para a sua pele e cabelo. O ácido ricinoleico atual retendo a oleosidade da epiderme, deixando-a hidratada por mais tempo. Por este uso, o óleo de mamona costuma ser um dos ingredientes de diversos cosméticos da indústria de beleza, como maquiagens, produtos de limpeza e loções hidratantes.

Muitas pessoas utilizam o óleo de mamona (rícino) como hidratante em alternativa aos produtos prontos vendidos em lojas de cosméticos. A vantagem deste uso é que muitos desses produtos contém ingredientes tóxicos nocivos a saúde, como corantes, conservantes e aromas artificiais. Por vezes, estes ingredientes tóxicos ocasionam irritações e até alergia na pele. Outra vantagem é o preço, pois ele costuma ser uma opção mais econômica do que tais produtos.

Para o uso como hidratante, é possível misturá-lo com outros óleos para deixá-lo mais nutritivo para a sua pele, como o óleo de amêndoa, o azeite e o óleo de coco. Ainda que a sua aplicação corporal seja segura para a maior parte das pessoas, ele pode causar reações alérgicas em algumas pessoas. Dado este fato, você deve testar em uma pequena região da pele antes de fazer o uso diário deste hidratante natural.

Auxilia na Cicatrização

Muitas das pomadas utilizadas para cicatrização tem na sua composição o óleo de mamona. Isso se dá porque este óleo tem propriedades que estimulam o crescimento celular, reduzindo os riscos de infecções. Ele também atua diminuindo o acúmulo de células mortas, o que retarda a cicatrização.

Há estudos mostrando que a cicatrização com óleo de mamona (rícino) costuma ser mais rápidas do que sem.

óleo de mamona

Anti-inflamatório Natural

O ácido ricinoleico, um dos principais compostos que se encontram nessa especiaria, é também um dos mais poderosos anti-inflamatórios naturais. Há pesquisas mostrando que além de reduzir inflamações, ele age como um analgésico natural que causa alívio nas dores. Ele é recomendado, principalmente, em casos de doenças inflamatórias, como a artrite reumatoide e a psoríase. Ele também tem o potencial de diminuir inchaços na pele, quando em aplicação tópica.

Por conta de suas propriedades hidratantes, ele também auxilia no alívio de peles secas ocasionados por algumas doenças de pele.

Tratamento da Acne

sem espinhas

Espinhas são problemas enfrentados não só pode adolescentes como por pessoas de todas as idades, sexos e tipos de pele. Tais incômodos estéticos nada mais são que poros entupidos de bactérias e células mortas. Este problema costuma atingir em cheio a auto-estima de quem sofre com este mal. Há um conjunto de remédios naturais apropriados para o tratamento de cravos e acne e o óleo de manona é um deles.

Uma das causas da acne é a inflamação da pele. Dado que vimos que o óleo de mamona é um poderoso anti-inflamatório natural, ele pode auxiliar no combate das inflamações que agravam a acne. Se não bastasse isso, ele também atua exterminando algumas bactérias e micróbios que causam as espinhas.

Por fim, ele é um poderoso hidratante natural, como vimos acima. Assim sendo, ele tem uma ação calmante na pele de pessoas com acne, que costuma ser mais irritada.

Ação Anti-fúngica

Já escrevemos sobre os melhores anti-fúngicos naturais para exterminar a cândida e outros fungos comuns. O óleo de mamona é um destes produtos naturais com ação anti-fúngica que protege todo o seu organismo dos efeitos maléficos destes organismos. Há estudos mostrando que o óleo de mamona (rícino) foi eficiente em exterminar a candida albicans, que é um dos fungos causadores de gengivas e infecções na região da boca.

Cabelos Saudáveis

usos da natureza

Uma das funções do óleo de mamona para a beleza é como condicionador natural para cabelos, principalmente no caso de cabelos ressecados, dado que ele tem ação hidratante. Por conta disso, o óleo de mamona é um dos ingredientes presentes em shampoos, condicionadores e loções hidratantes capilares. Ele atua auxiliando no combate aos cabelos quebradiços, dado que hidrata os fios tornando-os menos propensos a este mal.

Por conta de ser um poderoso anti-inflamatório, ele também atua no combate de caspas, que costuma ser associada a dermatite seborreica.

Precauções, Cuidados e Colaterais

No geral, os usos deste óleo costumam ser seguros para a maioria das pessoas. Porém, ele não é recomendado para certas pessoas. A saber:

  • Indução de parto: por esta característica, ele não é recomendado para gestantes;
  • Ação Laxativa: por conta deste efeito, ele pode causar diarreia se consumido em excesso;
  • Alergia: como dito acima, algumas pessoas podem ter alergia ao uso tópico do óleo de mamona (rícino).

Você pode produzir este óleo em casa. Confira no vídeo abaixo um tutorial de como realizar este procedimento:

Você tem dúvidas? Comente abaixo!

mais saudáveis do mundo

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest