11 MELHORES Remédios/Tratamentos Naturais para Arroto e Inchaço!

Você conhece alguma pessoa no mundo que nunca arrotou? Se existe, ela provavelmente é um alienígena. O arroto é algo comum da raça humana e ocorre, geralmente, depois de uma refeição. Um excesso de arrotos pode acontecer em alguns casos por vários motivos. Se isso esta te incomodando de alguma forma, há meios de se remediá-los.

O arroto, a título de curiosidade, é considerado um sinal de satisfação em diversas culturas pelo o mundo. No Brasil, ele é visto como falta de educação quando feito em público ou em frente a desconhecidos. E sabe porque ele ocorre? Ao ingerir o alimento, você engole cerca de 20 ml de ar que vai para o seu estômago. Além deste ar engolido, o seus sistema digestivo produz um gás. Todo esse ar fica no seu estômago podendo até mesmo causar dores. O organismo expele o gás pela boca, o que chamamos de arroto. Então, tal processo nada mais é do que uma forma de aliviar o ar presente no estômago.

O excesso de arroto pode ser um problema. Eis um sinal de que você pode ter alguma doença como o refluxo ou a gastrite. O número de pessoas com refluxo gastroesofágico que sofrem com arrotos chega a casa dos 70%.

Causas do Arroto: Porque ele Ocorre?

Eis as principais causas de arrotos excessivos e frequentes:

  • Refluxo gastroesofágico: como dito anteriormente, eis uma doença que leva seus portadores a arrotar.
  • Úlceras: eis outra condição que, principalmente em seus estágios iniciais, causam arrotos e inchaço.
  • Esofagite: eis uma inflamação no esôfago que pode levar a arrotos frequentes.
  • Síndrome do intestino irritável: eis uma síndrome (e não bem uma doença) que leva os seus portadores a arrotar, além de experimentar um grande desconforto abdominal por conta do inchaço.
  • Doença celíaca: celíacos são pessoas sensíveis ao glúten, a proteína presente no trigo, no centeio e na cevada. Eis um grupo que também pode apresentar uma frequência anormal de arrotos.

Quando procurar um médico?

O arroto é um processo normal do organismo, como explicado na introdução deste artigo. Todavia, se o mesmo ocorrer de modo frequente e incômodo é sinal de que você precisa buscar por ajuda de um especialista. Outros sintomas críticos são vômitos, dores na região do peito e náuseas.

Tratamentos Caseiros para Arrotos e Inchaços

Agora que você entendeu o que é o arroto, as suas causas e as circunstâncias em que se deve procurar um médico, vamos expôr alguns tratamentos caseiros para que você alivie a condição rapidamente utilizando alimentos fáceis de encontrar. Confira:

Gengibre

para temperar e fazer chás
Raiz de Gengibre

Eis um ingrediente popular na culinária brasileira. É muito utilizado no popular suco verde, utilizado para emagrecer e desintoxicar o organismo. Na nutrição funcional, ele é utilizado como remédio natural para diversos problemas gastrointestinais, como dores de estômago, úlceras e síndrome do intestino irritável. O gengibre é rico em substâncias que exterminam bactérias, eliminam inflamações e aliviam dores. Mastigar um pedacinho de gengibre antes das refeições pode impedir o surgimento de arrotos.

Dica
Não gosta de comer o gengibre puro? Faça um chá de gengibre ou coloque-o no seu suco favorito.

Mamão

coma com sementes
MAMÃO PAPAIA

Eis um remédio da vovó que funciona muito bem na prevenção de arrotos. Um mamão maduro tem 90% de água em sua constituição. O resto é formado por açúcar, carotenoides, ácidos, vitaminas, gordura e minerais. Ele é eficaz no tratamento desta condição por ter 4% de látex, que nada mais é do que um conjunto de proteases, como a papaína, que funciona inibindo a proliferação de bactérias.

Dica
Adicione um mamão maduro no seu café da manhã.

Iogurte

propriedades e benefícios
Uma delícia!

As bactérias lácticas presentes no iogurte tem um grande potencial medicina exposto ano após ano por estudos científicos. Além disso, o iogurte é rico em minerais e probióticos, que restauram a flora intestinal tornando o seu sistema intestinal zerado e facilitando a digestão.

Dica
Tome um copo de iogurte natural por dia.

Banana

dicas de alimentos
BANANAS

O Brasil é um dos maiores exportadores de bananas. Há diversos tipos de bananas que atendem todos os gostos. Eis um poderosos remédio caseiro para remediar arrotos por suas diversas propriedades que favorecem o aparelho digestivo. O potássio presente nas bananas é famoso por prevenir câimbras. O que poucos sabem é que ele neutraliza o sódio do corpo, tornando a digestão mais fácil e gerando um equilíbrio hídrico que evita o surgimento do arroto e da sensação de inchaço.

Por fim, a banana é uma fruta fibrosa, o que significa que ela diminui a indigestão.

Dica
Inclua duas bananas no seu lanche da tarde.

Abacaxi

frutas
ABACAXI

Na esteira das indicações de frutas, temos o abacaxi. Eis uma fruta rica em bromelina, uma enzima poderosa que facilita a digestão e diminui o ar presente no esôfago. Basta comer um pedaço da fruta de sobremesa de alguma refeição ou mesmo fazer uma delicioso e fresco suco de abacaxi.

Dica
Adicione uma rodela de abacaxi ao seu suco verde.

Mel

de abelha

O mel é rico em diversos minerais e é utilizado no tratamento de diversos problemas digestivos, inclusive arrotos e inchaços. O seu doce é uma junção da glicose e da frutose, o que evita com que ocorram picos de insulina e torna este remédio natural permitido para diabéticos.

Dica
Adoce o seu café com uma colher de mel.

Cenouras

dicas de nutrientes
CENOURA

A cenoura é rica e pectina que é especialmente indicada para distúrbios digestivos e intestinais. O papel da pectina é o de absorver toxinas presentes no organismo, auxiliando em sua eliminação por via do fígado.

Dica
Adicione cenouras no seu prato de salada.

Melancia

com ressalvas
MELANCIA

A melancia tem antioxidantes poderosos que eliminam radicais livres, além de duas vitaminas essenciais para a saúde estomacal (a vitamina C e a vitamina A), além de aminoácidos e outros minerais essenciais. Outra característica que faz a melancia um excelente remédio para inchaço e arroto é a sua grande quantidade de água, fibras e enzimas digestivas.

Confira algumas sugestões de chás para arrotos no vídeo abaixo:

Você tem alguma indicação de remédios naturais e caseiros para arrotos? Comente abaixo!

 

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *