Todos os Tipos de Arroz: Propriedades e Benefícios de Cada!

O arroz é um dos alimentos mais populares do mundo e faz parte da alimentação diária de muita gente. O arroz tem diversos tipos e pode ser usado no preparo de diversos pratos, tanto salgados como doces. Depois do milho, o arroz é o cereal mais consumido no mundo. Vamos conhecer os tipos de arroz e seus respectivos benefícios?

O arroz é um cereal?

Sim, de fato. É um dos principais alimentos produzidos na Ásia e na América latina.

Origem do Arroz: da onde veio?

O arroz se origina no continente asiático, principalmente no sudeste. Ele surgiu há mais de 7 mil anos e logo começou a se cultivado em países vizinhos. As primeiras culturas de arroz foram produzidas na China cinco mil anos antes de Cristo. Em seguida, ele passou a ser cultivado na atual Tailândia e foi se expandindo para lugares como o Vietnã, Camboja e a Índia. Foi essa expansão que permitiu que surgisse diversos tipos de arroz. Isso aconteceu principalmente em países como o Japão, a Coréia, o Paquistão e a Indonésia. Cerca de 800 a.C., o arroz foi para o leste e sul da Europa. Por conta da migração dos árabes, o arroz chegou até a península ibérica. Quando a América foi descoberta por Colombo, o arroz chegou no Brasil.

lista completa
Qual é o melhor tipo de arroz? Vamos responder!

Arroz pode causas alergias como efeito colateral?

Quem diria que um alimento tão comum e básico na mesa do brasileiro poderia suscitar alguns tipos de alergias. Embora não seja muito comum, o seu organismo pode rejeitar o arroz considerando-o um corpo estranho. Assim surgem as reações alérgicas: inflamação do estômago, vômitos, diarreia e erupções cutâneas.

Se o seu corpo não tiver enzimas digestivas suficientes, ele pode causas gases e diarreia. Você pode contornar isso ingerindo enzimas digestivas que são vendidas em farmácias e lojas de produtos naturais.

Arroz Integral

melhor para emagrcer
Arroz Integral

O que é?

O arroz integral é um tipo de arroz sem sua casca exterior, porém com o germe da camada protetora do grão, o que o faz parecer um arroz mais escuro em relação ao arroz branco.

Benefícios e Propriedades

  • Uma das vantagens do consumo do arroz integral é que eis um alimento riquíssimo em fibras, prevenindo as odiosas constipações intestinais e beneficiando a sua digestão.
  • Ele também é mais rico em minerais e vitaminas do que o arroz branco.
  • Por ser mais lentamente digerido, ele mantém a glicose do sangue equilibrada.
  • Pode prevenir, segundo estudos, o surgimento do câncer de cólon.
  • É mais nutritivo em quantidade de proteínas em relação ao arroz convencional.

Arroz Aromático

com cheiro gostoso
Arroz Aromático

O arroz aromático tem este nome pela presença de compostos voláteis que conferem notas de aroma especiais. Eis um arroz popular, principalmente, na Índia e no Pasquitão, conhecido também como arroz basmati ou arroz jasmim.

Os grãos do arroz aromático são mais longos e finos. Depois de cozidos, eles se alongam ainda mais. No momento do cozimento, eles ficam colados e, aos poucos, vão se separando. Quando completamente cozidos, eles ficam com uma textura um pouco pegajosa (devido a uma grande quantidade de amido). Eles demoram cerca de 25 minutos para o cozimento.

Benefícios e Propriedades

Eis uma excelente fonte nutritiva, apresentando uma boa quantidade de ferro, manganês, vitaminas do complexo B (como B1 e B3) e uma boa quantidade de proteínas.

Ele é indicado para a melhora da circulação do sangue e a prevenção de doenças como a hipertensão.

 

Arroz Arborio

dicas de alimentos
Arroz Arborio

O arroz arborio (também chamado de arroz italiano) é muito utilizado em um dos pratos mais amados no Brasil: o risoto. Isso se dá por conta de sua textura cremosa e um sabor diferenciado. Este tipo de arroz é rico em amido, podendo absorver bastante água. Os grãos são de tamanho médio, redondo e bem branquinhos.

O nome dele se dá por sua origem: o município de Arborio, em Vercelli.

Benefícios e Propriedades

A maior parte da composição do arroz arborio é de carboidratos, porém há uma pequena quantidade de proteínas e gorduras. Em uma xícara deste arroz é possível encontrar 38 gramas de carboidratos, 4 gramas de proteína e 0,5 gramas de gordura. Eis uma composição bastante parecida com a do arroz branco. Porém, ele é um pouco mais rico em fibras, auxiliando na prevenção de diabetes e promovendo o emagrecimento. Todavia, ele é bem pobre em sódio, diferente do arroz branco, o que o torna muito saudável, prevenindo a retenção hídrica e doenças renais.

Arroz branco

o mais básico
Arroz branco

Eis o tipo comum e mais conhecido de arroz. Você pode encontrá-lo com grãos médios ou até mesmo longos. A versão alongada é rica em amido, exigindo uma lavagem antes do cozimento para que ele fique mais soltinho no prato.

Benefícios Nutricionais

Ele é muito rico em carboidratos, sendo uma ótima fonte de energia para a realização das tarefas diárias. Também é muito benéfico para o bom funcionamento do seu cérebro.

A sua ingestão é saudável, pois não contém gorduras saturadas e o chamado colesterol ruim. Embora muitos discordem, ele pode ser excelente para quem quer perder peso, pelo baixo índice de gordura e sódio, evitando a retenção hídrica e o acúmulo de gordura. Ele também pode prevenir doenças cardíacas e problemas de circulação, melhorando as funções cardíacas e celebrais.

Arroz de Grão Curto

menorzinho que os demais
Arroz de Grão Curto

Eis um tipo de arroz em formato de esfera. Como o nome já diz, ele é um tipo de arroz curto. No arroz de grão curto, é possível encontrar outros tipos de arroz, como o arroz arborio supracitado.

Benefícios e Propriedades

Como este tipo é um mix de outros grãos, ele costuma ter os mesmos benefícios que estes outros arroz. Ele é bastante rico em carboidratos, tem baixo teor de gordura e sódio, sendo muito saudável e ótimo para quem busca perder uns quilos.

Arroz de Grãos Longos

três cores
Arroz de Grãos Longos

Eis um arroz que pode ser até cinco vezes mais longo que a sua largura. Ele não adere a outro com facilidade, contendo um composto chamado amilose, que exige um tempo maior de cozimento. As espécias incluídas nesse tipo são: arroz basmati, arroz de jasmim e outros grãos comuns na Índia.

Benefícios e propriedades

O arroz com grãos integrais costumam manter um melhor valor nutricional. O grande número de fibras colabora com a digestão, evitando a constipação intestinal e limpando o seu intestino. Assim sendo, você previne câncer de intestino. Além disso, 10% de nossas necessidades nutricionais diárias estão presentes neste grão de arroz.

Arroz dourado

plantação virgem
Arroz dourado

Eis um tipo de arroz novo, pois foi produzido em laboratório. Os cientistas aumentaram o betacaroteno, que é o que dá a cor dourada para o grão. Todavia, este arroz ainda não pode ser ingerido por humanos.

Propriedades

Mesmo não estando nas prateleiras do mercado, ele já foi alvo de diversas críticas por conta da sua composição. Um dos motivos é a baixa concentração de vitamina A.

É bom lembrar que o uso de transgênico pode ser um verdadeiro cavalo de Tróia, suscitando uma perda da biodiversidade nas plantações de arroz.

Arroz Geneticamente Modificado

produzido em laboratório
Arroz Geneticamente Modificado

O que é?

O arroz geneticamente modificado é, como o arroz dourado, criação em laboratório, por alteração transgênica da composição do arroz. A ideia é aumentar o valor nutricional do arroz comum ao máximo.

Benefícios e propriedades

Este tipo de grão vem sendo produzido com a finalidade de oferecer aos países cuja população mantém uma alimentação pobre em vitamina A. Como dito anteriormente, o arroz transgênico acaba por destruir a biodiversidade dos campos de arroz. Todavia, ele vem sendo estudado até que um dia tenhamos uma produção ideal.

Arroz Glutinoso (Sushi)

popular no oriente
Arroz Glutinoso (Sushi)

Eis o arroz utilizado muito no oriente, principalmente na culinária japonesa. Se você já comeu sushi, conhece esse arroz. Ele é pegajoso, tendo uma textura diferente do arroz comum. O nome se dá justamente a isso.

Benefícios e propriedades

O bom desse tipo de arroz é que ele não contém glúten, sendo excelente para celíacos (pessoas tolerantes a glúten). Ele também não tem amilose, porém há uma razoável quantidade de amido (que cria a textura pegajosa que citamos anteriormente).

Arroz de Grãos Redondos (Arroz de Valencia)

um dos tipos mais gostosos
Arroz de Grãos Redondos (Arroz de Valencia)

Eis um tipo de arroz com a forma diferenciada. Como o nome já diz, ele é redondo, considerado de grão médio. A culinária espanhola usa muito este tipo de arroz, o que o faz também ser chamado de arroz de valência. Ele é muito utilizado no famoso prato paella.

Uma das principais características do arroz glutinoso é que ele não contém nenhum tipo de glúten, o que é muito benéfico para pessoas com doença celíaca ou intolerância ao glúten.

Este tipo de arroz também difere do resto porque não contém amilose, mas contém uma grande quantidade de amido, que é a principal razão para a inevitável textura pegajosa.

A principal propriedade deste tipo de arroz é a nulidade da adesão ao recipiente onde é cozido. Ou seja, é quase que impossível que ele grude na panela. Legão, não?

Ele é de cor pérola e de consistência bem soltinha.  Porém, ele exige uma maior quantidade de água para o cozimento, assim como o arroz integral.

Arroz de Grão Médio

o tipo menos usado

Eis uma classificação cujo critério é a forma. Ele tem o comprimento até três vezes maior que sua largura. Ele é pouco rico em amilose, necessitando mais água para o seu cozimento, mas também evitando que grude na panela. Este é um dos grãos mais populares em diversos países, principalmente o Brasil e a América Latina.

Propriedades

Seu cozimento é fácil pela baixa quantidade de amilose. É possível obter um arroz soltinho e leve. Seu valor nutricional é semelhante ao arroz branco tradicional. Porém é pobre em sódio e gorduras, proporcionando benefícios ao sistema cardíaco.

Arroz Light

puro marketing
Arroz Light

O mercado vende este tipo como uma versão mais leve do que o arroz normal. Ele comumente é procurado por pessoas que buscam o emagrecimento. Porém, saiba que isso é pura propaganda enganosa. Ele não passa de ser o arroz integral, que tem quase a mesma quantidade de calorias que o arroz branco. Porém, ele pode ser muito saudável por conta da rica quantidade de fibras.

Conclusão: o arroz light é mais um mito da indústria da marketing.

Arroz Orgânico

dicas de grãos
Arroz Orgânico

Eis um tipo de arroz diferenciado. Ele tem baixos índices de açúcar, o que o torna mais saudável. Também não é cultivado com o uso de produtos químicos, como os demais tipos de arroz. Também é livre de pesticidas, que segundo alguns estudos recentes fazem mal a saúde. Por todas estas características, eis um dos tipos de arroz mais saudáveis que encontramos na nossa lista.

Benefícios

A fibra deste tipo de arroz é riquíssima em minerais e vitaminas necessárias para o bom funcionamento do organismo e para prevenir doenças comuns. Ele mantém os níveis do colesterol ruim controlado. Também pode prevenir o câncer de cólon por conta da grande quantidade de fibras. Além de tudo isso, ele também é uma ótima pedida para uma pele saudável e rejuvenescida, evitando o envelhecimento da epiderme.

Receita com Arroz

muito gostoso
Arroz doce com leite

Arroz doce com leite

Eis uma sobremesa que eu, particularmente, adoro. Além de saborosa, é uma receita muito fácil para fazer em casa. Para esta receita, você pode usar qualquer arroz de grão médio. Siga a seguinte receita:

Ingredientes

  1. Uma xícara de arroz
  2. Dois copos de água
  3. Quatro xícaras de leite
  4. Canela em galhos
  5. Canela em pó
  6. Uma e meia xícaras de açúcar
  7. Leite condensado (opcional)

Como Preparar

Primeiro, você deve colocar o arroz na panela com os dois copos de água. Quando ele estiver quase pronto, no momento em que a água estiver quase toda seca, adicione o leite, o pau de canela e o açúcar. Deixe ferver até esta sobremesa ficar consistente. Misture para que o arroz não grude. Quando estiver pronto, tire do fogo e espere esfriar. Após isso, polvilhe com o pó de canela e leve para a geladeira. Você pode decorar este prato com uma cereja.

Mais receitas:

Deixe abaixo o seu comentário! O que achou dos tipos de arroz? Qual você consome? Qual deseja consumir? Compartilhe conosco!

 

 

mais saudáveis do mundo

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest