11 Verduras Que Engordam para Você Evitar a Todo Custo! [Dieta]

A vontade de perder alguns quilos é uma das coisas mais comuns hoje em dia. Quase ninguém está satisfeito com o peso que tem.

Algumas coisas contribuem muito para o ganho de peso, como o sedentarismo e uma alimentação inadequada. O consumo em excesso de alguns alimentos pode contribuir muito para o ganho de peso. Especialmente quando o indivíduo não pratica nenhuma atividade física.

prato colorido
Verduras

Uma alimentação saudável deve ser rica em nutrientes. E as frutas, verduras e legumes são as principais fontes de todas vitaminas e minerais que o nosso corpo precisa. Para ter uma dieta saudável, manter o peso equilibrado e evitar doenças, é muito importante balancear a quantidade de alimentos ingeridos e diversificar o cardápio.

Quem quer perder peso, deve evitar o consumo excessivo de alguns alimentos. No post de hoje, separamos alguns dos principais legumes que engordam. Continue lendo.

Tubérculos

Apesar de serem os responsáveis por fornecer energia para o nosso organismo, esses vegetais são ricos em carboidratos e calorias. Exatamente por isso, quem deseja emagrecer deve consumi-los com moderação. Porém, eles não devem ser banidos do cardápio.

Eles são fontes importantes de outros nutrientes, como fósforo, vitamina A, B, C, minerais, potássio e proteína, essenciais ao nosso organismo. Exatamente por isso elas devem estar presentes na dieta. Porém, consumidas de maneira equilibrada.

São exemplos de tubérculos:

alimentos com potássio
BATATA

• Batata inglesa: a batata está presente na alimentação de todos os povos por muitas gerações. Ela é um ingrediente usado no preparo de uma infinidade de pratos. É fonte de muitos nutrientes fundamentais em nosso organismo, como vitamina A, vitaminas do complexo B e C, vitamina C, P e K, ferro, cálcio, potássio, fósforo e amido.

O seu consumo deve ser moderado para quem deseja perder peso, já que também é uma fonte muito rica em carboidrato. É um alimento muito calórico.

A batata possui muitos benefícios para a nossa saúde como: contribui para o funcionamento do cérebro, reduz a pressão sanguínea, ajuda a manter a saúde da pele, fortalecer os ossos, aumenta a sensação de saciedade, e etc.

legumes que não engordam
Inhame

• Inhame: esse alimento é um dos mais nutritivos que existe. É considerado, inclusive, como um alimento medicinal. Ao consumi-lo, as impurezas presentes no sangue são excretadas através da pele, dos intestinos e rins.

O inhame pode ser usado no preparo de diversos pratos, como sopas, bolos, purês, pães, e muito mais. É fonte de vitaminas A, C e vitaminas do complexo B, betacaroteno, cobre, cálcio, potássio, magnésio, manganês, fibras, proteínas, fósforo e ferro. Também é rico em carboidrato. Por isso, pode contribuir para ao ganho de peso se for consumido em excesso.

Dentre os seus benefícios, estão: ajuda na saúde do coração, fertilidade feminina, fortalece o sistema imunológico, previne a anemia, combate a prisão de ventre, previne o câncer e doenças cardiovasculares, fornece energia para o organismo, contribui para o controle do colesterol ruim e da pressão arterial, ajuda a fortalecer os ossos, e muito mais.

dicas de emagrecimento

• Batata doce: apesar de fonte de carboidrato, a batata-doce deve fazer parte da dieta, pois também é fonte de muitos nutrientes importantes para a saúde, como ácidos graxos, ômega-3, potássio, magnésio, potássio, sódio, fibras, fósforo, vitaminas A, B, C, K e E, zinco, betacaroteno e também de antocianina. É um alimento muito nutritivo e saboroso também, e que pode ser usado na culinária para preparar diversos pratos.

Os principais benefícios da batata-doce são: tem ação antioxidante, contribui para a saúde da pele, ajuda a prevenir o câncer, controlar o estresse, é bom para a saúde do coração, é fonte de energia, contribui para o controle do colesterol, fortalece o sistema imunológico, fornece energia para o corpo, ajuda na saúde da pele, e etc.

a clássica planta indígena

• Mandioca: também conhecida como aipim e macaxeira, a mandioca, é muito famosa e usada para preparar deliciosas receitas pelo país inteiro. É rica em potássio, folato, fibras, vitaminas A e C, ferro, fósforo e cálcio. Mas também é rica em carboidrato.

Ela possui muitos benefícios para a saúde. Dentre os quais estão: ação antioxidante, anti-inflamatória, fornece energia para o organismo, contribui para a construção de novos tecidos e de massa óssea, boa para a saúde do coração, e etc.

Verduras e Legumes que Não Engordam

o que comer
FRUTAS E LEGUMES

Quem está na luta contra a balança precisa deve evitar consumir alimentos ricos em carboidrato e açúcar. Existem algumas verduras e legumes que ajudam muito nesse sentido, por serem pobres em calorias e ainda fornecerem uma série de benefícios para a saúde. São alguns alimentos que podemos consumir sem tanta preocupação.

  • Berinjela: rica em fibras, a berinjela é pobre em calorias. Por isso, pode ser consumida sem grande preocupação por quem está de dieta. Ela ajuda na formação dos ossos e dos dentes, na regulação do sistema digestivo, na coagulação do sangue, na construção muscular, e etc. Além das fibras, ela também possui fósforo, ferro, vitamina B5, cálcio, dentre outros.
  • Pepino: outro alimento muito podre em calorias, e que contribui para desinchar o corpo. É indispensável na dieta de quem quer perder peso. É também um alimento muito nutritivo. Fonte de vitamina B1, C, K, manganês, biotina, fósforo, flavonoides, potássio, fibras, e muito mais.
  • Abobrinha: fonte de fibras, ela ajuda a regular o trânsito intestinal. Também contém fósforo, vitamina A e vitaminas do complexo B, cálcio, magnésio, potássio e sódio. Contribui para fortalecer o sistema imunológico, previne infecções, ajuda na visão e na pele, e muito mais. É uma excelente alternativa para estar na dieta de quem quer emagrecer.
  • Beterraba: vegetal rico em antioxidantes, vitaminas e minerais como, por exemplo, o ferro, proteína, ácido fólico, vitaminas A, B6 e C, magnésio, potássio e fibras solúveis. É muito importante para o intestino, pois previne a constipação e ajuda na redução do colesterol. A beterraba também é capaz de aumentar os glóbulos brancos, responsáveis pela defesa do nosso organismo.
  • Brócolis: vegetal rico em vitaminas, deve estar presente na alimentação de todos, inclusive de quem pretende emagrecer. Ele ajuda na prevenção de câncer, na redução do colesterol, fortalece o sistema imunológico, contribui para a saúde ocular, e muito mais. É fonte de vitamina A, B, C, manganês, folatos, fibras, selênio, fósforo, triptofano, potássio, e etc. E também é muito pobre em calorias.
  • Verduras em geral (alface, couve, acelga, espinafre, agrião, etc.): além de saborosas e nutritivas, elas ajudam a prevenir uma série de doenças. As verduras, em geral, compartilham de propriedades bem semelhantes como, por exemplo, são fontes de antioxidantes, zinco, fibras, potássio, vitaminas A, complexo B, K, ferro, e etc.

E muito mais…

Espero que o artigo tenha sido útil. Deixe o seu comentário.

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *