O romã é uma fruta utilizada na culinária ocidental há milênios e é rico em diversos benefícios para a saúde. Tanto o é que é citado até na bíblica como um alimento curativo. As sementes, que é a parte geralmente consumida, dentro do romã, são utilizadas na produção de um óleo, chamado óleo de semente de romã. Este óleo tem diversas propriedades benéficas para a sua saúde, por ser rico em flavoides e nutrientes como a Vitamina K, Vitamina C, folato, potássio, vitamina B6, fósforo, entre outros.
Para se fazer um litro de óleo de semente de romã, é preciso de uma quantidade grande de sementes frescas de romã. Portanto, pode não ser um produto tão barato em comparação com outros óleos. Porém os benefícios para a saúde são inúmeros. Vamos listar, aqui, doze benefícios maravilhosos desse óleo para a sua saúde. Quer conferir?
Combate a Inflamações
O óleo de semente de romã tem 80% da sua composição de ácido púbico, um poderoso ácido rico em ômega-5 que pode auxiliar no combate de diversas inflamações, reduzindo até mesmo a incidência de câncer de mama. Algumas pesquisas também mostraram que este óleo pode diminuir a velocidade do desenvolvimento do câncer de próstata, uma das principais patologias fatais que atingem homens no mundo todo.
Ele também é eficiente no combate a inflamações decorrentes de doenças cardíacas e diabete tipo 2, além de reduzir o risco de osteoporose.
Aliviar Sintomas da Artrite
Artrite nada mais é do que a inflamação nas articulações. Como visto no item anterior, o óleo de semente de romã é poderoso para combater inflamações, principalmente inflamações crônicas. Portanto, ele é excelente para aliviar os sintomas da artrite, uma doença crônica que causa muita dor em muitos brasileiros que sofrem com isso. Para combater os sintomas da artrite, você pode utilizar tanto o óleo de semente de romã quanto o extrato de romã.
Colesterol e Emagrecimento
O ácido púbico que citamos anteriormente tem a capacidade de regular os níveis de colesterol do organismo e reduzir o índice de massa corporal, auxiliando na perda de peso. Uma pesquisa realizada em 2010 e publicada no Jornal Britânico de Nutrição comprovou que indivíduos que consumiam óleo de semente de romã todos os dias, por um período de quatro semana, tiverem uma redução considerável de triglicerídeos. Outra forma com que este óleo auxilia neste processo é por sua quantidade de flavonóides, que reduzem o acúmulo de células de gordura, tornando você mais magro.
Controlando a Pressão Arterial
Uma das principais causas de ataques cardíacos e derrames é a pressão arterial alta, também chamada de hipertensão. Por conta do óleo de semente de romã ser rico em diversos antioxidantes e polifenois, eles podem auxiliar na proteção do seu sistema cardiovascular, regulando a sua pressão. Você pode reduzir a sua pressão arterial consumindo suco de sementes de romã, caso não queira consumir o óleo.
Alívio dos Sintomas da Menopausa
Após a mulher atingir a menopausa, começam a aparecer os chamados sintomas da menopausa. Por conta de ser rico em um fitoestrogeno chamado 17-alfa-estradiol, o óleo de semente de romão pode auxiliar no alívio de diversos sintomas da menopausa, como os calores experimentados pelas mulheres afetadas. Em um estudo da Universidade de Viena, mulheres que consumiram óleo de semente de romã por 12 semanas sentiram uma diminuição razoável de vários dos sintomas, além de experimentarem uma melhora na qualidade do sono.
Propriedades Anti-bacterianas
Além de ser rico em ácido púbico e flavonoides, ele também é rico em antocianinas, ácido elágico e antocianidinas que são substâncias poderosas para combater bactérias. Assim sendo, ele é eficiente no combate a doenças da gengiva e outras patologias bacterianas. Os extratos de romã são utilizados há milênios na medicina popular natural para o tratamento de úlceras, diarreia, infecções microbianas e algumas doenças respiratórias. O romã também é um potente prebiotico, ou seja, estimula a fermentação de probióticos, as bactérias benéficas ao intestino, o que o torna um excelente remédio caseiro para o combate de disbiose intestinal e síndrome fúngica.
Fortalecimento de Memória
Se você é estudante ou tem problemas com a memória, saiba que há diversos estudos mostrando que o romã pode potencializar a sua memória, principalmente para pessoas da terceira idade. Por este princípio, as sementes de romã também são utilizadas como forma de prevenção da doença de Alzheimer.
Uso Tópico
Embora a maior parte dos benefícios citados aqui são por via de ingestão oral, o uso tópico do óleo de semente de romã pode proteger a pele de diversos danos. Ele é rico em ácido graxo ômega-5, além de ser rico em propriedades anti-inflamatórias que combatem os radicais livres, deixando a pele mais jovem e bonita. Um estudo de 2003, feito em camundongos, comprovou que o óleo de semente de romã reduziu a incidência de câncer de pele em camundongos expostos a substâncias cancerígenas. Embora ainda não foi feito um estudo em humanos, é provável que o efeito seja o mesmo.
Por ser rico em biofravonoides (que dão o tom avermelhado ao óleo de romã), ele também serve como protetor solar natural caseiro (e barato) para proteger a sua pele de raios UV.
Além disso, o óleo de semente de romã auxilia na regulação de produção de sebo, sendo um ótimo remédio natural para peles com espinhas. Por fim, o ácido púbico diminui a quebra de fibras de colágeno, tornando-se um ótimo tratamento natural para doenças de pele como rosácea, eczema e psoríase.
Para Cabelos Secos
Por conta de ser um excelente hidratante, este óleo também é poderoso para se tratar cabelos ressecados, além de protegê-lo de poluentes da vida urbana. Para tal, você precisa apenas aplicar algumas gotinhas do óleo nos cabelos secos. Outra opção é misturar algumas gotinhas no seu condicionador de preferência.
Além de hidratar, ele é eficiente em combater algumas das infecções e fungos que atingem o couro cabeludo, combatendo a caspa, a coceira e a inflamação do coru cabeludo. Se desejar utilizá-lo para o combate da caspa, adicione algumas gotinhas dele no seu shampoo de preferência. Após lavar a cabeça, aguarde uns minutos para que o óleo penetre nos seus fios capilares.
Os usos e benefícios são incríveis, não? Qual te surpreendeu mais? Comente abaixo!
Olá, prazer conhecê-lo! Eu sou a Lory Aguiar. Empreendedora natural de Pernambuco, graduanda em biologia e blogueira do Homem Verde.