7 Melhores Remédios Naturais para Curar Infecção Urinária

Os tipos de infecções urinárias variam principalmente quando consideramos os possíveis locais onde o problema é originado como por exemplo na bexiga, nos rins, na uretra, etc. No entanto, será que podemos contar com remédios naturais no tratamento destas infecções urinárias? Ao se procurar um médico ou especialista, de pronto, o tratamento será, na maioria dos casos, ministrado com o uso de antibióticos. Isto, cientificamente falando, conterá a infecção.

A resposta à pergunta acima é “sim”. Existem remédios naturais que podem ser utilizados tranquilamente no tratamento de infecções urinárias, mas é importante tentar entender um pouco mais deste problema antes de optar por este ou aquele tratamento.

O que é uma infecção urinária?

o que é

É uma infecção que afetará diretamente os rins, a uretra, o ureter e a bexiga, ou seja, o sistema urinário como um todo praticamente. Geralmente as infecções são originadas por bactérias contidas no intestino do paciente.

Quais os possíveis sintomas?

Os principais sintomas são:

  • Uma frequência maior na vontade de urinar.
  • Uma ardência leve ou até mais intensa no momento de urinar.
  • Odores na urina incomuns.
  • Amarelado muito intenso da urina ou dor diferente do normal.
  • Sensação constante de que a vontade de urinar permanece, mesmo tendo urinado.

Estes sintomas, juntos ou em separado, indicam uma possível irregularidade no seu sistema urinário. É necessário consultar um médico e/ou especialista para um correto diagnóstico, onde exames pertinentes serão realizados para se ter a certeza da infecção ou não.

Sabe-se, estatisticamente falando, que as infecções urinárias acabam por afetar um número maior de pacientes do sexo feminino. O tratamento por antibióticos, quando constantes, podem se mostrar menos eficientes ao longo do tempo. Por isso, a ideia do uso de remédios caseiros passa a ser uma ótima alternativa.

Infecção urinária feminina

em mulheres

A infecção urinária afeta mais a mulher devido à sua própria anatomia, que tem uma maior proximidade da uretra em relação ao ânus e a vagina, favorecendo a migração das bactérias responsáveis pela infecção, fora que a uretra feminina tem um tamanho muito menor.

Infecção urinária infantil

Infecção urinária

Pode acreditar, a infecção urinária em criança é muito mais comum do que se imagina. Ela pode ser evitada, principalmente adotando-se práticas de higiene e de alimentação simples e saudáveis, mas muito eficiente na prevenção e inclusive no tratamento do problema.

Alguns sintomas típicos em crianças são a falta de apetite, urinar com mais frequência, cor intensa da urina, etc., mas hábitos simples de higiene, estimular a criança a ir ao banheiro sempre que a vontade aparecer e uma alimentação mais saudável podem evitar que o problema surja.

Infecção urinária na gravidez

em gestantes

Ao contrário do se pensa, o risco de contrair uma infecção urinária durante a gravidez é muito grande, isto porque as alterações hormonais naturais no corpo da mulher bem como a diminuição normal no sistema imunológico, favorecem a ocorrência do problema.

Em caso de mulheres grávidas, a atenção deve ser redobrada quando identificado uma infecção urinária pois há riscos tanto para a gestante quanto para o bebe. O melhor mesmo é se fixar na prevenção, realizando sempre exames de rotina, beber muito líquido, realizar rigorosamente o pré-natal, etc.

Abaixo citaremos alguns dos remédios caseiros mais utilizados e a melhor maneira de ministra-los.

  • Cranberry. Poderosa frutinha vermelha, muito comum nos Estados Unidos, vem sendo utilizada como ótima aliada no combate às infecções urinárias. Ela tem a função de evitar as principais bactérias que geram a infecção e também auxiliam no tratamento da mesma. A melhor forma de consumi-la é através de sucos provenientes da fruta.
  • Vitamina C. O consumo de vitamina C tem se mostrado eficiente aliada no combate e prevenção das infecções urinárias isto porque a vitamina em questão aumenta a acidez da urina, matando com isto as principais bactérias que favorecem o surgimento do problema.A vitamina C é geralmente encontrada em frutas cítricas como laranja, manga, abacaxi, entre outras.
  • Consumo de líquidos. Tanto na prevenção como no tratamento, o consumo de líquidos, principalmente a água, é uma poderosa arma contra as infecções urinárias. Isto acontece porque quando você urina mais você favorece a eliminação das bactérias contidas em seu organismo. Por isto, é indicado tanto no tratamento como na prevenção. Pois é, a água é um poderoso e natural remédio para infecções urinárias.
  • A Melancia. Isto mesmo, esta fruta, altamente diurética, é também uma ótima aliada tanto na prevenção quanto no tratamento. O motivo já ficou claro: ela é diurética. Além disso, consegue limpar os rins e ventilá-lo ao mesmo tempo. Dê preferência aos sucos, pois os líquidos favorecem ainda mais a diurese.
  • O Alho. A maioria das pessoas que já tiveram infecção urinária ou proximidade com alguém que tenha tido a ocorrência do problema já ouviu falar do alho como um aliado no tratamento. Sim, ele é também um poderoso aliado e também é muito útil na prevenção pois é eficaz ao matar as bactérias responsáveis pela infecção urinária. Consuma-o amassando, por exemplo, dois dentes de alho em um copo com água morna. Deixe a mistura descansar por algum tempo e depois tome-a, repetindo o processo todos os dias até que o problema seja solucionado.
  • Aspargos. Este vegetal auxilia também tanto na prevenção como no tratamento do problema pois purifica as vias urinárias evitando assim a presença das bactérias causadoras da infecção urinária. Pode ser consumido cozido, nas refeições, por exemplo.
  • A Cebola. Parceira do Alho, a cebola é considerada uma poderosa arma no tratamento e também na prevenção de infecções urinárias isto porque suas propriedades antibacterianas e diuréticas favorecem o desaparecimento das bactérias responsáveis pelo problema. Sugestivamente, corte a cebola em pedaços médios, cozinhe-os e reserve. Após algum tempo, coe e beba o caldo.

Estes são apenas alguns dos inúmeros remédios naturais disponíveis e que auxiliam tanto na prevenção como no tratamento das infecções urinárias. Você quer saber mais sobre o assunto? Sim, existe muito mais à ser aprendido sobre esse tipo de problema e suas possíveis causas e soluções. Mãos à obra.

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘mais saudáveis do mundo

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest