Antes de mais nada, vamos relembrar o conceito de labirintite: trata-se de uma doença que acomete o ouvido, e causa problemas na cóclea e no vestíbulo, por exemplo.
É uma inflamação no labirinto, que é uma região interna do nosso ouvido, encarregada pela audição e equilíbrio do corpo.
As infecções são as possíveis causas dessa doença. Também é comum os casos de labirintite estarem ligados à situações de estresse excessivo, problemas emocionais, ansiedade, uso de medicamento infecção no ouvido, gripe, resfriado, tumor cerebral, consumo em excesso de álcool e cigarro, pressão alta, problemas da tireoide, diabetes, colesterol alto, infecções bacterianas, e etc.
Alguns dos sintomas da labirintite são: vertigem, tontura, queda de cabelo, enjoo, desequilíbrio, mal-estar, redução da audição, sudorese, zumbido no ouvido e alteração gastrointestinal. Caso apresente algum dos sintomas da doença, é preciso procurar um médico.
Nesse guia, você vai conferir alguns remédios que podem serem utilizados como tratamento natural para labirintite. Todavia, de forma alguma eles substituem um atendimento e acompanhamento médico para a condição. São apenas um tratamento coadjuvante ao tradicional.
É Possível Tratar a Labirintite Com Remédios Naturais?
Existem alguns remédios naturais que prometem ser bem eficazes no tratamento da doença. Porém, eles não podem substituir o medicamento prescrito pelo médico. Confira abaixo 8 sugestões de remédios naturais para tratar a labirintite:
1 – Chá de Ginkgo Biloba: fonte de flavonoides e de outras substâncias que favorecem a dilatação dos vasos. Para preparar o chá, você vai precisar de:

Ingredientes:
- 30 gramas de pó ou de folha de ginkgo biloba
- ½ litro de água
Modo de preparo:
Ferva a água. Em outro recipiente, coloque as folhas de ginkgo biloba. Quando a água ferver , despeje por cima das folhas. Deixe a mistura em infusão, recipiente tampado, por cerca de 10 minutos. Coe e beba em seguida.
2 – Chá de cravo-da-índia, erva-doce e alecrim: juntos, esses ingredientes atuam como tranquilizantes, acalmando os sintomas da labirintite.

Ingredientes:
- 1 colher de chá de cravo-da-índia sem a cabeça
- 1 colher de chá de erva-doce
- 1 colher de chá de alecrim
- 1 xícara de água
Modo de preparo:
Ferva a água, coloque em uma xícara e adicione o restante dos ingredientes. Tampe aguarde alguns minutos, até ficar morno. Em seguida, coe a mistura e beba.
3 – Vinagre de maçã caseiro
Ingredientes:
- 5 litros de água
- 1 kg de maçã picada com a casca
- 2 xícaras de açúcar
Modo de preparo:
Lave bem as maçãs, retire os caroços e corte em pedaços pequenos. Coloque todos os ingredientes em um recipiente de vidro. Tampe com um pano limpo, para que a mistura possa respirar, e deixe fermentando por 15 dias em um local seco e ao abrigo de luz. Passados os dias, coe e está pronto para usar.
Guarde em outro recipiente. Consuma diariamente, cerca de 3 vezes ao dia. Misture uma colher de sopa do vinagre a uma colher de chá de mel. Tome 3 vezes ao dia.
Obs.: não é recomendado para diabéticos por causa do mel.
4- Chá de louro com noz-moscada: atua como relaxante, anti-inflamatório e sedativo. Ajuda muito a aliviar os sintomas.

Ingredientes:
- 1 folha de louro
- 1 unidade de noz moscada
- 200 ml de água
Modo de preparo:
Comece raspando a noz moscada em um ralador. Coloque todos os ingredientes em um recipiente e leve para ferver. Quando levantar fervura, desligue o fogo. Coloque uma tampa no recipiente para abafar um pouco. Espere até que fique morno. Em seguida, coe o chá e tome 3 vezes ao dia, durante 3 dias consecutivos.
5 – Chá de coentro com groselha indiana: muito usado na medicina chinesa, o coentro ajuda no alívio de alguns sintomas da labirintite, como a vertigem e a dor de cabeça, por exemplo.

Ingredientes:
- 1 colher de sopa de sementes de coentro
- 1 colher de sopa de groselha indiana
- 200 ml de água
Modo de preparo:
Coloque todos os ingredientes em um copo e deixe descansando durante a noite. Beba o chá ao amanhecer.
6 – Chá de alho: antibiótico natural, o alho ajuda a aliviar a tonteira. Pode ser tomado todos os dias.
Ingredientes:
- 1 dente de alho
- 1 xícara de chá de água

Modo de preparo:
Ferva a água e desligue em seguida. Coloque o dente de alho na água fervida e amasse. Abafe e espere amornar. Coa e beba em seguida. Se desejar, pode adoçar com um pouco de mel.
Veja também: Como Fazer Garrafada
7 – Chá de hortelã-pimenta com gengibre: proporciona muitos benefícios para a saúde. Ajuda no alívio do enjoo, da tontura e da dor de cabeça.

Ingredientes:
- 1 galho pequeno de hortelã-pimenta
- 1 xícara de chá de água
- 1 pedaço de 1 cm de gengibre
Modo de preparo:
Ferva a água. Em seguida, desligue e acrescente o restante dos ingredientes. Deixe o recipiente abafado até a mistura amornar. Coa e beba sempre que os sintomas surgirem.
8– Mingau de sementes e amêndoas: esses ingredientes são muito bons para aliviar as vertigens que a labirintite causa.

Ingredientes:
- 7 unidades de sementes de abóbora
- 7 unidades de amêndoas
- 3 colheres de sopa de farinha de trigo
- 1 colher de chá de sementes de papoula
- 1 xícara de chá de leite
- ½ xícara de chá de cravo
- 2 colheres de sopa de manteiga Ghee
Modo de preparo:
À noite, coloque as sementes de abóbora e de papoula, as amêndoas e a farinha de trigo de molho em um pote com água. Ao amanhecer, coloque tudo no liquidificador e bata até formar uma pasta.
Coloque a manteiga Ghee e os cravos em uma panela até esquentar bem. Adicione a pasta das sementes e deixe ferver. Por último, acrescente o leite até virar um mingau bem homogêneo. Consuma no café da manhã.
Como Prevenir a Labirintite?
Existem algumas medidas que podem ajudar na prevenção da labirintite, como:
- Aumentar a ingestão de água. O ideal é consumir, no mínimo, 2 litros de água por dia.
- Evitar o consumo de álcool, cigarro e açúcar.
- Evitar repousar em excesso.
- Se alimentar a cada 3 horas.
- Evitar o consumo de café, chá mate, suco industrializado e produtos com conservantes e corantes.
- Evitar locais com muito barulho, como jogo de futebol e show.
- Se alimentar de forma saudável, dormir bem e evitar o estresse sempre que possível.
Espero que o artigo tenha sido útil. Não se esqueça de deixar o seu comentário.

Olá, prazer conhecê-lo! Eu sou a Lory Aguiar. Empreendedora natural de Pernambuco, graduanda em biologia e blogueira do Homem Verde.